TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAMINHOS E PERSPECTIVAS NA SUA APLICABILIDADE

Por:   •  17/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.181 Palavras (9 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 9

0096.DSS.CCHLA.MT.10.C.O.7

PESQUISA: CAMINHOS E PERSPECTIVAS NA SUA APLICABILIDADE

Emmanuelle do Nascimento Azevedo(1); Gilvaneide Nunes da Silva(2); Maria de Lourdes Soares(3)

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES / DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL / MONITORIA

RESUMO

O Serviço Social enquanto profissão investigativa coloca o uso da pesquisa como essencial para construir respostas que atendam as demandas da sociedade, sabendo da dimensão social alcançada por tais resultados destacamos a relevância da disciplina Pesquisa em Serviço Social que se preocupa com uma formação de qualidade na graduação em Serviço Social. Nosso objetivo compreender e refletir sobre a forma que se pesquisa, buscando uma produção de conhecimento aliada à ética e ao compromisso em disseminar informações pautadas na cientificidade. Como a disciplina Pesquisa antecede os períodos de estágio e nos prepara para a realização de pesquisas, no seu planejamento através de um projeto, na formatação de trabalhos científicos, sua instrumentalidade e sua proporção ética aplicada em seres humanos, assim como na correta forma de analisar e tratar os dados de uma pesquisa, a disciplina mostra como a pesquisa está presente no nosso cotidiano pois, dessa forma, Bourguinon (2005) trata a pesquisa como parte da natureza humana e como condição ontológica presente nas intenções e ações humanas. Deste modo, este trabalho tem como objetivo socializar experiências realizadas na disciplina para melhor rendimento dos discentes de serviço social da Universidade Federal da Paraíba e proporcionar o conhecimento quanto ao diferencial dado na aplicabilidade das aulas, visto que no conteúdo da mesma a metodologia utilizada pela professora tenta inová-la ao máximo, sem desvirtuar-se do conteúdo. Dessa forma procurou-se diferenciar do método tradicional, tendo como resultado um melhor índice de aprendizagem pelos discentes, bem como maior assiduidade por parte dos mesmos.

Palavras-chave: Pesquisa, Metodologia, Aprendizagem

INOTRODUÇÂO

O Projeto de monitoria surge da necessidade de reforçar a formação profissional de Bacharéis em Serviço Social que tem como um desafio repensar a formação profissional em tempos de novas demandas e investimentos, particularmente no que se refere à prática do ensino, num momento de expansão do mercado de trabalho do assistente social, principalmente do ensino publico e privado nas Universidades e Faculdades. E o Serviço Social encontra-se demandado e desafiado a refletir as profundas e significativas alterações que estão ocorrendo na universidade, com o intuito de compreender que as estratégias que vêm sendo operadas no interior das universidades estão associadas à própria dinâmica inerente da crise vivida pela sociedade capitalista neste início de século. Considerando a expansão da profissão, particularmente na atividade acadêmica, e as novas configurações da questão social que reforçam a necessidade de um curso que proporcione condições facilitadoras ao desenvolvimento de aptidões, habilidades e potencialidades necessárias à formação acadêmica e a articulação ensino/pesquisa e extensão.

E, procuramos atender a orientação da Política Nacional de Educação Superior, através do Conselho Nacional de Educação (CNE) e nesta orientação do currículo de Serviço Social, que nas suas diretrizes, reafirma a condição da profissão primar pela qualidade acadêmica, sustentada pela teoria social crítica, tendo o pluralismo como valor a ser preservado, nos desperta para a renovação profissional tendo por base as transformações societárias da atualidade.

E, nas diretrizes curriculares do curso estão presentes as preocupações com o ensino do trabalho e com a intervenção, o que implica na formação de um perfil profissional apto para o trabalho social, devido ao fato do Serviço Social ser uma profissão tradicionalmente caracterizada pela intervenção prática e tendo o privilégio de estar em contato direto com a vida cotidiana da população, principalmente a mais pobre e excluída da sociedade, nos coloca a necessidade de melhor sistematizar os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos vivencias.

Processo possibilitado ao longo da disciplina que, com discussões e revisões nos aspectos teóricos, históricos e metodológicos da disciplina Pesquisa em Serviço Social, vem contribuir para a compreensão dos problemas e desafios com os quais o professor/pesquisador se defronta no universo da reprodução da vida social.

METODOLOGIA

A disciplina PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL tem como conteúdo básico as Características da Ciência e das Ciências Sociais, o Planejamento de pesquisa, sua classificação e conceitos introdutórios à pesquisa: problemas, variáveis, definições, métodos de coleta de dados, técnicas de análise e apresentação de dados. E como objetivo reforçar a instrumentalização teórico-prática de agentes sociais fortalecendo a capacitação, particularmente, de alunos e assistentes sociais supervisores de campo de Estágio, no tocante a compreensão da realidade e a utilização de instrumentos técnicos operativos facilitadores da pesquisa e do agir profissional.

Para o desenvolvimento desse conteúdo inicialmente promovemos discussões sobre a dimensão constitutiva do desempenho técnico-operativo de profissionais que lidam ou pretendem lidar com questões sociais, articulando os elementos fundamentais do seu agir, dando prioridade a questão da instrumentalização. E para empreender um processo discursivo acerca da importância da utilização adequada dos instrumentos face aos distintos modelos de práticas e objetos com os quais trabalham os profissionais, focalizamos a utilização do instrumental face as especificidade da clientela atendida e aos objetivos institucionais e profissionais pretendidos. Para possibilitar uma discussão e ampliação das formas de utilização dos instrumentos e sua adequação as situações e áreas específicas, conduzimos um melhor aperfeiçoamento.

E como as atividades pertinentes ao exercício da monitoria estarão em consonância com a Resolução 02/96 do CONSEPE, que dispõe em seu artigo 12 e 13 sobre as atribuições do monitor e do professor orientador, respectivamente, a preparação do monitor se deu no decorrer do processo de ensino obedecendo às exigências do conteúdo programático, baseado no que está preconizado no Projeto Político Pedagógico do Curso de Serviço Social.

Utilizaremos os seguintes procedimentos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com