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Ciência antropológica

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Por:   •  10/2/2015  •  Resenha  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

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A Ciência Antropológica é o estudo do homem completo e tem como premissa a compreensão da existência humana, em sua expressão global, ou seja, BIOPSICOCULTURAL. Desse modo, o objetivo é entender o homem como ser biológico pensante, como produtor de culturas e como participante da sociedade.

A Antropologia pode ser dividida em cinco campos de estudo: Antropologia Biológica, Antropologia Pré-histórica, Antropologia Linguística, Antropologia Psicológica e Antropologia Cultural.

Além das dimensões da vida humana, denominadas como “racional” e “aprendente”, a dimensão simbólica é também parte constitutiva do ser humano, porque o homem está imerso na linguagem e na cultura. Pode-se compreender um valor simbólico como um significado cultural atribuído pelo ser humano a gestos, palavras e/ou objetos materiais de acordo com seu contexto social e histórico. A atribuição de significado é o que faz com que o homem crie/recrie representações e visões de mundo demarcadas por seus valores e sentimentos num determinado espaço geográfico e época histórica.

É importante ressaltar que o antropólogo cultural utiliza, com mais prioridade, as etapas de pesquisa denominadas: Etnografia e Etnologia. Segundo o antropólogo francês Claude Lévi-Strauss, a Etnografia, Etnologia e Antropologia são três etapas e momentos específicos de uma mesma pesquisa.

Nessa perspectiva, a Etnografia consiste no estudo das descrições das sociedades humanas. A etapa etnográfica tem como objeto de estudo a observação e análise de grupos humanos em sua particularidade e visa à reconstituição de seus modos de viver e tem como especialidade o estudo da cultura material e/ou imaterial de cada povo. Já a etapa denominada Etnologia é quando os pesquisadores antropólogos utilizam os dados coletados na etapa da etnografia e desenvolvem uma primeira interpretação e análise das culturas, estabelecendo semelhanças e diferenças com outras culturas por meio de um estudo comparativo.

O trabalho de campo da etnografia deve despertar o olhar para uma observação atenta da cultura, de modo a preparar a observação para incluir o inesperado, o desconhecido, a descoberta da outra cultura Desse modo, o estudioso Laplantine entende que o ato de ver deve ir além do conhecimento já previsto ou do imaginado e abrir-se aos novos conhecimentos da cultura estudada.

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