TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CS Aula Tema 03 : Atividade De Autodesenvolvimento

Monografias: CS Aula Tema 03 : Atividade De Autodesenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo Palacios, Coll e Marchesi (1995) a socialização ocorre através de três processos: os processos mentais de socialização, os processos afetivos de socialização e os processos condutuais de socialização. Os processos mentais de socialização correspondem ao conhecimento de valores, normas, costumes, pessoas, instituições, bem como aprendizagem da linguagem e a aquisição de conhecimentos transmitidos através da escola. Os processos afetivos de socialização são uma das bases mais sólidas do desenvolvimento social da criança sendo a empatia (experiência vicária do estado emocional do outro), o apego (vínculo afetivo com as pessoas que cuidam dela) e a amizade, não só uma forma de união ao grupo, mas também mediadores de todo o desenvolvimento social. Por fim os processos condutuais de socialização envolvem a aquisição de condutas consideradas socialmente desejáveis, evitando aquelas que são julgadas como antissociais. As motivações que favorecem a conduta social podem basear-se na moral (o que pressupõe interiorização de normas), o raciocínio sobre a utilidade social de determinados

comportamentos, o medo do castigo, ou o medo de perder o amor ou os favores que recebem dos demais. Assim, entende-se que o desenvolvimento social implica aprender a evitar as condutas consideradas socialmente indesejáveis e a aquisição de determinadas habilidades sociais.

O processo de socialização de qualquer pessoa inicia-se ao nascer. Nos primeiros contatos com a família, e assim vão acontecendo no dia a dia e só termina quando morre. Os pais são os primeiros e também os principais agentes de socialização, ao ensinarem os bons modos de agir, de pensar e conviver dentro do ambiente familiar.

Esse processo tem continuidade com o processo de aprendizagem, na escola, com os professores e os demais amiguinhos, esta fase é denominada de socialização primária, logo após vem à socialização secundaria que ocorre durante o período de adolescência e puberdade, na qual também começam as descobertas a respeito do corpo.

Com a socialização a criança descobre o grau de importância de se terem regras, normas, e como seu comportamento deverá ser perante a sociedade em que ela está sendo inserida. A família é a principal fonte de socialização na criança, porque é pela família que são transmitidos traços de afetividade e apoio.

Com isso, podemos compreender então como agentes de socialização: a família, a escola, e também os grupos de status, os meios de comunicação em massa, e os grupos de referência, pois estes também acabam por formar opiniões e ajuda a compor a personalidade individual de cada pessoa.

Com o tempo o individuo socializado adquire personalidade própria e até pode obter certo status. Porque mesmo pertencendo a uma sociedade ele tem suas diferenças e desigualdades.

Os meios de comunicação em massa, principalmente a televisão e a internet, por ser uma novidade em termos de informatização, acabam por desempenharem um papel social muito importante e que acabem chamando muito atenção, tanto pelo lado positivo e negativo, principalmente por esses meios conterem cenas que estimulem a violência e até mesmo cenas inadequadas para menores.

Segundo o autor Dias (2009): “as cenas de sexo consolidam uma relação de exploração do homem sobre a mulher”, e isso pode ser prejudicial na formação do caráter do indivíduo.

Mas se estes meios informatizados forem utilizados de maneira consciente, podem ser muito proveitosos, como por exemplo, a conscientização sobre a preservação do meio ambiente e a preocupação com o próprio meio social podem ser estimulado através da televisão e da internet.

É nesse contexto que a escola acaba exercendo um papel fundamental para auxiliar no processo seletivo das crianças, junto com a família.

...

Baixar como  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »