TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis

Ensaios: Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  2.164 Palavras (9 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 9

CONCEITOS REGIME DE CAIXA E COMPETÊNCIA:

Regime de caixa:

È o regime contábil que apropria as receitas e despesas no período de seu recebimento ou pagamento, respectivamente, independentemente do momento em que são realizadas. A regra geral é a seguinte: 1) A despesa só é considerada Despesa Incorrida quando for paga, independente do momento que esta foi realizada. O que considera aqui é o momento que foi paga. 2) A receita só é considerada Receita Ganha quando for recebida, independente do momento que esta foi realizada. O que considera aqui é o momento que foi recebida.

Regime de competencia:

Regime de competência é uma forma de registrar os eventos contábeis, considerando seus fatos geradores, isto é, aqueles fatos que dizem respeito ao patrimônio. Este regime também é chamado de PRINCÍPIO DE COMPETÊNCIA e é universalmente adotado,aceito e recomendado pela Teoria da Contabilidade e pela legislação brasileira. Ele evidencia o RESULTADO da empresa de forma adequada e completa. Regras:

A Receita deve ser contabilizada no período em que foi gerada, independentemente do seu efetivo recebimento. A receita será considerada gerada no momento em que ocorre a transferência da propriedade da mercadoria(entrega)ou serviço prestado.

A Despesa , de maneira análoga á Receita, deve ser contabilizada no período em que foi incorrida,utilizado o recurso, independentemente do pagamento, ou seja, da efetiva saída do dinheiro do Caixa ou Bancos, se for á vista( se for a prazo,a empresa assumirá uma obrigação, representada por Duplicatas ou Contas a pagar). Exemplos de eventos que demonstram que a sobra do dinheiro no caixa não é sinônimo de lucro: • Venda a vista de itens comprados a prazo

• Venda de itens disponíveis em estoque e que já tenham sido pagos em períodos anteriores

• Recebimentos em datas inferiores aos pagamentos (quando o prazo para pagamento da compra é superior ao do recebimento das vendas)

Passo 3

Seguro – contabilização

1) De acordo com o Regime de Competência, a Companhia Beta deverá ter lançado em sua escrituração contábil no exercício findo em 31/12/2010 o total de R$ 3.750,00, o total do prêmio a ser pago corresponde a R$27.000,00 mas dividindo o valor por trinta e seis meses (prazo de vigência do seguro) obtivemos este montante pois no ano de 2010 a apropriação da despesa de seguros se reflete para apenas cinco meses.

2) A) Registro: 01/08/2010

D- Seguros a apropriar 27.000,00

C- Seguros a pagar – 27.000,00

B)Pgto primeira parcela 01/09/2010

D – Seguros a pagar

C- Bco/Caixa – 9.000,00

C) Apropriaçao como despesa da primeira parcela 31/08/2010

D- Seguro patrimonial

C- seguros a apropriar – 750,00

Etapa 3

Passo 1 leitura

Existem contas retificadoras no Passivo? Quais?

• Deságio a Amortizar (na emissão de debêntures abaixo do par);

• Juros a vencer

Também chamadas de redutoras, são contas que, embora apareçam num determinado grupo patrimonial (Ativo ou Passivo) têm saldo contrário em relação às demais contas desse grupo. Desse modo, uma conta retificadora do Ativo terá natureza credora, bem como uma conta retificadora do Passivo terá natureza devedora. As contas retificadoras reduzem o saldo total do grupo em que aparecem.

Ex. Capital a Realizar ou Integralizar

Prejuizos acumulados

Ações em tesouraria

Passo 2 calculo amortização......

Passo 3 leitura

Passo 4 Livro razão

Caixa

Data Histórico Débito Crédito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com