TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Base histórica e teórica e metodológica do serviço social III

Projeto de pesquisa: Base histórica e teórica e metodológica do serviço social III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.299 Palavras (14 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

Ângela Carvalho Sousa RA: 386367

Eldênia Paiva Machado RA: 376750

Jaqueline Sousa Fortes de Melo RA: 385957

Lilian Juciany Mendes RA: 351745

Samara Regina de Sousa RA: 370724

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS

Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III

TERESINA/PI

NOVEMBRO/2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

Ângela Carvalho Sousa RA: 386367

Eldênia Paiva Machado RA: 376750

Jaqueline Sousa Fortes de Melo RA: 385957

Lilian Juciany Mendes RA: 351745

Samara Regina de Sousa RA: 370724

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS

Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III

Atividades Práticas Supervisionadas apresentadas à disciplina Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social III, ministrada pela Profª tutora a distância Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes Do IV semestre do Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera Uniderp como requisito parcial para a obtenção de nota. Turma N41 Tutora Presencial: Cleydivane Menezes

TERESINA/PI

20 de Novembro de 2013

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS

Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III

*Ângela Carvalho Sousa RA: 386367

*Eldênia Paiva Machado RA: 376750

*Jaqueline Sousa Fortes de Melo RA: 385957

*Lilian Juciany Mendes RA: 351745

*Samara Regina de Sousa RA: 370724

* Formandas em Serviço Social Anhanguera Uniderp

RESUMO

Sabe-se que a Assistência Social Pública está cada vez mais ativa na atual sociedade. O Serviço Social já evoluiu bastante desde sua origem. Suas ações são indispensáveis para a evolucação da sociedade, assim como a valorizaçãos dos menos beneficiados. O Assistente social precisa de condições dignas e adequadas para trabalhar, independente da área atuada. Uma das áreas de atuação da Assistência Social é com o Idoso que é reinserido na sociedade e valorizado como ser social.

Palavras-chave: Assistência Social. Idoso. Serviço Social.

ABSTRACT

It is known that the Public Welfare is increasingly active in the current society. Social services have evolved significantly since their origin. Their actions are indispensable to evolucação society, as well as the valorizaçãos benefited less. The Social Worker needs of decent and appropriate to work independently actuated area. One of the areas of social assistance to the elderly is that it is reinserted in society and valued as a social being.

Keywords: Social Assistance. Elderly. Social Service.

INTRODUÇÃO

Esse trabalho expõe o resultado de pesquisa sobre, “Mercado de trabalho e práticas profissionais do Assistente Social; a atuação profissional nos setores privado empresarial; Conceitos de filantropia e assistencialismo, assim como suas relações com o Serviço Social”. Esses temas foram escolhidos por estarem tão presente no cotidiano da sociedade e por, como futuros Assistentes, precisarmos saber cada vez mais sobre a atuação desse profissional. Perceberá-se como o trabalho do assistente social pode produzir resultados concretos nas condições materiais, sociais e culturais da vida de seus usuários, usuários esses que terão acesso e poderão usufruir de políticas sociais, programas, serviços, recursos e bens.

Foi utilizada neste trabalho a pesquisa bibliográfica na qual buscamos o apoio teórico de inúmeras fontes dentre os estudiosos conceituados da área e sites que contem informações sobres os assuntos em questão.

A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NOS DIAS DE HOJE

Para melhor compreensão resolveu-se iniciar com explicativos sobre o surgimento do Serviço Social, sobre a evolução do Serviço Social ao logo dos anos e suas principais tendências no mercado de trabalho.

Assim sendo, o serviço social surge como uma disciplina de intervenção que leva origem nos princípios do século XX nos EUA e nos anos 30 na América Latina e no Brasil . Na 2ª metade do século XIX emergem as condições para o aparecimento do serviço social sobre o impacto da Revolução Industrial Francesa. Surge a “questão social”, esta surge quando se começa a falar do problema, começando a existir também preocupação com estes aspectos. Segundo Paulo Netto a “questão social” é objeto do serviço social e tem uma relação com o serviço social desde da sua génese como profissão. Contudo não se coloca de imediato nesta relação, pois as conexões genéticas do Serviço Social profissional não se entretecem com a “questão social”, mas com suas peculiaridades no âmbito da sociedade burguesa fundada na organização monopólica.

O Serviço Social é hoje reconhecido no meio acadêmico como uma metodologia, técnica e objetivos específicos. O serviço social como profissão é pouco reconhecido, o Assistente social para a população ainda hoje é visto como aquele que se intromete na vida das pessoas sem ser chamado e para muitos profissionais de outras áreas quando há necessidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com