TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE APLICADA NO SETOR PÚBLICO

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.733 Palavras (15 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 CONTABILIDADE APLICADA NO SETOR PÚBLICO        

2.1.1 Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF        5

2.1.2 Relatório Resumido de Execução Orçamentária - RREO        5

2.1.3 Relatório - RREO        6

2.2 ÍNDICES DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL        7

2.2.1 ISE - BOVESPA        7

2.3 AGRONECÓCIO        8

3 CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12



  1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento tecnológico em crescimento e o mundo dos negócios tomados pela globalização e ligados ao progresso do movimento de Governança Corporativa, traz fortes tendências no domínio da economia mundial. A concentração de pequenos grupos econômicos de atividades produtivas ocorre por causa da disputada luta pela concorrência, visando aperfeiçoar o máximo de sua produção possibilitando o crescimento competitivo no mercado. Através disso, surge a necessidade de realizar um planejamento tributário que retorne uma satisfação financeira com o investimento que se pretenda executar.

Nesse campo da reorganização societária surge a transformação, incorporação, fusão ou cisão, para que se obtenha o benefício econômico e fiscal. E é através desses instrumentos, utilizados como planejamento tributário, que se consegue, além de aumentar a competitividade entre as empresas, reduzir a carga tributária, a técnica produtiva e até mesmo a logística.

Esse portfólio tem como escopo evidenciar e analisar o planejamento tributário nos métodos de fusão, incorporação e cisão.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. ação da controladoria no planejamento tributário

Devido à alta carga de impostos tributários no país, há uma grande necessidade de se reduzir os custos empresariais e isto faz com que as empresas busquem no planejamento tributário, que faz parte da gestão de tributos da Controladoria, uma redução nesses impostos ou até mesmo uma anulação desses elevados custos tributários.

A Controladoria, através das funções de planejamento, controle, contabilização e informação, se utilizarão desses instrumentos para atingir a eficácia do planejamento tributário em todos os coeficientes da empresa.

Na elaboração dos objetivos e metas, no planejamento, a controladoria colabora no
planejamento tributário através da sua gestão na identificação da atividade que a empresa irá seguir, como a executará, na elaboração de seus contratos, na definição da forma de tributação, na estruturação do orçamento e na

avaliação do melhor método de avaliação dos estoques.
Na execução do controle a controladoria no auxílio do planejamento tributário irá verificar se os contratos estão sendo cumpridos, averiguar se os estoques estão avaliados pelos métodos propostos, verificando a execução do orçamento, alterando o planejamento quando necessário, controlando os impostos e as contribuições e ainda diagnosticando a postergação, redução ou extinção dos tributos.
A contabilidade delineia, estabelece e mantém o sistema de contabilidade gerencial e financeiro. No planejamento tributário ela possui a função de executar o orçamento, calcular os tributos e retê-los quando for o caso, além de manter um sistema de custos em todos os níveis da 48 empresa. Cabe a contabilidade ainda a elaboração e transmissão das obrigações assessorias, a geração dos relatórios gerenciais e das informações para os relatórios societários
A controladoria prepara, analisa e interpreta os resultados financeiros. Esta função é
utilizada para interpretar e dominar a legislação vigente e suas alterações, além de aprimorar os métodos já adotados de planejamento, interpretar e avaliar os relatórios emitidos pela contabilidade e identificar a necessidade de informação para cada usuário.
O planejamento tributário depende de fatores internos e externos e a controladoria como um órgão administrativo, que está sempre atento às mudanças no mercado e em todas as atividades e níveis da empresa. Poderá através de suas funções, como foi demonstrado neste estudo, auxiliar no planejamento, na execução e no controle do planejamento tributário, para que a empresa obtenha o que almejou (redução, postergação ou extinção dos tributos) e conseqüentemente um bom fluxo financeiro.
3. A CONTROLADORIA,
 BUSCANDO MINIMIZAR O CUSTO DE UMA EMPRESA, PODERÁ REALIZAR AQUISIÇÕES DE NOVAS EMPRESAS E NOVOS INVESTIMENTOS?
 
Ao se falar de otimização de custos, não estamos relacionando somente ao corte e à redução do uso de matéria-prima e material humano. Otimizar consiste em planejar e executar ações para eliminar do processo as atividades que não agregam valor ao produto.
Para que essa redução de custos seja eficaz, ela tem que ser permanente e generalizada, não podendo ser temporal, e é através da Controladoria que se deve ter uma política de redução de custos.
Uma política de redução de custos é o conjunto de diretrizes coordenadas pela alta administração da empresa, objetivando a redução permanente e geral de custos e despesas, através de vários enfoques coordenados e integrados, medidas e procedimentos específicos, para obtenção de ganhos gerais de eficiência e produtividade. 
  A Controladoria começa com o entendimento de que todos os recursos que são mobilizados e utilizados pelas organizações têm um objetivo maior: produzir valor. Os principais fundamentos da Política de Redução de Custos (PRC) são generalidade, integração e permanência.
Uma excelente ferramenta que facilita a solução dos três problemas citados acima é a criação do Departamento de Controladoria e Gestão nas empresas. 
Esse departamento vem da necessidade de um acompanhamento mais ágil e aprofundado do desempenho econômico-financeiro da empresa.
A Controladoria, no mundo moderno, deve ser considerada um suporte indispensável na tomada de decisões, as informações geradas por esse órgão deve estar sempre “on line” e confiáveis para auxiliar neste processo que, conjuntamente com a logística, tem como objetivos a redução de custos e aumento da lucratividade, para garantir a sobrevivência da empresa moderna (PADOVEZE, 2003).
As organizações estão mais inteligentes e procuram profissionais capazes de processar suas experiências com o mercado, com clientes, parceiros e fornecedores, de forma que lhes permita criar ambientes onde possam ter sucesso.
Enquanto a função do contador financeiro-fiscal se preenche e se esgota com a produção dos demonstrativos contábeis-financeiros, a função do Controller é muito mais abrangente e complexa, pois cabe a ele identificar, prever, mensurar e avaliar o impacto das forças críticas ambientais sobre os resultados da empresa. 
As margens de lucro das empresas só podem ser maximizadas através de um rigoroso controle sobre todo o processo administrativo e produtivo, visto que custos e despesas precisam ser controlados de forma racional e inteligente, para que se tenha muita agilidade na tomada de decisões.


4. A CONTROLADORIA EM UMA CISÃO OBTERÁ QUAL FUNÇÃO?

Em meio à crescente competitividade entre as empresas inseridas no contexto globalizado atual, torna-se imprescindível a busca de meios que minimizem os custos operacionais e agilizem todo o processo organizacional. Para tanto, um dos instrumentos utilizados nos últimos tempos tem sido o planejamento tributário que, como parte da gestão de tributos realizada pela controladoria, visa a diminuição, postergação ou anulação dos altos custos tributários, principalmente através da prática da elisão fiscal. Uma das possíveis formas de realização do planejamento tributário, sendo ela a utilização das operações de reorganização societária, através de seus institutos de fusão, incorporação e cisão. Várias empresas utilizam as vantagens tributárias, tais como a compensação de prejuízos fiscais e a não tributação das operações caracterizadas como compra e venda de participação societária, as quais, no entanto, são substituídas pelas operações de incorporação e cisão, visando à redução ou não incidência de tributos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com