TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis

Dissertações: Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  7.679 Palavras (31 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 31

Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí

Demonstrações

Contábeis

* Contabilidade Comercial e Industrial

Aline dos Santos Montani

Flávio Alves dos Santos Júnior

Jéssica Silva Guimarães

Paranavaí, 18 de Maio de 2012

Trabalho apresentado como requisito de avaliação parcial da disciplina de Contabilidade Comercial e Industrial, no 3º ano do curso de Ciências Contábeis, turma 02 – FAFIPA, sob a orientação do Professor Veraci Lopes

Paranavaí, 18 de Maio de 2012

“Elementos das Demonstrações Contábeis NBC T 1

47. Demonstrações contábeis retratam os efeitos patrimoniais e financeiros das transações e outros eventos, agrupando-os em classes de acordo com as suas características econômicas. Essas classes são chamadas de elementos das demonstrações contábeis. Os elementos diretamente relacionados à mensuração da posição patrimonial e financeira no balanço são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido. Os elementos diretamente relacionados com a mensuração do desempenho na demonstração do resultado são as receitas e as despesas. A demonstração das mutações na posição financeira usualmente reflete os elementos da demonstração do resultado e as mutações nos elementos do balanço patrimonial; assim sendo, esta Estrutura Conceitual não identifica nenhum elemento que seja exclusivo dessa demonstração.”

Balanço Patrimonial

O objeto da contabilidade é o Patrimônio, das pessoas físicas ou jurídicas, que precisem das informações contábeis, para o auxilio em tomadas de decisões. Sendo assim, pode se conceituar o Patrimônio de uma entidade como sendo um

conjunto de Bens, Direitos e Obrigações. O Balanço Patrimonial é o demonstrativo contábil que tem como objetivo demonstrar a situação Patrimonial da entidade levando em consideração seus aspectos qualitativos e quantitativos.

O balanço Patrimonial tradicionalmente é graficamente representado por um gráfico em forma de “T”, composto por duas partes: o Ativo e o Passivo, sendo assim, ficou convencionado que o lado esquerdo do “T” representa o Ativo, e o lado Direito representa graficamente o Passivo. O Passivo é constituído pelas Obrigações e pelo Patrimônio Líquido, e o Ativo pelos Bens e Direitos. Nos artigos 178 a 184 da Lei 6.404 de 1967, trata sobre como será a estrutura do Balanço Patrimonial, sua disposição e suas características, principais.

O artigo 178, diz:

“No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.”

Ou seja, para a elaboração do Balanço Patrimonial precisamos fazer uso das contas, “conta” é o nome técnico dado aos componentes Patrimoniais, e de acordo com o artigo citado acima, no Balanço Patrimonial as contas são agrupadas e classificadas, levando em consideração o elemento patrimonial, objeto de seu registro. Como já dito o Balanço patrimonial é dividido em Ativo e Passivo.

Ativo

O Artigo 183 da Lei 6.404/76:

“No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:

I - as aplicações em instrumentos financeiros, inclusive derivativos, e em direitos e títulos de créditos, classificados no ativo circulante

ou no realizável a longo prazo:(Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)

a) pelo seu valor justo, quando se tratar de aplicações destinadas à negociação ou disponíveis para venda; e (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009)

b) pelo valor de custo de aquisição ou valor de emissão, atualizado conforme disposições legais ou contratuais, ajustado ao valor provável de realização, quando este for inferior, no caso das demais aplicações e os direitos e títulos de crédito; (Incluída pela Lei nº 11.638,de 2007)

II - os direitos que tiverem por objeto mercadorias e produtos do comércio da companhia, assim como matérias-primas, produtos em fabricação e bens em almoxarifado, pelo custo de aquisição ou produção, deduzido de provisão para ajustá-lo ao valor de mercado, quando este for inferior;

O inciso primeiro do artigo 178 diz:

§ 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:

I – ativo circulante; e

II – ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível

Como dito o as contas do Ativo serão dispostas por ordem decrescente de grau de liquidez, ou seja, no Ativo deve estar disposto de forma decrescente os Direitos e Bens que a empresa pode “Transformar” em dinheiro mais rápido. Para que haja o reconhecimento de um ativo, deve se levar em consideração, se o bem ou direto oferece benefícios financeiros econômicos para empresa no presente ou benefícios futuros.

Ativo Circulante

Esse Grupo é composto por contas que

estão em constante movimentação. É composto por valores já realizados, ou seja, já transformados em dinheiro, ou que ainda serão realizados até termino do exercício social subseqüente. É controlado pela entidade e sua existência se dá por conta de eventos passados.

Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:

I - no ativo circulante: as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte;

* Disponibilidades: Nesse grupo estão às contas que representam os bens e direitos que com maior grau de Liquidez do Ativo, nesse grupo se localiza a conta caixa, e os saldos positivos em bancos e contas de Aplicação liquidáveis em até 90 dias da data do balanço, e com baixo risco de investimento.

* Valores a Receber: Esse subgrupo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.6 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com