TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEPÇÃO HISTÓRICA DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 1960 A 1980 E O SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.077 Palavras (9 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

CONCEPÇÃO HISTÓRICA DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 1960 A 1980 E O SERVIÇO SOCIAL

2015

CONCEPÇÃO HISTÓRICA DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 1960 A 1980 E O SERVIÇO SOCIAL

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Estatísticas e Indicadores Sociais, Economia Política, Psicologia Social, Fundamentos Históricos e Teóricos do Serviço Social II.

Profs.:

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÂO 03

2 CONCEPÇÃO HISTÓRICA DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 1960 A 1980 E O SERVIÇO SOCIAL 04

3 CONCLUSÂO 08

REFERÊNCIAS 09

1 INTRODUÇÃO

Esta produção de texto tem como proposta fazer algumas reflexões sobre o desenvolvimento histórico do Brasil entre nos anos 1960 a 1980.

Enfatizará, como pedido, os desdobramentos políticos e sociais do referido período; os aprimoramentos que o Serviço Social teve, ao longo destas décadas; e o processo de incorporação de novos elementos profissionais que houve a partir dos fatos desencadeados na época.

A produção textual será baseada nas obras dos autores sugeridos - Behring; Boschetti (2007), Bock (2013), Bula (2003), Netto (2003), Pereira (2012) – além de outros.

O desenvolvimento deste trabalho é importante, pois as décadas de 1960 a 1980 trouxeram profundas transformações para nossa sociedade, o que resultou em diversas lutas sociais, as quais, por sua vez, motivaram o assistente social a ter um olhar mais crítico sobre a efetividade da profissão, gerando melhoras em sua metodologia e, consequentemente, na prática profissional.

Assim sendo, entender este período de efervescência em variados campos é absolutamente importante, pois a compreensão deste passado, será essencial para que entendamos melhor nossa profissão e atuemos com eficiência no presente e futuro.

2 CONCEPÇÃO HISTÓRICA DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 1960 A 1980 E O SERVIÇO SOCIAL

As décadas de 1960 a 1980 constituem-se em um período no qual houve transformações políticas, econômicas e sociais intensas em todo o mundo, inclusive no Brasil. Segundo Netto (2003), estas transformações impactaram toda a sociedade influindo diretamente no Serviço Social que também sofreu muitas mudanças em suas práticas, em sua organização, estrutura, ideologia e metodologia. Isso resultou em uma grande redefinição no Serviço Social, um processo complexo e sem precedentes.

Já na entrada da década de 60 prenunciavam-se muitas mudanças, as mais relevantes atingiriam o cenário político e econômico, com conseqüências para o meio social. Segundo Netto (2003) a crise era iminente, pois conflitos já vinham acontecendo em várias partes do mundo e também, claro, no Brasil, onde a crise política e econômica já vinha se agravando há um tempo (com tentativas de tomada de poder, ocupações de terra, violência, etc.).

Essa crise passaria pelas décadas de 30, 40 e 50, culminando nas décadas seguintes. Nos anos 30 (quando surgiu o Serviço Social) o Estado Novo precisava se legitimar politicamente, para isso, tentava controlar os setores emergentes da sociedade, adotava políticas sociais em massa, controlando os movimentos sociais. Nos anos 40 o país sofria com o aumento populacional descontrolado, a desigualdade entre regiões crescia, bem como as diferenças econômicas, imigrantes vinham do campo e a favelização começava, aumentando ainda mais os problemas. E, nos anos 50 a tentativa de alavancar a economia, assim como a de modernização do país, aumentaram ainda mais o número de trabalhadores vindos do campo, camadas populares começaram a se organizar de forma autônoma, houve greves e movimentos sociais exigindo melhores condições de vida e melhores salários. (MOLJO; CUNHA, 2009)

Os acontecimentos destas décadas anteriores foram decisivos nas décadas seguintes, gerando diversas conseqüências. Nas décadas de 40 e 50, o serviço Social estava pautado em métodos americanos, porque os Estados Unidos exerciam muita influência política e econômica sobre o Brasil, mas na década de 60 a conduta e a metodologia dos assistentes sociais começariam mudar diante da redemocratização pela qual passaria toda a sociedade. (BULA, 2003)

Os métodos americanos eram baseados na Psicanálise e Sociologia Positivista. O foco era o ajustamento social com ajuda psicossocial, deste modo surgiram abordagens individuais e grupais e o Serviço Social desenvolveu-se nas seguintes vertentes: Serviço Social de Grupo, de Comunidade e de Caso. (SERVIÇO...,s.d.).

Mas, os profissionais começaram a questionar o método americano e o tradicionalismo do Serviço Social, pois suas metodologias não se adequavam à realidade do país: trabalhar com aspectos morais e pessoais – como acontecia - não traria mudanças efetivas na vida das pessoas, isso era visível pelo contexto geral enfrentado. Em 1961, os profissionais já analisariam o Serviço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com