TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO de sociologia no cotidiano

Projeto de pesquisa: CONCEITO de sociologia no cotidiano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.421 Palavras (14 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 - Introdução..............................................................................................................................3

2 - Concepções da Sociologia no Cotidiano...............................................................................3

3 - Interações sociais existentes no cotidiano da sociedade atual...............................................4

4 - Situações cotidianas de desigualdade social..........................................................................6

5 - Situações cotidianas de exploração do meio ambiente..........................................................8

6 - Considerações Finais...........................................................................................................11

7 - Referências Bibliográficas...................................................................................................12

Introdução

O presente trabalho consiste no conjunto de registros argumentativos, críticos e reflexivos sobre a temática das Ciências sociais e sua representação na sociedade. Tendo em vista que a Sociologia estuda a vida dos indivíduos em sociedade, faz necessária a interpretação e a reflexão sobre os processos de transformações destas relações sociais e suas estruturas. Definiremos o significado de cultura, indivíduo e sociedade, para uma melhor compreensão das concepções da Sociologia no cotidiano, sendo abordados também aspectos sociais, políticos, históricos e culturais das Ciências Sociais.

Para compreendermos as desigualdades sociais e a exploração do meio ambiente de uma perspectiva sociológica às relacionamos aos fundamentos sociológicos. Com vista a um contexto de preocupação social, as desigualdades sociais condicionam indivíduos de pouco poder aquisitivo à inserção em um espaço urbano desigual e fragmentado e a exploração do meio ambiente, que traduz a exploração e o desrespeito pelos recursos naturais, inviabilizando os recursos que o próprio ser humano necessita para sobreviver. A Sociologia nos viabiliza a relação entre a condição socioeconômica da população.

Concepções da Sociologia no Cotidiano

O estudo das interações sociais é fator importantíssimo na sociologia. Em nossas rotinas diárias as interações são inevitáveis; o estudo de nossa vida cotidiana nos mostra como seres humanos poder agir criativamente, sendo capazes até mesmo de moldar a realidade. Para tanto a cultura será fator determinante de transformação social, sendo primeiramente responsável pela transferência de normas e valores, de indivíduos para indivíduos e da sociedade para indivíduos.

Embora o comportamento social seja guiado por normas e expectativas partilhadas, cada indivíduo percebe sua realidade de acordo com o seu passado, interesse e motivação, sendo praticamente totalmente influenciado pela cultura que lhe é imposta ao nascer.

Cultura pode ser definida como a arte ou o modo pela qual o homem vem adquirindo o conhecimento herdado e compartilhado pelos membros da sociedade, aos aspectos intangíveis: a crença, idéias e valores que formam uma determinada sociedade. Os valores e normas são fundamentais para adquirir idéias e valores com significado para facilitar e interagir com o mundo social. Numa cultura que dá muito valor a hospitalidade e as normas que devem orientar expectativa quanto às cortesias ou aos comportamentos sociais dentro de uma sociedade ou comunidade.

A cultura possibilita concepção que estabelece uma diferença que conecta as inter-relações a um indivíduo que narra e expõem-se a uma individualização específica.

Certamente cultura não poderia existir sem sociedade, mas igualmente que nenhuma sociedade poderia existir sem cultura, por isso que há muitas variações culturais entre os seres humanos que são ligados a diferentes tipos de sociedade como as crenças culturais que diferem através da cultura em diversas práticas e comportamentos humanos.

“A Psicologia Social e a psicologia da personalidade enfocam o indivíduo, de modo que estão relacionadas. A diferença reside no caráter social da Psicologia Social. Os psicólogos da personalidade se centram no nosso funcionamento interno, privado e nas diferenças entre os indivíduos, por exemplo, por que alguns indivíduos são mais agressivos que outros. Os psicólogos sociais se centram em nossa natureza comum, na maneira em que pessoas, em geral, se vêm e se afetam entre si. Indagam como as situações sociais podem conduzir a maioria das pessoas a atuar de maneira bondosa ou cruel, a conformasse ou ser independentes, a sentir agrado ou preconceito” (MYERS, 2008, p.03).

As formas aceitáveis de comportamento variam de cultura para cultura em diversos traços de comportamentos que distinguem as sociedades uma das outras, na Escócia, por exemplo, os homens costumam usar saiotes (kilt), no Brasil os homens que usam saiam são considerados travestis ou homossexuais, com exceção dos sacerdotes que usam túnicas por sobre as roupas para celebrar cultos religiosos. “Os homens fazem a história, mas não a fazem como querem” (Karl Marx). A cultura de modo muito forte influência tanto as escolhas do indivíduo quanto da sociedade que por sua vez ele participa.

As ciências sociais têm por objetivo ampliar o conhecimento do ser humano, interagir ele na sociedade, o seu estudo em suas diversas dimensões: moral e social. Assim, a ciência social teve que se dividir em disciplinas para melhor atender e compreender o ser humano. A sociologia por sua vez estuda as relações sociais e as formas de associação, a antropologia estuda e pesquisa as semelhanças culturais entre grupos sociais, aliadas de outros ramos do conhecimento favorecem o estudo da sociedade em geral.

Interações sociais existentes no cotidiano da sociedade atual:

Trabalho, consumo e sociedade

A classe operária vai ao paraíso: O filme considerado como um dos clássicos do cinema político italiano dos anos 60 e 70 trazem a tona à questão do debate em torno do engajamento dos operários na vida política européia e italiana. Lulu personagem principal da trama é um operário padrão e por isso, desperta a ira dos colegas, pois ele é extremamente produtivo e se destaca como exemplo pela direção da empresa, essa busca em padronizar muito tem um propósito, na tentativa de ganhar um valor extra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com