TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARREIRA E GÊNERO: OPORTUNIDADES DE ACESSO AO MERCADO DE TRABALHO PARA MULHERES EMPREENDEDORAS

Trabalho Universitário: CARREIRA E GÊNERO: OPORTUNIDADES DE ACESSO AO MERCADO DE TRABALHO PARA MULHERES EMPREENDEDORAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  9.754 Palavras (40 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 40

1 INTRODUÇÃO

Dentre as grandes transformações sociais ocorridas no Brasil desde os anos 70, uma das mais importantes foi o aumento da participação feminina no mercado de trabalho. Porém, tal processo de inserção da mulher neste mundo do trabalho foi, e ainda é nos dias de hoje, vista com elevado grau de preconceito, não só com relação à qualidade das ocupações que têm sido criadas tanto no setor formal como no informal do mercado de trabalho, mas principalmente no que se refere à desigualdade salarial entre os homens e mulheres. (MAIA, 1986, p. 13).

É difícil imaginar que em um país onde há menos de cem anos as mulheres não tinham sequer o direito ao voto, hoje uma mulher ocupa a Presidência do Brasil. Em pouco tempo, o dito “sexo frágil” ganhou seu espaço na sociedade brasileira e mundial e destaque no mercado de trabalho. A taxa de desemprego entre mulheres no Brasil é cerca de 60% superior à dos homens. Do total de desempregados do país, aproximadamente 55% são mulheres (Dieese, 2011). Elas têm mais dificuldade de encontrar emprego e, quando encontram, ganham menos.

Em recente entrevista à Revista Exame, 2012, Luiz Guilherme Brom, doutor em Ciências Sociais e superintendente institucional da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), afirma que apesar de ter entrado em massa no mercado de trabalho, na virada da década de 1980 para 1990, mesmo com a ajuda de profissionais especializadas como a empregada domésticas e as babás, a mulher não deixou de se desvincular das atividades do lar. “Tivesse o Brasil mais mulheres no mercado de trabalho e fossem elas mais valorizadas, a economia brasileira cresceria mais. Mas o espírito machista ainda é forte. Pior para as mulheres? Sim, mas não apenas para elas: pior para o Brasil”, enfatiza Brom.

No entanto, esta situação tem sido revertida. Pesquisa feita pelo Dieese e pela Fundação Seade mostra que, pelo oitavo ano consecutivo, a taxa de desemprego feminino recuou, passando de 14,7% em 2010 para 12,5% em 2011.

Relatório recente do Banco Mundial (Bird) mostra que se homens e mulheres tivessem oportunidades iguais no mercado de trabalho a economia mundial poderia crescer entre 3% e 26%. Na América Latina, esse aumento poderia chegar a 16%.

1.1 Problema da Pesquisa

Historicamente, as mulheres sempre sofreram discriminação em relação ao alcance de determinados postos de trabalho ou equiparação salarial nas empresas, além de uma cobrança da sociedade em geral sobre tarefas diversas como: cuidar do lar, educar os filhos, preconceitos, ter uma quantidade numerosa de filhos, ter uma formação acadêmica diferenciada, dentre outras. Como resposta tem-se toda a trajetória percorrida pelas mulheres na busca constante de seu espaço, com uso de estratégias para superar as barreiras naturais e simbólicas do seu acesso aos melhores níveis de remuneração e equiparação ao papel masculino dentro das organizações.

Neste contexto, diante do quadro evolutivo que vem se desenhando para as carreiras e a necessidade emergente de profissionais empreendedores, seja em seu próprio negócio ou de terceiros (com ou sem vínculo empregatício), tem-se então a questão a ser respondida pelo presente estudo: é possível afirmar que as mulheres possuem condições favoráveis de acesso ao mercado para demonstrar sua capacidade empreendedora?

Neste sentido este estudo discorrerá sobre a figura feminina e a sua capacidade de transformação: converter a insegurança em criatividade e a sensibilidade em produção.

1.2 Objetivos

1.2.1 Objetivo Geral

Analisar as condições de acesso ao mercado para as mulheres demonstrarem sua capacidade empreendedora.

1.2.2 Objetivo Específico

1) Mapear a trajetória percorrida pelas mulheres na busca de seu espaço social e profissional.

2) Descrever as principais barreiras do acesso da mulher às posições de trabalho existentes no mercado e aos melhores níveis de remuneração dentro das organizações.

3) Levantar a participação da mulher no mercado de trabalho em geral e especificamente da cidade de Porto Velho – RO

4) Avaliar a capacidade empreendedora da mulher portovelhense.

O desenvolvimento do tema proposto apresenta-se de forma a descrever a crescente transformação do papel da mulher na economia, sociedade e liderança nas últimas décadas. Através de uma pesquisa bibliográfica dentre os estudos relacionados à inserção da mulher no mercado de trabalho, será enfocado o início da reviravolta de sua história em termos de liberdade, autonomia e luta pela defesa dos direitos humanos, isto é, uma mulher que se dispõe a liderar não apenas em determinada área de sua vida, mas sim nos processos coletivos. Sob este prisma serão abordados aspectos sobre o papel e função da mulher na sociedade econômica, enfocando o grupo que compõe as empreendedoras da cidade de Porto Velho – RO.

1.3 Justificativa

Este trabalho poderá servir para os profissionais que estejam interessados no desenvolvimento de carreira pessoal, no aprimoramento das relações organizacionais e na mudança de mentalidade do gestor e dos novos colaboradores das empresas. Poderá ainda ser útil aos gestores, consultores, professores e estudiosos que tenham o compromisso de aperfeiçoar, continuamente, sua postura, habilidades, práticas e atributos, na gestão de carreira aplicada, especialmente no seguimento feminino, nas novas oportunidades de desenho de carreira e queda da postura formal e rígida anteriormente observada no mercado de trabalho. E servir de inspiração para mulheres que ainda possuem certos medos de ingressar em uma organização ou abrir seu próprio negócio.

Em termos de estrutura, essa elaboração monográfica constitui-se de cinco capítulos, iniciados pela introdução que aqui se encerra. O segundo traz como referencial teórico: a pesquisa bibliográfica sobre o contexto onde as mulheres começam a luta por seu espaço; sua efetiva colocação no competitivo e discriminativo mercado de trabalho. O terceiro discorre sobre os procedimentos metodológicos utilizados para se buscar os dados e construir as bases para tratamento e análise. O quarto apresenta os resultados obtidos e, por último, as considerações finais.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O acompanhamento de estudos a sobre o tema “carreira” tem ajudado as organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com