TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVAÇÃO NO TRABALHO: ESTRATÉGIAS E ASPECTOS INFLUENTES NO CLIMA ORGANIZACIONAL

Por:   •  27/8/2016  •  Artigo  •  2.332 Palavras (10 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 10

MOTIVAÇÃO NO TRABALHO: ESTRATÉGIAS E ASPECTOS INFLUENTES NO CLIMA ORGANIZACIONAL

Tatiane Dzindzik (Unisep)tatianedz.11@gmail.com

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar os diferentes fatores que influenciam no clima organizacional nas empresas, e como a motivação dos colaboradores é um fator de extrema importância para melhorar o relacionamento das pessoas no ambiente de trabalho, trazendo para empresa vários benefícios. Pessoas motivadas trabalham felizes e consequentemente o desempenho e a produtividade aumentam por isso as empresas estão em busca de melhorias para satisfazer seus colaboradores para que se sintam valorizados no ambiente de trabalho. Foi realizada uma pesquisa do método bibliográfico, onde foi citada varias informações importantes a fim de agregar valor sobre o assunto abordado. O artigo propõe levantar hipóteses que possam ajudar a compreender melhor sobre o comportamento das pessoas, que as motivam e desmotivam no ambiente de trabalho.

Palavras chave: Clima organizacional, motivação, colaboradores.

MOTIVATIONAT WORK: STRATEGIES ANDINFLUENTIALASPECTSINORGANIZATIONAL CLIMATE

Abstract

This articleaims to presentthe different factorsthat influence theorganizational climatein companies,andthe motivationof employees isan extremely importantfactorto improve the relationshipof peoplein the workplace, bringing companyseveral benefits.Motivated peopleworkhappyand consequently theperformance andincreaseproductivityso companiesare seekingimprovementsto meetyouremployees tofeel valuedin the workplace.

A survey of the literature method, which was cited several important information in order to add value over the subject matter was held. The article proposes hypotheses that can help you better understand the behavior of people that motivate and demotivate in the workplace.

Keywords: Organizational climate, motivation, employees.

1 Introdução

A preocupação com uma melhor gestão do capital humano nas organizações se traduz na importância de qualificar o clima organizacional mensurado. Busca-se, neste artigo, determinar as estratégias e variáveis que influenciam a motivação dos colaboradores na atualidade.

Levando em consideração o bom relacionamento entre os colaboradores e a empresa, o presente estudo irá apresentar os diversos fatores que influenciam na motivação e no desempenho dos trabalhadores, a fim de torná-los uma peça chave para o processo produtivo. As organizações devem zelar pelo um bom ambiente de trabalho, contribuindo para um fator positivo em que os colaboradores se sintam motivados para desempenhar suas atividades, e assim alcançar altos níveis de satisfação e em consequente crescimento da empresa (NUNES, 2013).

A importância desta pesquisa é determinada pela incessante busca de diferenciais competitivos por organizações que desejam manter ou conquistar o mercado em que atuam. E assim controlar e organizar problemas decorrentes no desenvolvimento das organizações que demandam novas abordagens para coordenar pessoas e manter crescente a produtividade dos trabalhadores (CARVALHO et al, 2011). Com isso, as empresas estão cada vez mais se preocupando com o bem-estar de seus colaboradores. Entender essa motivação é questão fundamental na captação e manutenção do talento humano.

A motivação ainda é um grande desafio para as empresas, devido à dificuldade de manter seus colaboradores comprometidos com os objetivos da organização. Um dos primeiros passos é saber diferenciar cada indivíduo, tendo em vista que cada pessoa possui uma maneira de pensar e agir diferente. É de grande importância entender as necessidades de cada um, pois cada pessoa apresenta um tipo de comportamento que irá refletir no seu desenvolvimento dentro da empresa. Como Oliveira et al, (2012) afirma que as maneiras como se lida com as diferenças individuais indica um determinado clima entre as pessoas, e tem uma grande influência sobre o relacionamento em grupos, afetando o clima interno das empresas.

O capital humano é de grande relevância nas organizações. De acordo com Echeverria et al (2012), colaboradores que se sentem motivados e valorizados pela empresa tendem a produzir mais e geram melhores resultados. Desta forma a organização só tem a ganhar, e ainda reduzem custos de produção, riscos com acidentes de trabalho, problemas de rotatividade, etc.

Tomando como premissa o grau de importância do estudo abordado, esta pesquisa se caracteriza como do tipo bibliográfica, abordando os fatores que contribuem para motivar, valorizar e satisfazer os indivíduos no ambiente de trabalho, apresentando os benefícios que trazem para as organizações.

2 Revisão de Literatura

2.1 Motivação no ambiente de trabalho

As organizações necessitam de pessoas dedicadas e eficazes para melhor desempenhar suas atividades, e a motivação é de fundamento básico para atingir tais objetivos. Empresas necessitam demonstrar a importância da participação dos colaboradores no processo de trabalho dentro da organização e que as atividades que desenvolvem são fundamentais para o desenvolvimento e crescimento da mesma (VIEIRA, 2013).

Podemos então primeiramente definir a motivação no ambiente de trabalho, é um estudo que por varias décadas vem sendo estudado, e até hoje os estudiosos vem se aprofundado cada vez mais no assunto para melhor compreensão no comportamento humano dentro das empresas (DIAS E STOCCO, 2012).

Motivação para Gil (2001) é uma força que estimula as pessoas a agir para alcançar determinados resultados, como o que leva as pessoas a fazer para atingir um objetivo ou satisfazer uma necessidade pessoal. Como para Nakamura et al (2005) motivação é um conjunto de fatores que determinam o comportamento de um individuo.

Como também Chiavenato (2000) afirmou que motivação é um processo que gera estímulos e interesses para a vida das pessoas, no qual o processo é ligado às necessidades de cada indivíduo, pois varia de pessoa para pessoa, o que motiva uma em um momento pode não motivar outra no mesmo instante.

A partir dessas colocações pode se entender que cada pessoa possui uma necessidade diferente, tudo o que fazem esta ligada a uma força individual, um estimulo que é interno e leva ela a agir para realizar alguma necessidade. Maslow (1943) um dos autores mais renomados que estudou a fundo a motivação, classificando as necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com