TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis

Artigo: Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Funções Administrativas 4

2.2 Conceito de patrimonio ..........................................................................................5

2.3 Capital Social – Fontes (origens) de Recursos ....5

2.4 Capital Terceiros – Fontes (origens) de Recursos.................................................6

2.5 Análise de Mercado 6

2.6 Demanda, Oferta e Equílibrio de Mercado.............................................................6

2.7 Estrutura do Mercado ............................................................................................7

2.8 Contabilidade Social como Ferramenta de Informação para a Responsabilidade Social............................................................................................................................7

3 CONCLUSÃO............................................................................................................9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Com a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre o tema contexto empresarial, esse trabalho tem como objetivo abordar os aspectos principais do tema proposto, pode se afirmar que o contexto empresarial com seus conteúdos, tem uma enorme importância ao estudante de ciências contábeis e ao empresário que deseja iniciar suas atividades empresariais.

Será abordado o conceito de cada função administrativa as principais mudanças ao longo do tempo, o conceito de patrimônio, fontes e origens de recursos, capital social, capital de terceiros, análise de mercado, demanda, oferta, equilíbrio de mercado, estrutura de mercado e contabilidade social como ferramenta de informação para responsabilidade social, todos esses aspectos do contexto empresarial será abordado, desenvolvendo a necessidade de se obter, um grande conhecimento de mercado, a fim de não se cometer erros administrativos que podem levar o iniciante de uma atividade empresarial.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

As funções administrativas tiveram como seu precursor Henri Fayol, ele fundou as teorias clássicas da administração que foram aperfeiçoadas nos últimos anos.

Organização, conjunto de recursos unidos, para atingir um determinado objetivo e satisfazer as necessidades dos indivíduos e da sociedade. Estas organizações podem ser agrupadas e classificadas de diferentes formas, com ou sem fins lucrativos. Porem qualquer que seja a categoria em que se encontre precisará ser administrada.

Planejamento na definição das funções administrativas identifica-se inicialmente. O Planejamento que por definição, precede a ação, elaboração de previsões, fixação de objetivos, programação, ornamentação e a definição de políticas e procedimentos. Pode ser Estratégicos onde são tomadas decisões com visões á longo prazo, Tático decisões que devem ser executadas pelas varias áreas da organização e Operacional onde serão realizados a prazos mais curtos.

Organização decorre de algum tipo de Planejamento. Define-se também a forma como as pessoas estarão agrupadas e a forma como irão trabalhar. A forma de organizar depende em grande parte dos pressupostos que o organizador tem sobre o comportamento das pessoas, sua capacidade de assumir responsabilidades, motivação etc.

Direção está relacionada em como as pessoas serão guiadas, ou seja, como elas serão influenciadas para que suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado.

Controle tem como objetivo garantir que o trabalho executado corresponda ao que foi planejado. Constitui a última das funções administrativas, vindo depois do planejamento, da organização e da direção. Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Controle tem como objetivo garantir que o trabalho executado corresponda ao que foi planejado. Constitui a última das funções administrativas, vindo depois do planejamento, da organização e da direção. Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

O termo patrimônio significa, a princípio, o conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se também de valores a receber (ou dinheiro a receber). Por isso, em contabilidade esses valores a receber são denominados direitos a receber ou, simplesmente, direitos. Relacionando-se, todavia, apenas bens e direitos, não se pode identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa. É necessário evidenciar as obrigações (dívidas) referentes aos bens e direitos. Por exemplo, se você disser que tem como patrimônio um apartamento e não fizer referência à dívida com o banco financiador (em caso de ter sido adquirido através desse sistema de crédito), sua informação é incompleta e pouco esclarecedora. Em Contabilidade, portanto, a palavra patrimônio tem sentido amplo: por um lado significa o conjunto de bens e direitos pertencentes a uma pessoa ou empresa; por outro lado inclui as obrigações a serem pagas.

2.2 CAPITAL SOCIAL – FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS

É o montante necessário para se constituir e iniciar as atividades de uma nova empresa enquanto a mesma não gera recursos suficientes para se sustentar. O valor do capital social deve ser estipulado baseado em um plano de negócios elaborado pelos interessados previamente. Uma vez definido o valor do capital social necessário para a construção da nova empresa, os futuros sócios deverão estipular qual a parcela dele que caberá a cada um. O capital social é o valor previsto em contrato ou estatuto,que forma a participação(em dinheiro,bens ou direitos) dos sócios ou acionistas na empresa.

2.4 CAPITAL DE TERCEIROS – FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS

Utilizados para a manutenção da atividade de uma empresa, Vem de pessoas externas à entidade: fornecedores, credores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com