TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calçados evolução ergonômica

Por:   •  22/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  7.316 Palavras (30 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 30

Revista da Unifebe nº 9        Artigo Original

ERGONOMIA DO CALÇADO: OS PÉS PEDEM CONFORTO

ERGONOMICS OF THE SHOE: THE FEET ASK FOR COMFORT

Samara Bozano1

Rui de Oliveira2

RESUMO

A evolução do calçado resultou em mudanças até mesmo na sua função, fazendo que ele deixasse de ser apenas um protetor dos pés, recebendo também a função de adorno. Junto a esta evolução e ao desejo pela estética, o surgimento de diversos materiais e junto a eles problemas de saúde passaram a exigir maiores cuidados na hora de produzir e/ou escolher um calçado. E, a partir dessa evolução, sendo as exigências cada vez maiores, surgiram normas técnicas e padrões de qualidade para maior conforto e satisfação do consumidor. Por meio de uma pesquisa bibliográfica exploratória, o presente artigo relata a importância dos padrões ergonômicos e de conforto associados às principais funções do calçado, desde sua importância como protetor dos pés até suas características estéticas. Partindo desse contexto, analisa a estrutura e as medidas antropométricas do pé, bem como o seu crescimento durante o desenvolvimento humano, tendo variações dimensionais em relação às diferenças físicas e raciais entre os seres humanos. Enfatizando os padrões anteriormente citados, buscou-se rever as tecnologias pertinentes a testes de qualidade e conforto que proporcionam os estudos e análises técnicas, assim como os materiais utilizados na fabricação dos calçados, que são verdadeiros atributos em relação ao conforto dos pés. Os estudos relatados no artigo proporcionam a percepção dos padrões ergonômicos e de conforto como fontes de criação de um diferencial no mercado da moda calçadista.

PALAVRAS-CHAVE: Conforto. Ergonomia. Calçado.

ABSTRACT

The evolution of the shoe even resulted in changes in its function, causing it to stop being just a feet protective, receiving also the function of adornment. Along with this development and the desire for aesthetics, the emergence of various materials and with them health problems began to require more care in time to produce and / or choose a shoe. And from this trend, with the increasing demands, there were technical and quality standards for comfort and satisfaction. Through an exploratory literature, this article reports the importance of ergonomic standards and comfort associated with the main functions of footwear, from its importance as a protector of the feet to its aesthetic characteristics. From this context, examines the structure and anthropometric measurements of the foot, as well as its growth during development, and dimensional variations in relation to physical and racial differences among humans. Emphasizing the standards mentioned above, we sought to review the relevant technologies for quality testing and provide comfort that the studies and analysis techniques, as well as the materials used in the manufacture of shoes, which are true attributes in relation to the comfort of your feet. The studies reported in the article give the perception of ergonomic standards of comfort and help to create a gap in the market of fashion footwear.

[pic 1]

  1. Acadêmica do Curso de Design de Moda do Centro Universitário de Brusque (Unifebe).

2Especialização em Desenho Industria. Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ). Docente da Unifebe.

Correspondência para: Rui de Oliveira  -  Contato: ruidesign@hotmail.com

Recebido: 30/05/2011        -        Aceito: 25/10/2011

KEYWORDS: Comfort. Ergonomics. Footwear.

Introdução

Tendo os calçados a função de proteger os pés, é clara a exigência de qualidade e conforto em sua confecção. Portanto, a evolução calçadista fez do calçado muito além de um simples protetor, tornando este, um artefato de papel importante na estética e, principalmente, na distinção de classes sociais.

A miscigenação da população brasileira trouxe ao país variadas contribuições relacionadas à evolução calçadista no Brasil, influências essas, que proporcionaram ao surgimento da indústria calçadista, além das variadas possibilidades de materiais e formas de produção. Tais avanços contribuíram para o aprimoramento da construção do calçado além das maiores possibilidades de problemas a ele agregado.

A estética do calçado agrega valor quando unida a valores ergonômicos. Por este motivo, é de valiosa importância informar ao produtor, dados ergonômicos relacionados a matérias-primas, e ao consumidor, os malefícios causados pelo mau uso e/ou escolha inadequada do calçado. Através da ergonomia no design de calçado, é possível utilizar de forma correta, dados antropométricos, cujo artigo se propõe a informar estes dados através do estudo de medidas dos pés e sua escala de crescimento, sendo estes, aspectos fundamentais na fabricação de calçados verdadeiramente confortáveis.

Sendo assim, este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância dos padrões ergonômicos e de conforto, associados às principais funções do calçado, o presente artigo tem por objetivo analisar a estrutura e medidas antropométricas do pé e seu crescimento durante o desenvolvimento humano, revendo tecnologias e normas referentes à qualidade dos calçados e conforto dos pés. Com a intenção de alertar o consumidor e o produtor calçadista em relação aos cuidados com a saúde e bem estar humano, é possível salientar a importância na escolha dos materiais utilizados na construção do calçado, além de conhecer a melhor maneira de usar de forma correta o calçado sem colocar em risco a sua saúde.

Para tanto, foram designados alguns objetivos específicos: possibilitar a percepção de padrões ergonômicos e de conforto como fontes de criação de um diferencial no mercado da moda calçadista; mostrar a importância e cuidados a serem tomados na produção e compra de calçados realmente confortáveis; e, por fim, advertir quanto aos danos causados pelo uso inadequado do calçado.

A metodologia utilizada para este estudo se dará por meio de pesquisa bibliográfica exploratória e posterior apresentação e análise das normas ABNT NBR, voltadas à indústria calçadista, que permitem um grande avanço para a indústria calçadista brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.4 Kb)   pdf (205.1 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com