TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cemitério dos Ingleses

Por:   •  16/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 4

Arqueologia da Morte: notas sobre o Cemitério dos Ingleses

- Introdução

As necrópoles e suas estruturas e monumentos mortuários compreendem um complexo mosaico cultural e empirista. Refletem a estrutura social, cultural, religiosa, identitária da comunidade que as criaram, sendo impregnadas de valores e significados. Tratam-se de significativas marcas impressas pelo homem. Posto isto, em 1811, foi inaugurado, no município do Rio de Janeiro, o Cemitério dos Ingleses – o British Burial Ground -, o primeiro cemitério não-católico, restrito, particular e ao ar livre da cidade. Mais especificamente, localizado na Zona Portuária da cidade no bairro da Gamboa. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar o Cemitério dos Ingleses do Rio de Janeiro, reafirmando-o como um elemento de criação e manutenção de uma identidade étnica e religiosa, isto é, como uma marca identitária e simbólica de um grupo manifestando e perpetuando a memória de um segmento da sociedade.

- Criação do cemitério

Para melhor compreender as razões que levaram o príncipe regente D. João a criar este cemitério logo após a sua chegada no Rio de Janeiro, em março de 1808, precisamos voltar ao passado. Nos meados do século XVI a Europa católica se viu dividida; primeiro por cleros que questionavam a ordem religiosa reinante e, depois, por um rei - Henrique VIII (1491-1547).  As conseqüências foram múltiplicas: na Inglaterra os católicos foram perseguidos, primeiro com multas astronômicas. Mais tarde, padres católicos pegos em fragrante rezando a missa, eram enforcados em  ''́Tyburn Tree'' (hoje Marble Arch, Londres). Como resultado desta herança, e com receio que os ''papistas'' poderiam infiltrar as forças armadas, a Real Marinha Britânica forçava seus integrantes à prestar juramento mostrando que não eram católicos. Portugal impunha restrições àqueles cidadãos que não eram católicos. Em 1717 fundava na Rua São Jorge à Estrela (Lisboa) o Cemitério dos Ingleses, pois as terras portuguesas sendo  católicas, não poderiam nelas enterrar protestantes. Com a vinda da corte portuguesa para o Brasil em 1808 logo sentiu-se os reflexos desta cultura: o primeiro ocorreu quando D. João decidiu condecorar os oficiais ingleses das naus (pequenas embarcações) de linha britânicas que tinham escoltado a esquadra portuguesa na sua viagem. Como as ordens disponíveis eram todas religiosas e só poderiam ser dadas à católicos, D. João restabeleceu a antiga Ordem da Espada, criada por D. Afonso V, em 1459. O contra almirante sir Sidney Smith foi agraciado com o grau de grã-cruz, os capitães comendadores, e os primeiros-tenentes (imediatos) de todos os navios cavaleiros desta mesma ordem. Prevendo que o número de estrangeiros (protestantes) aumentaria, não só porque tinha concordado com o estabelecimento de uma base naval inglesa no Rio de Janeiro para proteger-se da ameaça francesa, mas também pelo fato que ao chegar na Bahia tinha aberto os portos ao comércio com nações amigase assinou a compra do terreno em 24 de dezembro de 1808. Em 8 de janeiro 1809, pelo  decreto no. 3 o Cemitério dos Ingleses na Gamboa passou a ser uma realidade.

 Cemitério dos Ingleses pintado por Maria Graham (Maria Callcott) em 1823.

- Rituais funerários

Combatentes britânicos possuem espaço reservado chamando War Grave. 

O Cemitérios dos Ingleses foi a primeira necrópole a céu aberto da cidade do Rio de Janeiro. Em 1809, Lord Strangfort, que havia obtido a autorização para construir uma necrópole protestante, compra a chácara de Simão Martins de Castro e, a partir de 1811, começam os seultamentos. E o primeiro a ser enterrado no cemitério foi um senhor da comunidade chamado Mr. William Bently.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (747.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com