TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia E Pesquisa

Ensaio: Ciencia E Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2014  •  Ensaio  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 2:

A ciência, o senso comum, a filosofia, a religião e a arte são conhecimentos que possuem naturezas distintas.

Com base nas diferenças entre os diversos tipos de conhecimento, preencha os espaços, indicando uma característica própria a cada conhecimento apresentado no quadro.

Mas, atenção: a relação entre as características deverá ser, necessariamente, de contraposição. Sendo assim, indique: uma característica do senso comum em contraponto à da filosofia; outra, em contraponto à da ciência.

Após o preenchimento do quadro, elabore um pequeno texto (até 05 linhas para cada contraposição) esclarecendo tais características e também a relação de oposição entre elas. (2,5 pontos)

SENSO COMUM FILOSOFIA

Aquele que não surge do estudo sistemático da realidade a partir de um método específico, provém do viver e aprender, da experiência de vida.

Assim, a reflexão filosófica é radical, rigorosa e de conjunto sobre os problemas que a realidade apresenta. Radical porque vai às raízes do problema, rigorosa porque é sistemática, metódica e planejada.

SENSO COMUM CIÊNCIA

Aquele que não surge do estudo sistemático da realidade a partir de um método específico, provém do viver e aprender, da experiência de vida.

Desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas que é o conhecimento que advém dos sentidos ou da experiência sensível.

O Conhecimento do Senso Comum

É aquele que não surge do estudo sistemático da realidade a partir de um método específico. Consiste na ação pela ação, sem ideias comprovadas que não permitem o estudo ou a investigação sobre um determinado fenômeno. Ou seja, o seu conteúdo se forma a partir da experiência que de vivencia no dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com