TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais Aula Tema 03 Atividade De Autodesenvolvimento

Trabalho Escolar: Ciencias Sociais Aula Tema 03 Atividade De Autodesenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 2

A socialização segundo o autor Dias (2009) é um processo de aquisição das maneiras de agir, pensar e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que o indivíduo vive. Esse processo tem inicio no momento em que nasce, continua ao longo de toda a sua vida e só acaba quando a pessoa morre.

O processo se dá desde o nascimento, porém o primeiro e o principal é o processo primário, que é aquele em que a criança estabelece laços e relações com sua família, além do caráter biológico.

Ao se socializar com os membros da família a criança constrói a estruturação fundamental para a socialização do tipo da pessoa que ela será futuramente.

É nesta etapa que assimilamos mais facilmente os valores que nos são incutidos, sem essa etapa fica mais difícil da pessoa se interagir com as outras pessoas.

Outra etapa muito importante é durante a fase da socialização na escola, porque nela nós aprendemos a lidar com normas e também a interagir com os colegas de diferentes culturas, valores e costumes, aprendendo com isso a aceitar as pessoas, independente de suas qualidades e defeitos e também a respeitar e ter limites.

Para Palacios, Coll e Marchesi (1995), a escola é, junto com a família, a instituição social que maiores repercussões tem para a criança. A escola não só intervém na transmissão do saber científico organizado culturalmente como influi em todos os aspectos relativos aos processos de socialização e individuação da criança, como são o desenvolvimento das relações afetivas, a habilidade de participar em situações sociais, a aquisição de destrezas relacionadas com a competência comunicativa, o desenvolvimento da identidade sexual, das condutas pró-sociais e da própria identidade pessoal.

Segundo Outeiral (2003), a criança chega à escola levando consigo aspectos constitucionais e vivências familiares, porém o ambiente escolar será uma peça fundamental em seu desenvolvimento. Estes três elementos – aspectos constitucionais, vínculos familiares e ambiente escolar – constituirão o tripé do processo educacional.

Na escola muitas vezes nos identificamos mais com alguns colegas do que com outros, por estes por sua vez terem quase a mesma maneira de pensar e agir, mas também muitas das vezes quando a criança não consegue estabelecer uma relação boa com o resto dos colegas, essa por sua vez é alvo de chacotas e piadas, o que nos dias atuais é destacado como “bulling”.

Assim sendo, o processo de socialização é muito importante em todas as etapas de nossa vida, desde o nascimento até a morte, porque dependendo de como o individuo se relaciona com os demais, este poderá sofrer preconceitos, o que poderá acarretar em várias frustações, podendo afetar diretamente com isso sua vida social como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com