TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAP I MARINA GUSMAO FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL

Por:   •  11/7/2021  •  Resenha  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

CAPÍTULO 1 – A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE HISTÓRICO-ECONÔMICA

É comum a negligência dos estudos de História da Economia nos cursos de Ciências Econômicas. Muitas vezes por falta de hábito de leitura, outras vezes pelo desconhecimento da importância que os estudos históricos exercem sobre a atividade de análise econômica. Há inúmeros questionamentos no contexto econômico que somente serão respondidos a partir de um conhecimento histórico. Por exemplo, questões relacionadas a distribuição de renda desigual, estagnação tecnológica, pobreza entre negros no Brasil só pode ser respondidas de forma razoável por indivíduos que tenham algum nível de domínio sobre os fatos históricos- econômicos do país. O desconhecimento amplo sobre a análise histórico-econômica não deve ser atribuído somente ao desinteresse dos estudantes pela matéria. A análise é pautada em evidências legítimas, sua metodologia não admite fantasias, o que pode ser desagradável a grupos de poder, governos, entidades de mídia e etc. caso os fatos levados a amplo conhecimento público prejudiquem seus interesses.

1.1 As Origens da História Econômica

Na segunda metade do século XIX, por volta de 1940, surge de maneira autônoma como consequência dos movimentos revolucionários francês, inglês, alemão e italiano de 1830 a análise histórico-econômica. O Materialismo de Marx e Engels, mediado pela obra O Capital, que crítica a exploração da força de trabalho realizada pelo capitalismo e impulsionada pela industrialização pode ser considerado o marco fundador da História Econômica. Os elementos básicos da metodologia de análise histórico-econômica como doutrina econômica e históricas definidas, questionamento da doutrina por modelos específicos, formulação de hipóteses claras a partir do modelo são encontrados na obra e utilizados até os dias atuais. Outras contribuições para a estrutura da análise metodológica foram o keynesianismo e a teoria neoclássica. A História da Economia busca através do método anexar o processo produtivo ao contexto histórico no decorrer do tempo. O conhecimento da história da economia permite a criação de modelos de desenvolvimento econômico específicos para cada povo ou nação, não há generalizações na abordagem econômica, cada cultura e seus integrantes se comportam de maneira diferente para atender suas necessidades consumo.

1.2 Conceitos Básicos da História Econômica.

A atividade do historiador econômico exige o domínio de uma teoria econômica a partir da qual se origina as questões básicas da pesquisa. Paralelo ao embasamento teórico deve-se considerar conceitos fundamentais de tempo e movimento. Diferentemente de outras ciências a qual o tempo é somente uma medida, na análise histórica-econômica o tempo é a matriz no qual acontecem os fenômenos de estudo. Sua importância dar-se em descrever o mais exato possível o momento em que os movimentos históricos como elevações e quedas na produção e oscilações de preços modificam ou desencadeiam reações históricas. Das noções de tempo e movimento desenvolve-se o conceito de conjuntura. A conjuntura pode ser social ou econômica e da interação de ambas surge o fato histórico. Ele se caracteriza pela recorrência, como uma sequência de altas seguidas de baixas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com