TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia E Pesquisa

Ensaios: Ciencia E Pesquisa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de avaliação a distância (AD)

Disciplina: Ciência e Pesquisa

Curso: Segurança Publica

Professor: Joel Irineu Lohn

Nome do aluno: Heitor Mundim Rabelo

Data: 31/03/2012

1 A partir do estudo sobre tipos de conhecimentos, contemplados no livro didático, leia com atenção o texto abaixo e elabore uma redação, de no mínimo 20 linhas, identificando quais conhecimentos relacionam-se com o texto abaixo. No desenvolvimento da resposta aponte e comente duas características de cada conhecimento identificado. (3,0 pontos)

R:

O conhecimento pressupõe, necessariamente, a existência de uma relação entre dois pólos: de um lado o sujeito e de outro o objeto. Na relação sujeito-objeto, o sujeito é aquele que possui capacidade cognitiva, isto é, capacidade de conhecer. O objeto é aquilo que se manifesta à consciência do sujeito, que é apreendido e transformado em conceito. O conhecimento pode ocorrer de diversas formas, isso significa dizer que um único objeto pode ser entendido de diversos ângulos e aspectos. O “conhecimento popular” se identifica com “pensar o cotidiano” capacidade em que as pessoas tem para criticar os fatos ocorrido no dia-dia ou mesmo resolver problemas em que muitas vezes não tiveram instrução necessária. O pensamento filosófico também entra nesse contexto e serve para uma crítica mais profunda dessa “realidade” se opondo sobre o conhecimento ilusório, emoções, crença religiosa e êxtase místico. E por fim considerado o mais recente o “Conhecimento Científico” que trata da realidade, que busca soluções para os problemas da vida diária tem sua contribuição quando resolvemos “pensar o cotidiano”. O “pensar cotidianamente” tem uma relação com o conhecimento religioso, pois ajustar-se a sociedade sem criticar é aceitar imposições culturais, entre elas a religião. Outro seria o “conhecimento artístico” que é baseado na intuição e sentimento que favorece para o modo passivo de agir se deixando levar pela sociedade.

2. Os estudos sobre os tipos de conhecimento, consistem em identificar as diferenças que existem de acordo com as características de cada um, percebendo a realidade a partir de ângulos diferentes. Diante disso, analise as palavras abaixo e indique o nível de conhecimento com que mais se aproximam. Justifique sua resposta com, mínimo 6 linhas, procurando relacionar o significado de cada palavra com o tipo de conhecimento indicado. (2,0 pontos)

R:

A credulidade consiste na fé, portanto trata-se de um “conhecimento religioso”, princípio de que as verdades nas quais acredita são infalíveis ou indiscutíveis. Já a praticidade é possível a partir do “conhecimento popular” no qual é levada em consideração a rapidez e eficácia em resolver uma situação e não a técnica. A sistematização e objetivação pedem um conhecimento cientifico onde o método a ser utilizado e o objetivo são imprescindíveis para o êxito de um projeto.

3 A Ciência surge como conhecimento racional e sistemático no século XVII, com características específicas. Então, com base nos estudos sobre esse conteúdo, contemplado no livro didático, leia com atenção o exemplo abaixo e escreva duas características, predominantes no texto, que são consideradas características da Ciência, justificando-as: (2,0 pontos)

A busca pelo corpo definido.

Os anabolizantes, ou esteróides androgênicos anabólicos, são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de vários tecidos do corpo a partir do crescimento da célula e sua posterior divisão. Apesar de serem utilizados no tratamento de algumas doenças, os anabolizantes são utilizados em grande quantidade por pessoas que desejam aumentar o volume dos músculos e a força física. De forma perigosa e exagerada, algumas pessoas utilizam os anabolizantes em grande quantidade e ainda em associação a outros hormônios para obter o resultado desejado mais rápido, o que pode provocar inúmeros efeitos colaterais indesejados. Dentre eles podemos citar: acne, impotência sexual, calvície, hipertensão arterial, esterilidade, insônia, dor de cabeça, aumento do colesterol maléfico à saúde, problemas cardíacos, crescimento de pêlos, engrossamento da voz, distúrbios testiculares e menstruais, entre outros. Existem alguns efeitos provocados por tal droga que não são revertidos, pois as chances de reversão dependem do comprometimento de cada organismo. Os anabolizantes podem ser encontrados a partir do estrógeno (hormônio feminino produzido pelos ovários), andrógeno (hormônio masculino produzido pelos testículos) e cortisona (hormônio de ambos os sexos). São encontrados em forma de cremes, supositórios, cápsulas e injetáveis. São bastante utilizados por atletas que buscam a força física e a melhor resistência do organismo, mas tais substâncias são proibidas em desportos. Quando um atleta é submetido ao exame de antidoping e tal substância é detectada, o mesmo é desclassificado.

Fonte: BRASIL ESCOLA. Biologia: anabolizantes. Disponívem em: http://www.brasilescola.com/biologia/anabolizantes.htm. Acesso em: 19 ago. 2011.

R:

A primeira característica seria a factual,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com