TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia E Pesquisa

Trabalho Escolar: Ciencia E Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 6

A partir da leitura do texto abaixo, responda às perguntas das questões 1 e 2.

Empresas despertam para a inovação.

(MARCELO REHDER - O Estado de São Paulo - 23/01/2012)

No horizonte de dez anos, mais de 70% das grandes empresas brasileiras pretendem ser líderes em tecnologia, apesar das condições econômicas adversas que afetam o seu desempenho. Na situação atual, cerca de 40% entendem que já são líderes, por isso ainda prevalecem posicionamentos mais tímidos, como o de seguidor rápido de tecnologias de ponta ou de adaptador de tecnologias ao mercado brasileiro.

As informações são de uma pesquisa inédita do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), que entrevistou os principais dirigentes de 40 grupos privados, dos quais 30 de empresas, em sua de maioria de capital nacional e dez grandes empresas transnacionais que atuam no mercado brasileiro. Esses grupos respondem por 80% do esforço nacional em pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Hoje, o número de empresas que fazem Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) no Brasil não passa de 2,5 mil, enquanto 30 mil são inovadoras. É pouco num universo de quase 100 mil empresas industriais existentes no País. "Mas o mundo inteiro é assim", diz o coordenador da pesquisa, o reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Carlos Américo Pacheco.

Para 58% dos entrevistados, a inovação tecnológica é decisiva para sua estratégia de mercado atual, enquanto 42% consideram a tecnologia relevante. No horizonte de dez anos, o entendimento se altera de forma ainda mais explícita: 80% das empresas afirmam que a tecnologia terá papel decisivo e 20% consideram que será relevante.

"As empresas estão percebendo que se quiserem entrar no mundo vão ter de investir em inovação", diz o presidente do Iedi, Pedro Passos, sócio fundador da Natura Cosméticos. "Entender a inovação como vetor do crescimento passou a ser fonte de sobrevivência das empresas de manufatura", frisa.

Nesse cenário, os resultados da pesquisa indicam que o diagnóstico, repetido em muitos fóruns de debates, de que falta cultura de inovação nas empresas brasileiras "não passa de bobagem", diz Pacheco.

Questão 1- Levando em consideração o estudo efetuado sobre linguagem, analise as questões abaixo, em seguida responda ao solicitado.

a) Há uma função de linguagem predominante no texto acima, cite qual é, após isso, transcreva um trecho do texto que comprove a sua resposta. (1,0 ponto)

b) A partir desse exemplo, identifique, pelo menos, duas características relacionadas à função identificada, justificando a sua resposta. Veja que o seu comentário não pode ser cópia da teoria presente no material didático, ou seja, você deve explicar com suas próprias palavras. (1,0 ponto).

c) Apresente, ao menos, 2 características (não pode ser simplesmente cópia do material didático), do texto "Empresas despertam para a inovação", em relação ao nível padrão de linguagem. Justifique sua resposta. (1,0 ponto)

Questão 2- A coesão e a coerência textuais são elementos determinantes para a construção adequada de um texto, pois interligam as informações, dão sentido ao texto, fazem retomadas, entre outras funções. Observando a importância disso, responda às questões que vêm na sequência.

a) A que se referem (o que retomam) cada um dos termos destacados acima: seu, esses grupos, assim e esse cenário? (1,0 ponto)

b) O elemento coesivo por isso foi usado de forma incorreta. Explique por que o uso dele está inadequado, faça isso relacionando/comentando as partes do texto que estão ligadas a esse por isso, em seguida, sugira outros conectores que seriam corretos, de acordo com o contexto. (1,0 ponto)

Questão 3

Os textos podem ser classificados em literários e não literários. Nos textos literários, predomina a linguagem conotativa, já nos não literários, a linguagem predominante é a denotativa. Há algumas características que diferenciam esses textos, quais sejam:

Texto literário:

1. plurissignificativo, portanto, aberto a várias interpretações;

2. tem uma intenção estética, procurando provocar a surpresa e o prazer. (...)

3. apresenta o compromisso com a verdade da mensagem em um plano secundário.

Texto não literário:

1. evita a ambiguidade, procurando a objetividade;

2. tem uma intenção utilitária;

3. estabelece como relevante a verdade da informação;

Classifique os textos abaixo em literários ou não literários, em seguida, faça uma análise, tendo como base as características apresentadas acima.

Obs. Cada análise deve estar embasada nas características acima e também em outras que tenham relação com os textos. Você deve justificar cada uma delas presentes no texto, não simplesmente copiá-las na resposta. (2,0 pontos)

Texto 1

Como garimpar oportunidades

Gustavo Cerbasi

Que atire a primeira pedra quem nunca se frustrou ao buscar uma dica de investimentos aparentemente quente e, tempos depois, percebeu que fez uma péssima escolha.

Será que especialistas e imprensa especializada tentam ludibriar os menos experientes? Ou será que bons investimentos simplesmente deixam de ser bons quando pessoas comuns passam a optar por eles?

Aposte nessa segunda reflexão. Um bom investimento hoje provavelmente deixará de ser bom em um prazo não muito longo. Isso não é profecia, mas sim pura lógica econômica.

Os melhores investimentos provavelmente serão as maiores causas de frustrações para desavisados, simplesmente porque oportunidades têm prazo de validade.

Ganho fácil é aquilo que chamamos de oportunidade, pois é improvável que, sendo fácil, dure muito tempo.

Afinal, quanto maior a facilidade de ganhos que uma oportunidade traz, mais evidente ela é para empreendedores e investidores, e mais rapidamente atrairá interessados em aproveitá-la.

Quando muitas pessoas disputam uma oportunidade, ela se torna escassa e encarece, deixando de ser uma oportunidade. Em outras palavras, mostre-me um caminho fácil para ganhar dinheiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com