TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis

Tese: Ciencias Contabeis. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Tese  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 2

Passo 1 (Assistir o filme.)

Passo 2 (Equipe)

Refletir com seus amigos sobre o Filme tempos modernos. Comparando o estresse do personagem da época como hoje o estresse que vivemos hoje nas empresas apresentar em um relatório no Maximo duas laudas.

O enfoque da escola clássica é, portanto, predominantemente técnico, enfatizando os métodos de trabalho, a organização da empresa, as atribuições do administrador, a eficiência dos recursos materiais. É o enfoque da administração científica, do processo administrativo e de grande parte da teoria das organizações. Em suma, os trabalhadores da escola clássica são vistos como peças de máquinas ou seres estritamente profissionais; seus sentimentos e comportamentos não são levados em conta.

Divisão do trabalho, tema abordado tanto pelo filme "Tempos Modernos" de Charles Chaplin, como nos capítulos I e II do texto "A Riqueza das Nações" de Adam Smith, mostra o posicionamento do operário diante da enorme divisão do trabalho que com a maciça especialização de um oficio, aumenta a produção por operário e o número de emprego por cargo.

No início do filme, observamos uma ovelha negra no meio de outras ovelhas , porém, brancas; dando-nos a impressão da engrenagem defeituosa que atrapalha toda a produção em serie altamente especializada. Nesse filme, Chaplin é um operário de uma fábrica cujo ofício é apertar parafusos em uma linha de montagem; que ao longo do filme, decorrente da intensa repetição, lhe causa um ataque de nervos, atrapalhando completamente a produção da fábrica.

Já no seu texto, Adam Smith, afirma que a divisão do trabalho, além de gerar o aprimoramento das forças produtivas, aumenta o número de trabalhadores por ofício, gerando assim um aumento de produção que seria decorrente da redução e simplificação das atividades dos operários, fazendo delas, o único ofício de suas vidas e aumentando a destreza em suas atividades.

Com a constante busca para aumentar a produtividade, surgiram diversos aperfeiçoamentos e inovações tecnológicas que acabaram por criar uma nova profissão, que depois foram denominados filósofos, ou pesquisadores cujo objetivo era observar cada meio, combiná-lo, e criar novas máquinas para o processo de produção. Podemos observar essa constante busca por inovações no momento do filme em que o operário é usado como cobaia de teste de um aparelho que o alimente durante o trabalho, eliminando o horário de almoço e assim aumentando o tempo de produção.

Enfim a divisão exagerada do trabalho ao mesmo tempo em que pode gerar um aumento na produção acaba tendo como consequência dessa especialização o emburre cimento de seus operários, impedindo o conhecimento de todo o meio de produção impossibilitando um crescimento e um estimula pessoal estimulando assim o desinteresse pelo oficio e gerando a queda na produção.

A teoria de Taylor estudava os tempos e movimentos para racionalização do trabalho em busca da máxima eficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com