TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIMINOLOGIA COMO O MÉTODO EMPÍRICO

Projeto de pesquisa: CRIMINOLOGIA COMO O MÉTODO EMPÍRICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

CRIMINOLOGIA

A palavra Criminologia deriva do latim ‘’crimen’’(delito) e do latim ‘’logo’’ (tratado). O termo só foi reconhecido e aceito internacionalmente graças à obra de Garofalo, o qual junto com seus compatriotas italianos: Lombroso (que fala de Antropologia Criminal) e Ferri (que evoluciona em direção a Sociologia Criminal) podem se considerados como os três grandes fundadores da Criminologia científica.

A criminologia é ciência moderna, sendo um modo específico e qualificado de conhecimento e uma sistematização do saber de várias disciplinas. A partir da experimentação desse saber multidisciplinar surgem teorias. Mesmo sendo interdisciplinar é também ciência autônoma, não se confundindo com nenhuma das áreas (biologia, sociologia, política,etc) que contribuem para a sua formação.

Um dos conceitos mais bem aceito e visado sobre Criminologia é o de Antonio García-Pablos de Molina, ao dizer que Criminologia é a Ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do

infrator, da vítima e do controle social.

Em sua obra ‘Criminologia’, Molina ressalta que a Criminologia é uma ciência do ‘ser’, que dispõe de um objeto de conhecimento próprio e sólido, confirmado por mais de um século de pesquisas e investigações.

A CRIMINOLOGIA COMO MÉTODO EMPÍRICO

A Criminologia é um método empírico, pois ela surge de análises, observação e indução, e não um método dedutivo. Ela precisa conhecer a realidade para explicá-la. Uma vez que seu objeto (delito, delinquente, vítima e controle social) se insere no mundo real, do verificável e não dos valores. Baseia-se mais em fatos que opiniões, mais na observação que em discursos. Através dessas análises, é possível entender o fato, compreender o que levou o delinquente a cometer o ato criminoso, assim visando prevenir e combater ações criminosas.

O empirismo então é a base da criminologia, para que esta ciência possa ser efetiva, confiável e válida, ela precisa diretamente dos estudos e análises, para que depois possa transformar esses dados em informações, que sendo comprovadas, serão acolhidas e sistematizadas .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com