TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPARATIVO EMPRESA GOOGLE E EMPRESA VIRTUAL S/A.

Artigo: COMPARATIVO EMPRESA GOOGLE E EMPRESA VIRTUAL S/A.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  4.581 Palavras (19 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 19

COMPARATIVO EMPRESA GOOGLE E EMPRESA VIRTUAL S/A.

INTRODUÇÃO

Este Desafio Profissional está baseado em um estudo de caso da empresa Google, que foi escolhida pela Revista Exame como a melhor empresa para se trabalhar no ano de 2013.

O objetivo geral, desse desafio, é utilizar o case da empresa Google para fazer uma correlação com as disciplinas de Seleção e Dinâmica de Grupo / Treinamento e Desenvolvimento / Consultoria e Processos de RH, aprendidas no Módulo B de nosso curso e identificar as práticas de RH utilizadas pela empresa Google.

O objetivo específico é a comparação das práticas utilizadas pela Empresa Google com as práticas de RH da empresa Virtual S/A, escolhida para análise/comparação, demostrando as principais diferenças encontradas e as possibilidades de melhoria em práticas de gestão de pessoas entre as duas empresas.

Na Disciplina de Treinamento e Desenvolvimento verificamos conceitos e fundamentações de grande importância para a prática de gestão de pessoas que, para ser bem sucedida precisa de conhecimento técnico. Outro aspecto importante que será visto durante essas aulas é a implantação do chamado Treinamento e Follow-up, suas características e fundamentações, necessárias ao gestor que pretende garantir o sucesso sobre a atuação dos recursos humanos contratados. Vimos também a temática sobre avaliação de resultados de treinamentos, verificando assim, a importância de avaliar se o treinamento produziu resultados que vão contribuir para a formação dos colaboradores.

Na Disciplina Seleção e Dinâmica de Grupo podemos observar as técnicas de recrutamento e seleção, além de conteúdos específicos, como seleção por competência e técnicas para aplicação de jogos e dinâmicas de grupo, procedimentos fundamentais para o gestor de recursos humanos, pois ele é o responsável por uma série de processos e decisões integrados e inter-relacionados quanto às pessoas dentro da organização.

Outra ponto importante dessa disciplina é a do processo de atração e retenção de talentos. Afinal, não basta saber como selecionar e definir quem irá trabalhar em sua organização: é preciso também prover as pessoas das quais a empresa necessita em certo momento. Esse processo é de suma importância, pois, atualmente, atrair e manter talentos (capital intelectual) é a ordem da nova economia (CHIAVENATO, 2004; PONTES, 2001).

Já na Disciplina de Consultoria e processos de RH vimos os conceitos e objetivos da consultoria empresarial, aprofundando seus conhecimentos sobre o assunto, como: os tipos de consultoria e o papel do consultor interno e externo, estratégia de negociação em consultoria, elaboração de projetos de consultoria, diagnóstico empresarial e apresentação dos resultados.

Observamos também conteúdos relacionados ao tema consultoria interna e externa em RH, destacando as etapas do processo de consultoria interna, a coleta de dados e diagnóstico, escuta ativa e credibilidade na construção de parcerias, assim como planejamento, acompanhamento, avaliação e encerramento.

Assim podemos verificar que a empresa GOOGLE colocar em prática a maioria dos conceitos vistos nas três disciplinas deste módulo dois.

4

METODOLOGIA

A pesquisa será do tipo qualitativa e desenvolvida em base bibliográfica, sendo os dados obtidos através de documentação indireta.

Segundo Marconi e Lakatos (2001, p. 43-44),

[...] a pesquisa bibliográfica ou de fontes secundárias trata-se do levantamento de toda a bibliografia já publicada em forma de livros, revistas, publicações avulsas em imprensa escrita, documentos eletrônicos, etc. Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo aquilo que foi escrito sobre determinado assunto, com o objetivo de permitir ao cientista o reforço paralelo na análise de suas pesquisas ou manipulação de suas informações [...].

Documentação indireta: utilização de dados coletados por outras pessoas obtidos por intermédio de pesquisa documental (fontes primárias) e pesquisa bibliográfica (fontes secundárias). (MARCONI; LAKATOS, 2001, p. 43).

A pesquisa qualitativa é aquela em que se busca conhecer os fenômenos sociais por meio dos significados que estes têm para as pessoas. É uma opção para estudos que buscam os significados que as pessoas atribuem às suas experiências do mundo social e como as pessoas compreendem e interpretam o mundo. (POPE; MAYS, 2005).

RESULTADO DA PESQUISA

A empresa Google, foi escolhida pela Revista Exame como a melhor empresa para se trabalhar no ano de 2013.

As 155 companhias presentes no guia conquistaram as melhores pontuações no Índice de Felicidade no Trabalho, que é calculado com base no Índice de Qualidade no Ambiente de Trabalho (que mede a percepção do funcionário sobre a empresa) e o Índice de Qualidade da Gestão de Pessoas (que avalia o que a companhia oferece aos empregados).

A empresa Google, eleita a melhor do ano, conquistou um índice de felicidade no trabalho de 90,7.

Conforme o Guia Você S/A (2013), com 498 funcionários, a subsidiária do Google no Brasil investe pesado em criatividade e inovação. E os espaços de lazer, dedicados ao ócio criativo, não são a única razão para isso.

Tanto investimento não é por acaso, pois a empresa acredita que o principal ativo de uma organização são os funcionários. “No passado, falava-se muito que a empresa tinha que focar no negócio – nada mais do que isso, agora a visão mudou e, agora, a responsabilidade da GOOGE é: “A nossa responsabilidade, enquanto empresa e sociedade, é dar acesso às pessoas para que a gente possa fazer uma sociedade mais democrática, mais esclarecida e mais conectada. Que as pessoas tenham condições de opinar, se indignar e compartilhar – porque juntos pensamos melhor que sozinhos.”

AS PRATICAS DO RH EMPRESA GOOGLE PARA SER RECONHECIDA COMO A MELHOR EMPRESA PARA SE TRABALHAR

1ª Etapa: Identificar quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com