TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Citação

Projeto de pesquisa: Citação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 5

CARLOS EDUARDO GOMES DE LEMOS

FELIPE MACHADO PORTELA

GLEIBSON FELIX DA COSTA

JOSE FRANKLIN DE ALBUQUEQUE BEZERRA

RAFAELA CRISPIM LIMA

RAFAEL DE SANTANA BARBOSA

PRODUÇÃO DE CITAÇÕES

Atividade Acadêmica (PRODUÇÃO DE CITAÇÕES), tendo como objetivo a nota da avaliação do segundo exercício, referente à disciplina “Sociologia Aplicada” - 1º Período de PG – Período – 2014.1, ministrada pelo Prof. Rubens Rodrigues da Cruz.

OLINDA – PE

2014

Dedico este trabalho a Deus que a todos enche de bençãos e graças.

Aos nossos pais, que com muitos esforços nos incentivaram em nossa longa caminhada de vida acadêmica.

Aos nossos mestres que nos transmitiram todos os conhecimentos que adquirimos ao longo da nossa jornada de estudos.

AGRADECIMENTOS

Quero agradecer, еm primeiro lugar, а Deus, pela força е coragem durante toda esta longa caminhada.

Ao professor Rubens Rodrigues da Cruz, pela paciência na orientação e incentivo que tornaram possível a conclusão deste trabalho.

Precisamos dar um sentido humano às nossas construções. E, quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu

(Érico Veríssimo)

SUMÁRIO

1 CITAÇÕES CURTAS .............................................................................................06

2 CITAÇÕES LONGAS .............................................................................................07

3 CITAÇÕES INDIRETAS..........................................................................................08

4 REFERÊNCIA ........................................................................................................09

CITAÇÕES CURTAS

A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, segundo (FEDEL & SANTOS, apostila Sociologia do Trabalho, 2007, p 8) “uma ciência nova, principalmente porque ela se desenvolveu após alguns fatos históricos, os quais contribuíram para que filósofos e pensadores iniciassem suas discussões sobre a sociedade” a sociologia tem uma base teórico-metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia.

O homem é um ser em evolução e sua tendência natural é sair do egocentrismo. O homem tem a necessidade de pertencer a um determinado grupo social, seja a família, a escola, o trabalho e tantos outros. Segundo (FEDEL & SANTOS, apostila Sociologia do Trabalho, 2007, p 5) “A disciplina de Sociologia sempre procurou entender como se processam os mecanismos sociais seja através da compreensão do caráter da própria sociedade, seja por meio das diversas manifestações sociais ou grupais”. Desde os primórdios da humanidade, a vida em sociedade traz em seu contexto a disputa pelos bens, disputa essa que jamais se arredará pelo simples fato de cada ser humano constituir um universo próprio de desejos maternais, donde a necessidade de regras gerais é estabelecer limites que possibilitem a não invasão dos direitos individuais.

CITAÇÕES LONGAS

Foi com Émile Durkhein que a sociologia ganhou caráter de ciência. Com seus profundos estudos e conceitos, demonstrou que os fatos sociais têm características próprias, devendo se estudados por meio de métodos diferentes dos quais outras ciências. Segundo (FEDEL & SANTOS, apostila Sociologia do Trabalho, 2007, p 11)

Fato social é modo de agir, pensar e sentir de um grupo social. Por exemplo, o modo de se vestir numa sociedade é um fato social, assim como a língua de um povo, seu sistema monetário, a religião, as leis e outros fenômenos do mesmo tipo. Esses fatos sociais, mesmo que externo ao individuo exercem um poder

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com