TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência ética

Artigo: Ciência ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Artigo  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 7

Etica.

A ciência ética corresponde a um corpo de conhecimento que permite, observar, descreve, e explicar a ocorrência dos fatos morais:Elabora conceitos, emite juízos de realidade, rastreia recorrências, identifica padrões e , com isso, capacita os estudiosos a antecipar eventos.

A ética adota como premissa a racionalidade universalista e , por ipso facto, os altruísmos. Encampa os interesses gerais ou o bem comum, assim como os legítimos interesses grupais e pessoais. Por que não há como justificar decisões egoístas ou parciais a contrapelo dos interesses da coletividade mais inclusiva.Se um ato interessa exclusivamente a alguns em detrimento de muitos , sem que existam razões racionais para tanto , esse ato carece de legitimidade ética.

Moral

É um sistema de normas culturais que pauta as condutas dos agentes sociais de uma determinada coletividade e lhes diz o que é certo ou não fazer.A moral depende da adesão de seus praticantes aos valores estabelecidos que lhe servem de fundamentos.Representa um posicionamento diante das questões polêmicas ou sensíveis e constitui um discurso que justifica interesses coletivos.Organiza as expectativas coletivas ao selecionar e definir as melhores praticas a serem observadas.

OBS:Existem múltiplas morais, diversas no espaço e dinâmicas no tempo, por que os padrões culturais estão sujeitos a incessante mutabilidade das condições temporais – Os costumes mudam com o tempo.

A Responsabilidade Social

É o compromisso que as empresas assumem com o bem-estar social;é a conversão de parte dos lucros em “ganhos sociais”, contribuindo para a qualidade de vida dos públicos de interesse. É o lucro com ética.

-Na frente interna das empresas, equacionam-se os investimentos dos acionistas e dos investidores com os interesses dos públicos internos por meio da instituição de uma”cidadania organizacional”.

-Na frente externa compatibilizam-se os interesses empresariais com os dos públicos externos por meio da adoção de praticas socialmente responsáveis e ecologicamente corretas.A ética da responsabilidade prega que somos responsáveis por aquilo que fazemos.Em vez de aplicar ordenamentos previamente estabelecidos , os agentes realizam uma análise situacional:Avaliam os efeitos previsíveis que uma ação produz e planejam obter resultados positivos para a coletividade.Dessa forma a tomada de decisão deixa de ser dedutiva e passa a ser indutiva , deriva de uma reflexão sobre as implicações que cada curso de ação representa.

A Obrigação do Empresário e a Sustentabilidade Empresarial

A função social das empresas é produzir produtos e serviços que atendam as demandas do mercado, gerar empregos , pagar impostos e sem duvida agregar valor aos acionistas.As empresas existem para ser lucrativas. O novo capitalismo trouxe á baila a têmpera da responsabilidade social que corresponde ao compromisso das empresas assegurarem a qualidade de vida de seus públicos de interesses. Implica governança corporativa, parceria com esses públicos e gerenciamento dos riscos ambientais.

Cidadania

É um conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão , o individuo está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive. O termo cidadania vem do latim, CIVITAS, que quer dizer’’cidade’’.

Um de seus pré supostos é a nacionalidade, pois desta forma ela pode cumprir os seus direitos políticos.O conceito de cidadania tem se tornado mais amplo com o passar do tempo por que está sempre em construção, já que cada vez mais a cidadania diz respeito a um conjunto de parâmetros sociais.

Pode ser divididos em:

- Cidadania formal: Se refere a nacionalidade e ao fato do individuo pertencer a determinada nação.

- Cidadania substantiva: Relacionado aos direitos sociais, políticos e civis.

A ética e a moral tem grande influencia na cidadania, pois dizem respeito á conduta do ser humano.

Direito de Empresa

É um sistema de normas jurídicas que regula as atividades privadas e a produção.Trata a distribuição de bens e serviços , com exclusão de alguns setores.O Direito empresarial é um ramo do direito privado, uma relação jurídica que se estabelece entre particulares.

São tratados sobre a mercancia do:

- Código comercial de 1850

- Código Civil de 2002

Em 10 de janeiro de 2002 – A lei 10406 unificou o direito privado no Brasil congregando normas de direito civil, empresarial e agrário.

Assim o regime jurídico do empresário passou a valer no código civil de 2002.

OBS: A parte geral do código comercial de 1850 continua valendo.

Empresário.

É o intermediário entre o capital , a força de trabalho e aqueles que demandam no mercado de bens e serviços para satisfazerem as necessidades.

Podem ser Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.

Compõe o conceito de empresário:Profissionalismo ( habitualidade e pessoalidade); Atividade econômica ( exploração da atividade designada); Atividade organizada ( organizar os fatores- capital, trabalho e tecnologia).

Dever do empresário:Inscrever o negócio na junta comercial;Seguir a contabilidade com base na escrituração dos livros;Realizar balanço patrimonial e de resultados anualmente;Conservar os livros e papeis da empresa.

O empresário é quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para produção e circulação de bens e serviços.

De acordo ao novo código comercial, há diferenças entre constituir- se sociedade simples e uma sociedade empresária, porem o empresário é participante de ambas.O controle de sociedade é celebrado entre pessoas que reciprocamente se obrigam a constituir com bens ou serviços para o exercício da atividade econômica e a partilha entre si dos resultados( art 981 cc).

Sendo assim uma sociedade caracteriza-se quando duas ou mais pessoas unem-se a fim de organizarem uma empresa para dela desfrutar de seu exercício e assumir suas responsabilidades, através de um contrato social.

A partir disso pode diferenciar empresário, sociedade empresaria e sociedade simples.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com