TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA: SOCIAL NOSSO PATRIMÓNIO

Tese: CULTURA: SOCIAL NOSSO PATRIMÓNIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  Tese  •  1.750 Palavras (7 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 7

Cultura

• CULTURA: NOSSA HERANÇA SOCIAL De um modo geral, fala-se de cultura como um saber a ser adquirido, ou como conhecimento acumulado. Assim, diz-se que uma pessoa è “ culta “ quando ela é muito bem informada, leu muitos livros, cursou uma universidade, fez pós-graduação.Um individuo nessas condições, segunda o senso comum, é uma pessoa que “ tem “ cultura. Para as ciências sociais, o conceito de cultura tem um significado diferente: é o conjunto de crenças, regras, manifestações artísticas, técnicas, tradições, ensinamentos e costumes produzidos e transmitidos no interior de uma sociedade. Para alguns pensadores, é tudo o que o ser humano produz, tudo o que não é natureza.

• 4. 1. A PROCURA DE UMA DEFINIÇÃO Seja qual for a definição adotada, todos os estudiosos concordam que a aquisição e a perpetuação da cultura é um processo social, resultante da aprendizagem. Cada sociedade transmite às novas gerações o patrimônio cultural que recebeu de seus antepassados. Por isso, a cultura é também chamada de herança social. Quando há escolas, estas se encarregam de aprofundar a transmissão da cultura iniciada na família e em outros grupos sociais. Nesse caso, a educação é formal ou sistemática, isto é, obedece a uma organização previamente planejada. IDENTIDADE CULTURAL A cultura pode ser definida como um estilo de vida própria, um modo de vida particular que todas as sociedades desenvolvem e que caracteriza cada uma delas. Assim, os indivíduos que compartilham a mesma cultura apresentam o que se chama de identidade cultural. É essa identidade cultural que faz com que a pessoa se sinta pertencendo ao grupo, e por meio dela que desenvolve o sentimento de pertencimento a uma comunidade, a uma nação, a uma cultura. Os indivíduos que pertencem a elas desenvolvem um forte sentimento de identidade cultural, como vimos na carta dos chefes indígenas ao governo de Virgínia. Esse sentimento se revela na rejeição ao sistema educacional da sociedade capitalista, considerado “superior” pelas pessoas brancas, e na exaltação da cultura indígina.

• 5. 2. AS DUAS FACES DA CULTURA A cultura material consiste em todo tipo de utensílios produzidos em uma sociedade – ferramentas , instrumentos, máquinas, hábitos alimentares, habitação, etc. – e tem uma relação direta com o estilo de vida dessa sociedade. A CULTURA NÃO-MATERIAL A cultura não-material, em contrapartida, abrange todos os aspectos morais e intelectuais da sociedade, tais como: normas sociais, religião, costumes, ideologia, ciências, artes, literatura, folclore, etc. A música, por exemplo, tanto a erudita quando a popular, faz parte da cultura não-material. Esses aspectos não-material de nossa cultura contrastam com os que encontramos nos Estados Unidos – uma sociedade de maioria protestante, na qual muitos estados empregam a pena de morte e onde a discriminação racial era oficialmente permitida até a década de 1960, quando, após muita luta, criaram-se leis que impedem as práticas racistas. OS SUPORTES DA CULTURA NÃO-MATERIAL Existe uma interdependência estreita constante entre cultura material e cultura não-material. Quando, por exemplo, assistimos á apresentação de uma orquestra, sabemos que as músicas executadas são produto da criatividade de um ou mais compositores. Da mesma forma que uma melodia requer instrumentos musicais para sua exteriorização, também as religiões, de modo geral, necessitam de templos, altares e outros componentes materiais para que possam ser praticadas. Na verdade, a interdependência entre esses dois aspectos é intrínsecas a qualquer cultura, pois um grupo só pode realizar sua cultura não-material apoiado em meios concretos de expressão que fazem parte de sua cultura material.

• 6. 3. COMPONENTE DA CULTURA A cultura é um todo orgânico, um sistema , um conjunto cujas partes se relacionam estreitamente. Os principais aspectos de uma cultura são: os traços culturais, o complexo cultural, a área cultural o padrão cultural e a subcultura. TRAÇOS CULTURAIS Você já viu alguém dançando frevo? Trata-se de um gênero musical típico de Pernambuco e do carnaval do Recife e de Olinda. Pois bem, cada passo do frevo é um traço cultural dessa manifestação de cultura popular que é o carnaval pernambucano( o mesmo se pode dizer do samba no Rio de Janeiro.)

• 7. COMPLEXO CULTURAL Da mesma forma, o futebol é um complexo cultural que pode ser desmembrado em vários traços culturais: o campo, a bola, o juiz, os jogadores, a torcida, as regras do jogo, etc. ÁREA DA CULTURA Salvador, na Bahia, por exemplo, constitui uma área cultural dotada de grande riqueza em termos de complexos culturais, como o carnaval, certos gêneros de samba, o candomblé, a capoeira, etc. PADRÃO CULTARAL Padrão cultural é um conjunto de normas que regem o comportamento dos indivíduos de determinada cultura ou sociedade. Desse modo, quando os membros de uma sociedade agem de uma mesma forma estão expressando os padrões culturais do grupo. Por exemplo, o casamento monogâmico é um dos padrões culturais da sociedade brasileira. SOBCULTURA No interior de uma cultura podem aparecer diferenças significativas, caracterizando a existência de uma sobcultura. A ocorrência de sobcultura não se limita a diferenças regionais, também pode se verificar na relação entre gerações ou entre grupos de diferentes origens étnicas.

• 8. 4. CULTURA E PROGRESSO É na capacidade que os grupos têm de perpetuar e acrescentar novos valores á cultura que reside a possibilidade de progresso. Em geral, o enriquecimento do patrimônio cultural de uma sociedade se faz por meios de dois processos: a invenção e a difusão. Depois de estudá-los, vamos ver como o desequilíbrio entre os diferentes aspectos da cultura geram o processo conhecido como retardamento cultural. MUDANÇAS NO PATRIMÔNIO CULTURAL Em meados do século XIX, o uso do motor a vapor para mover um veículo correndo sobre trilhos criou um meio de transporte que teria importância decisiva no mundo moderno: o trem. As invenções são geradas pela combinação entre o patrimônio cultural da sociedade e determinadas necessidades sociais, além, é claro, da criatividade dos inventores. DIFUSÃO CULTURAL Alguns traços culturais, como uma nova moda ou de um equipamento recentemente inventado, difundem-se não só na sociedade em que tiveram origem, mas também entre outras culturas, geralmente por intermédio dos meios de comunicações ( jornais, televisão, cinema, rádio, internet, etc.). RETARDAMENTO CULTURAL As invenções, por exemplo, acarretam mudanças mais aceleradas na cultura não-material: os instrumentos, as máquinas e as técnicas mudam mais rapidamente do que a religião, os padrões familiares, a educação,etc.

• 9. 5. O FENÔMENO DA ACULTURAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com