TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais - Aula Tema 01

Exames: Ciências Sociais - Aula Tema 01. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 3

(RESPOSTAS)

CIENCIAS SOCIAIS AULA TEMA 1

1 - I e II.

2 - os fatos sociais são modos de agir, pensar e sentir que são exteriores aos indivíduos e podem ser tratados como coisas. Possuem poder de coerção e atingem os indivíduos, sem que estes controlem tal situação.

3 -A obra de Marx não teve tanta influência para a História e a Sociologia quando as ideias de Comte. Com o fim da Guerra Fria, a influência do pensamento marxista praticamente deixou de existir.

4-as mudanças causadas pela Revolução Industrial foram positivas para o progresso social. O homem conquistou tanto sua liberdade financeira, por meio do trabalho assalariado, como intelectual com o surgimento de novas ciências, como a Sociologia.

5 -a Sociologia é o estudo da sociedade e sua influência sobre o comportamento humano, por meio da utilização de métodos científicos na abordagem dos fenômenos sociais.

6 - I – C ; II – A ; III – D ; IV – B.

AULA TEMA 2

1 - . I – Verdadeira, II – Verdadeira, III – Falsa, IV – Falsa, V - Verdadeira.

2 - A prática etnocêntrica de julgar e comparar outras culturas à própria cultura e forma de viver deve ser questionada, já que as sociedades evoluem e progridem naturalmente. As culturas atrasadas tendem a se igualar às melhores culturas, tendo em vista os processos civilizatórios.

3 - O sociólogo deve analisar questões como esta, ou seja, realidades nas quais normas e valores culturais não coincidem, por meio das mais diferentes perspectivas possíveis.

4 - A postura do governo francês revela, à primeira vista, o não exercício do relativismo cultural, já que para as culturas islâmicas as proibições vão contra alguns de seus mais fundamentais valores, por mais que alguns deles sejam discutíveis, sobre outras e complexas vertentes.

5 - a globalização e os novos meios de comunicação revelam cada vez mais uma variedade cultural, que leva aos exercícios relativistas em relação às culturas.

6 - a identidade cultural e a subcultura.

AULA TEMA 3

1 - No caso das crianças, a socialização pode ser considerada como uma espécie de “programação cultural” por meio da qual se absorve, de forma passiva, as influências sociais do meio em que se vive.

2 - I – Verdadeira, II – Falsa, III – Verdadeira, IV – Falsa.

3 - O papel social é o comportamento esperado de uma pessoa que detém certo status. Uma pessoa pode ter vários status e a cada um deles corresponde um papel específico.

4 - Os indivíduos são construídos pelas sociedades onde vivem, por isso o padrão do que é normal ou correto varia de uma sociedade para outra, assim como as personalidades.

5 - Os heróis.

6 - Os status indicam às pessoas que neles se encontram os papéis sociais que devem desempenhar.

AULA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com