TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oportunidades De Mercado

Casos: Oportunidades De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 6

Análise das Oportunidades de Mercado

1- Ambiente externo (Macro Ambiente)

O ambiente externo, mais conhecido com macro ambiente é aquele onde estão as necessidades e tendências do mercado, as empresas hoje já enxergam a importância de conhecê-lo melhor. Além de avaliar comparativamente a concorrência, o empreendedor também precisa sondar melhor o ambiente externo da empresa, onde poderá identificar novas oportunidades ou então tomar conhecimento de novos desafios para seu negócio. É da natureza da empresa se expor ao ambiente externo. As mudanças e oportunidades no ambiente externo precisam ser pesquisadas e analisadas. Elas podem surgir, entre outros fatores, de mudanças políticas ou legais, de novidades tecnológicas, mudanças econômicas, mudanças sociais ou costumes e mudanças demográficas. Embora essas forças sejam descritas separadamente as empresas devem ficar atentas as suas interações, uma vez que elas oferecem oportunidades e ameaças.

1-1 Ambiente demográfico

Uma das forças mais relevantes que devem ser monitoras é a população, as pessoas representam o mercado, logo são elas que compram e consomem os produtos e serviços. As organizações estão atentas ao tamanho da população, os processos migratórios e aos padrões de moradia.

É importante monitorar a população, pois as pessoas representam o mercado. Todavia quem souber analisar as oportunidades vigorara com o crescimento populacional. Vivemos em período de grandes movimentações migratórias as pessoas buscam melhores condições de vida, O aumento do poder aquisitivo do público feminino, os aumentos do mercado potencial da terceira idade com isso vão à busca de novas oportunidades de empregos de estudo, e até mesmo de créditos. Quanto maior o nível educacional, maior o consumo de bens de cultura e de bens de formação profissional. A difusão da religião faz crescer a procura por bens de bens de formação profissional.

SICOOB, hoje ele conta com mais de 1,7 milhões de associados em todo o país, estando presente em 21 estados e no Distrito Federal, possui 1.700 pontos de atendimento, proporcionando acesso a produtos e serviços financeiros com qualidade e segurança.

1-2 Ambiente Econômico

Para existir mercado é preciso que haja recursos, poder de compra. Kotler e Keller em (2006) acreditam que o poder de compra de uma economia depende da renda a população, dos preços do mercado, da poupança, do endividamento e do crédito disponível. A economia pode ter um forte impacto nos negócios, sendo a responsável pela prosperidade e decadências de várias corporações. Alterações na taxa de câmbio e variações nos indicadores econômicos afetam diretamente o setor financeiro. Aumento do poder aquisitivo da população.

1-3 Ambiente sociocultural

Este ambiente é compreendido por todos os grupos sociais existentes, esses grupos são influenciados por crenças, valores e normas, e são divididos por classes sociais que são definidas como divisões relativamente homogêneas e duradouras, cujos membros compartilham valores, interesses e comportamentos semelhantes. O ambiente cultural é constituído de instituições e outras forças que afetam os valores básicos, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade.

Mudança nos hábitos do público-alvo (aumento da demanda em investir em bens de consumo). O nível de escolaridade afeta diretamente o nível de investimento, pessoas melhores informadas tendem a investir mais. Demográfico - Diminuição do mercado potencial da terceira idade. Tecnológico - Ausência de inovações tecnológicas e de atualização dos sistemas de segurança. Algumas Ameaças’ identificadas Fatores do ambiente Evidência (descrição da importância/impacto para o setor) Político - Mudança de governo com perfil para o desenvolvimento, reformas no sistema produtivo.

1-4 Ambiente Natural

O ambiente natural também conhecido como ambiente físico é composto dos elementos naturais da natureza, como: solo; água; terra; plantas; minerais e mais um grande número de outros elementos. Atualmente a população já tomou consciência de que os recursos naturais não é uma fonte inesgotável, devido o mau uso desses recursos a humanidade já sofre com a escassez e a insegurança quanto ao futuro. A poluição tanto da água quanto do ar são os fatores mais preocupantes, o efeito estufa causado pela diminuição da camada de ozônio, vem aquecendo o planeta cada dia mais. E a poluição da água doce que é consumida pelos seres humanos já esta causando cede em muitas famílias. Devido à grande preocupação dos ambientalistas e da própria população as empresas vêm adaptando as novas regulamentações ambientais que atingem principalmente as siderurgias, indústria automobilística e química, Outra estratégia que vem sendo utilizada pelas empresas quanto ao ambiente natural e o Marketing Verde, trata-se de uma ferramenta capaz de projetar e sustentar a imagem da empresa, difundindo-a com uma nova visão de mercado, destacando sua diferenciação ecologicamente correta junto à sociedade, fornecedores, funcionários e ao mercado. O Marketing Ambiental, é ecologicamente correto, extrapola a mera publicidade ou divulgação dos produtos ou serviços oferecidos por empresas que querem veicular na mídia e no meio profissional ou para o consumidor a aplicação de métodos ambientalmente corretos aplicados ao seu gerenciamento interno ou na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com