TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTRUÇÕES TÉORICO-METODOLOGICA DO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  9/6/2016  •  Resenha  •  3.547 Palavras (15 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS

FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL

DEPT°: CONSTRUÇÕES TÉORICO-METODOLOGICA DO SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: PROCESSO DE TRABALHO III

PROFESSORA: RAQUEL

MARIANA COSTA DA SILVA

MOHABIANA JACURU THEONILO

RELATÓRIO

SERVIÇO SOCIAL COM GRUPO: PLANEJAMENTO FAMILIAR – MATERNIDADE CARMELA DUTRA

RIO DE JANEIRO

2014

SUMÁRIO

Apresentação.........................................................................................................

1. Sobre a Maternidade Carmela Dutra.................................................................

2. Relatório do Trabalho com o Grupo de Planejameto Familiar...........................

3. Sobre a Politica de Saúde Pública: Planejamento Familiar...............................

Bibliografia .........................................................................................................

Anexo: Lei Nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996...................................................

APRESENTAÇÃO

  1. SOBRE A MATERNIDADE CARMELA DUTRA
  1. RELATÓRIO DO TRABALHO COM O GRUPO DE PLANEJAMENTO FAMILIAR
  1. O PROPÓSITO DO GRUPO

O grupo de planejamento familiar é realizado por dois profissionais, uma assistente social e uma enfermeira. O propósito do grupo diz respeito a um conjunto de ações educativas e informativas que tem por objetivo atingir usuários e usuárias interessados em se submeter a um pocedimento cirúrgico de esterilização. A participação dos usuários interessados na esterilização nesse grupo é um pré-requisito legal: Conforme:

É condição para que se realize a esterilização o registro de expressa manifestação da vontade em documento escrito e firmado, após a informação a respeito dos riscos da cirurgia, possíveis efeitos colaterais, dificuldades de sua reversão e opções de contracepção reversíveis existentes. (Art°10, inciso II, § 1º Lei Nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996.)

O documento de manifestaçao da vontade, o qual a lei se refere é fornecido pelas profissionais aos usuários, junto com o certificado de participação no grupo ao termino das atividades. Conferindo aos usuários que eles estão informados a cerca dos procedimentos, os riscos, os efeitos colaterais, entre outros. Além do certificado ne participação no grupo de planejamento familiar e a manifestação da vontade, é necessario também que o usuário esteja munido do guia de referencia para o posto, declaração das cesareas e o laudo médico em caso de doença de base, no caso das mulheres. Já no caso dos homens é necessária a manifestação da vontade e o guia de referencia e o laudo medico tambpém em caso de doenças de bases. Valem destacadar as situações nas quais a esterilização é permitida:

em homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de vinte e cinco anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de sessenta dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviço de regulação da fecundidade, incluindo aconselhamento por equipe multidisciplinar, visando desencorajar a esterilização precoce; (Art°10, inciso I, idem.)

É portanto, nos termos da Lei, que esse trabalho se desenvolve, sendo exercido por dois profissionais, uma assistente social e uma enfermeira. Cabe a profissional de Serviço Social fornecer aos usuários todo o aparato legal, informativo e educativo a cerca de seus direitos para acessarem o serviço.A assistente social também apresenta com base nas possiveis contradições da realidade, alguns casos especificos que podem ocorrer em algumas situações e os procedimentos a serem adotados. Se restringe a enfermagem, os procedimentos informativos e também educativos, sobre prevenção de doenças sexualmente transmissiveis, meios, métodos e técnicas disponíveis para a regulação da fertilidade. A realização desse trabalho, multiprofissional, também possui garantia nos termos da Lei:

É dever do Estado, através do Sistema Único de Saúde, em associação, no que couber, às instâncias componentes do sistema educacional, promover condições e recursos informativos, educacionais, técnicos e científicos que assegurem o livre exercício do planejamento familiar. (Art. 5º, idem)

E ainda:

Parágrafo único - O Sistema Único de Saúde promoverá o treinamento de recursos humanos, com ênfase na capacitação do pessoal técnico, visando a promoção de ações de atendimento à saúde reprodutiva. (Art4°, idem)

  1. OS USUÁRIO QUE PARTICIPAM DO GRUPO

Os usuários que participam do grupo são homens e mulheres. Mulheres que possuem uma média de 2 a 5 partos, em sua maioria cesária, haviam também casos de partos complicados e prematuros e de mulheres com doenças cônicas, havia uma única mulher que havia sofrido derrame, nos primeiros meses de gestação, a mesma se encontrava as vesperas do parto, e desejava se submeter a laqueadura, devido as complicações que teve durante a gravidez. Haviam mulheres gestantes, com a intenção de fazer a laqueadora no momento do parto, já haviam passado por outras cesárias. Dentros os homens havia um, com oito filhos, interessado em fazer a vasectomia.

Não havia uma predominancia absurda do número de mulheres sobre o numero de homens, sendo uma composição bastante proporcional. Algumas das mulheres interessadas em fazer a laqueadura, estavam acompanhadas de seu conjuge. Cabe transparecer também que o consentimento do conjuge também é um dos requisitos que viabiliza a permissão para o procedimento de esterilização. Conforme: “Na vigência de sociedade conjugal, a esterilização depende do consentimento expresso de ambos os cônjuges.” (Art°10, inciso II, § 5º, idem)

  1. QUAIS AS DEMANDAS TRAZIDAS PELO USUARIO

A principal demanda trazida pelos usuários é a necesside de acessar a politica nacional de esterilização. Por ser tratar de um grupo temático, a demanda é explicita. No momento da nossa participação no grupo, não conseguimos identificar na fala dos usuários demandas outras, acopladas a essa primeira.

  1. A EXPECTATIVA COM A QUAL OS USUÁRIOS TRAZEM ESSA DEMANDA
  2. A VISÃO TRAZIDA PELO SERVIÇO SOCIAL

  1. O PROJETO QUE O ASSISTENTE SOCIAL TRAZ A PARTIR DO LUGAR QUE OCUPA

O momento de realização de atividades com grupo, sendo mais especifico do Serviço Social, possui um diferencial privilegiado. Conforme Vasconcelos (1985, p.26)

Qualquer momento do assistente social com a “clientela” pode ser utilizado tendo em vista reforçar estes laços, visto que tem condições de estar reunido com as pessoas, o que se torna mais dificil para outros profissionais, como os médicos e as esfermeiras, por exemplo, que, na maioria das vezes, nas instituições, atendem aos “doentes” individualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (167.2 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com