TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cartona

Exames: Cartona. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.554 Palavras (11 Páginas)  •  1.050 Visualizações

Página 1 de 11

gestão recursos humanos

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho procurarei apresentar uma reflexão a respeito dos gêneros do narrar e a relação da linguagem corporal.

Enfatizado os gêneros textuais como o conceito, as características, a importância da linguagem corporal e tipos de atividades que possam ser realizadas.

Com outra abordagem um segundo texto relatando a relação de textos do gênero do narrar e a linguagem corporal assimilando também como trabalhar atividades na mesma.

Em suma as contribuições do presente 6º semestre que traz em suas disciplinas o ensino da educação física que contempla a motricidade que invoca a totalidade humana, o corpo, espírito, natureza, sociedade. Estando em comum relação com a reflexão proposta de ambos os textos que serão apresentados.

O ensino da língua portuguesa que ressalta as expressões do pensamento, o ensino tradicional, a linguagem como instrumento de comunicação, a interação. A língua e gramática que não se equivalem, pois saber gramatica não é suficiente para uma atuação verbal eficaz.

Assim como a organização e didática nos anos iniciais do ensino fundamental o que trabalhar a importância dos portfólio, o planejamento, a didática, o planejar o ato de construir objetivos algo que se torna flexível.

2 DESENVOLVIMENTO

Primeiro Texto:

Gêneros textuais como práticas sócio históricas. Contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia.

São entidade sócia discursiva e formas de ação social contornáveis em qualquer situação comunicativa.

Os gêneros textuais surgem situam-se e integram-se funcionalmente nas culturas em que se desenvolvem e caracterizam-se muito mais por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais do que por suas peculiaridades linguísticas e estruturais.

Com linguagens de expressão do pensamento, da comunicação da interação.

A língua portuguesa abrange o ensinar a língua e gramática mas que não se valem saber somente gramática não é suficiente.

Os limites entre a oralidade e a escrita tornam-se menos visíveis, a isto se chama hibridismo que desafia as relações entre oralidade e escrita e inviabiliza de forma definitiva a visão dicotômica.

É impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum gênero, assim como é impossível se comunicar não verbalmente a não ser por algum texto.

Esta visão segue a noção de língua como atividade social, histórica e cognitiva, privilegia a natureza funcional e interativa.

A língua é tida como uma forma de ação social e histórica e que, ao dizer, também constitui a realidade sem, contudo cair num subjetivismo ou idealismo ingênuo. Neste contexto os gêneros textuais se constituem como ações sócias discursivas para agir sobre o mundo e dizer o mundo, constituindo-o de algum modo.

Texto é uma entidade concreta realizada materialmente e corporificada em algum gênero textual.

Discurso é aquilo que um texto produz ao se manifestar em alguma instância discursiva. O discurso se realiza nos textos.

Domínio Discursivo.

Uma esfera ou instância de produção discursiva ou de atividade humana. Não são textos nem discursos, mas propiciam o surgimento de discursos bastante específicos. Discurso jurídico, discurso jornalístico, discurso religioso, discurso político, etc.

Tipos textuais, definição Espécie de sequência teoricamente definida pela natureza linguística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas)

Narração, argumentação, exposição, descrição e injunção.

Importante ressaltar, que os gêneros textuais é o reflexo da sociedade, época, cultura. Foi o que demonstramos quando apresentamos um breve relato dos gêneros textuais na história, então, à proporção que a sociedade transforma-se vemos o surgimento de novos gêneros, ou seja, eles evoluem-se no tempo.

Sabemos que todos os textos manifestam-se por meio dos gêneros textuais, então, é importantíssimo aplicar isso em sala de aula, no ensino da língua, e, agora, nesta época que vivemos pós-modernidade, nunca foi tão importante ter o conhecimento de tais gêneros, pois seu domínio é de fundamental importância.

Os PCNs (Parâmetro Curriculares Nacionais) têm como ideia básica a questão da relevância de se trabalhar esses variados gêneros circulantes na escola, não só os gêneros escritos como também os orais, o que significa levar os educandos a conhecer, analisar, produzirem esses diversos textos. Vê-se, portanto, que o estudo, compreensão desses gêneros é uma maneira interessantíssima de se lidar com a língua materna em seus variados usos em nosso cotidiano.

Sabemos que, Os demais gêneros figuram apenas para enfeite e até para distração dos alunos.

São poucos os casos de tratamento dos gêneros de maneira sistemática. Isso significa que o estudo desses textos ainda é pouco trabalhado na escola, segundo o autor, é abordado pelos educadores, porém de forma superficial, a atenção é dada apenas naqueles gêneros mais formais, os demais são totalmente para ‘enfeite’, como ele menciona.

Fato lamentável, pois sabemos quanto os gêneros textuais contribuem para o desenvolvimento da língua, compreensão, da formação do educando, e, sobretudo, numa cooperação das mais importantes para o ensino da leitura e redação, pois somente quando os estudantes dominarem os gêneros mais correntes na vida cotidiana, esses alunos serão capazes de perceber o jogo que frequentemente se faz por meio de manobras discursivas que pressupõem esse domínio. Portanto, o estudo desses variados textos só vem enriquecer as aulas de língua portuguesa.

Crônica: tem como estilo uma narrativa breve, sem aprofundamento da análise, com abordagem reflexiva, subjetiva e comunicativa, que conta ou comenta histórias da vida cotidiana.

Artigo de opinião: contém um título polemico ou provocador, expõe uma ideia ou ponto de vista de um determinado assunto. Apresenta três partes, exposição, interpretação e opinião. Utiliza verbos predominantes no presente, utiliza linguagem objetiva 3ª pessoa, ou subjetiva 1ª pessoa.

Receita: a receita é um gênero textual que apresentam duas partes bem definidas, ingredientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com