TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Empresas Google E Facebook

Artigos Científicos: As Empresas Google E Facebook. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.104 Palavras (9 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 9

AS EMPRESAS GOOGLE E FACEBOOK

As grandes empresas de tecnologia e internet, geralmente, são apontadas como as mais inovadoras do mercado; e grande parte delas, possui modelos de gestão bem mais flexíveis e enxutos. Em empresas como Facebook, Google e Amazon, os colaboradores são incentivados a serem autogerenciáveis, e terem liberdade para resolver seus problemas com mais autonomia. Essa liberdade permite com que as pessoas desenvolvam sua criatividade, e promovam a inovação. Quando Ricardo Semler começou a difundir suas ideias sobre gestão empresarial, em 1982, na Semco S/A, pregando de forma radical a liberdade e democracia industrial nas empresas, a maioria achou que ele estava louco. Hoje, seu modelo de gestão é referência internacional para qualquer gestor de empresas.

Não instale processos rígidos demais, nem barreiras que limitem a capacidade de inovação das pessoas. Promova um ambiente com mais liberdade, e surpreenda-se com a capacidade dos seus funcionários em criar soluções simples e baratas, para problemas aparentemente complexos.

Muitas empresas que utilizávamos como exemplo de inovadoras ainda continuam no topo, tais como Apple, Google e 3M. Essas souberam criar uma sequência de inovações. Outras vivem o desafio de inovar continuamente e tirar algum novo coelho da cartola. Posso citar o exemplo da RIM (Blackberry), Nokia e da Nintendo. Há ainda aquelas que não conseguiram acompanhar a evolução e que caíram pelas forças do mercado, tais como Kodak e Blockbuster.

Nesse período Também tornaram-se potências empresas como Facebook e Groupon, que vivem o desafio da sustentabilidade dos seus modelos de negócios. De fato, esse tem sido nosso desafio ao longo dos anos. Viemos assessorando empresas de diferentes portes e setores a se tornarem mais inovadoras, criando uma cultura interna e tornando a inovação um processo gerenciável.

Você sabe o que é gestão descentralizada? Talvez você não conheça pelo nome, mas já deve ter ouvido falar de empresas em que os profissionais têm mais liberdade para agir, entretanto têm mais responsabilidades. Esse modelo foi adotado por empresas como Google, Dell, Novartis e Toyota.

http://www.administradores.com.br/noticias/administracao-e-negocios/gestao-centralizada-e-descentralizada-conheca-as-diferencas-entre-elas/33381/

Exemplo de empresa que utiliza as teorias do enfoque comportamental

A Google, empresa criada em setembro de 98 e considerada um fenômeno empresarial da área de tecnologia, tem sua sede em Mountain View, na Califórnia. Conhecido como Googleplex, o complexo de cinco prédios e 85 mil metros quadrados mais parece um campus universitário, o tom é de informalidade. Da maneira de se vestir dos funcionários, aos patinetes e cachorros passeando pelos escritórios, vale tudo pra deixar o ambiente agradável ao trabalho e as criações.

As sextas-feiras, o expediente se encerra às 17h, mas ninguém vai para casa. É quando começam as partidas de vôlei e hóquei, as sessões de massagens e os bate-papos no café ou restaurante do complexo. E é neste ambiente animado que costumam surgir as grandes idéias da empresa.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/setembro/dia-do-administrador-de-empresas-5.php

No jeito Google de trabalhar, há uma parte mais famosa e divertida, facilmente visível na onipresença da tecnologia, nos jogos e na decoração juvenil. Pelo laboratório de programas de computador, em Belo Horizonte, e pelo escritório de administração e vendas, em São Paulo, os 200 funcionários podem transitar com seus computadores portáteis (um presente de admissão), conectar-se à internet sem fio e trabalhar sentados em sofás e pufes. Para saber o que ocorrerá numa sala de reunião ao longo do dia, basta ler o código pendurado ao lado da porta usando o smartphone (presente de Natal da empresa). Quem quiser relaxar pode receber uma sessão de massagem, disputar partidas de videogame, pebolim ou pingue-pongue, assistir a DVDs, ler revistas em quadrinhos ou descansar na rede (em quatro visitas ao Google, ÉPOCA não testemunhou nenhum jogo entusiasmado, mas encontrou vários grupos lanchando e uma soneca real). O calendário é cheio de festas – do bigode, do pijama, de Hollywood. Elas servem para comemorar datas especiais ou apenas para que os colegas se encontrem.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EMI164680-16165,00.html

GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

Eunice Soares Franco Luchesi

1 INTRODUÇÃO

Estamos diante de um cenário de rara complexidade, no mundo corporativo e

na sociedade em geral. Fenômenos econômicos e sociais de alcance mundial,

como a globalização da economia e a generalização do uso da tecnologia da

informação, são responsáveis pela reestruturação do ambiente e do modo de

vida.

É nesse contexto que a gestão do conhecimento se transforma em um valioso

recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas. Não é de hoje

que o conhecimento desempenha papel fundamental na história. Sua aquisição

e aplicação sempre representaram estímulo para as conquistas de inúmeras

civilizações. No entanto, apenas "saber muito" sobre alguma coisa não

proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização, mas

sim, exatamente quando aliado a sua gestão que ele faz diferença. A criação e

a implantação de processos que gerenciem, armazenem e disseminem o

conhecimento representam um novo desafio a ser enfrentado pelas empresas.

A gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o

conhecimento existente nas organizações, na cabeça das pessoas, nas

veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também

à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores podem usufruir

de todo o conhecimento presente na organização.

De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com