TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cidade do silêncio

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  3.459 Visualizações

Página 1 de 2

Filme: Cidade do Silêncio

Resumo

Cidade do Silêncio conta a história da jornalista americana Lauren Adrian que é mandada por seu chefe para Juarez, uma cidade do México na divisa com os Estados Unidos, para investigar a morte de muitas mulheres.

Chegando lá com a ajuda de um antigo amigo (o jornalista Alonso Dias), descoobre que esses crimes envolvem políticos e grandes empresários locais, porém o governo e a polícia coagem a imprensa que não denuncia esses horrores para o mundo, e o povo da cidade com medo, cala-se.

O filme mostra a exploração de mulheres oper´rias que foram retiradas de suas terras por falta de pagamento de impostos e que acabaram sendo obrigadas a trabalhar em uma fábrica localizada na cidade de Juarez, sendo vítimas de exploração e violentadas constantemente levando-as muitas delas à morte.

Relação do filme com o Serviço Social:

O filme demonstra a violência e o descaso das autoridades locais.É nesse contexto que se encaixa a importância do direito a imprensa, livre expressão do pensamento e o direito de denúncia.

O profissional de Serviço Social deve atentar-se aos vários tipos de exploração: escravidão, abusos, violência, opressão, corrupção, entre outras, e tentar minimizar as diferenças e as injustiças sociais.

Algumas considerações:

Fonte: Atualidades UOL

Carolina Cunha

Da Novelo Comunicação 07/04/2014

Indicação do link de artigo lido na internet: http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/opiniao-do-brasileiro-sobre-estupro-gera-protestos-contra-a-violencia-machista.htm

Artigo: Violência contra a mulher: Opinião do brasileiro sobre estrupo gera protesto

Resumo:

O resultedo da pesquisa "Tolerância social à violência contra mulher " feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), provocou polêmicas ao divulgar que 65,1% dos entrevistados concordam que "mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas".

Dias após a divulgação da pesquisa o IPEA reconheceu que o resultado estava errado e a porcentagem correta era de 26%.

A pesquisa foi reflexo da acontecimentos anteriores que visavam a proteção da mulher contra a violência sexual que ficou em evidência com os casos das vítimas do metrõ e do trem de São Paulo.

Mesmo que o resultado da pesquisa foi corrigido, ainda percebemos a forte presença do machismo na sociedade, interferindo de forma direta na liberdade de escolha das mulheres.

Relação do artigo com o Serviço Social:

As mulheres deveriam ser protegidas e valorizadas independente da forma como agem ou se vestem, e não desmoralizadas como parte da população faz.

O Assistente Social deve fazer campanha de conscientização sobre a importância da mulher na sociedade e promover eventos que influenciam a participação da população no movimento de proteção às mulheres.

Afinal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com