TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências: Fácil ou difícil

Por:   •  1/11/2015  •  Resenha  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  7.052 Visualizações

Página 1 de 5

“Ciências: fácil ou difícil” (Editora Atica, 2002) Nelio Bizzo. Licenciado e bacharel em Ciências Biológicas, doutor em educação. Nesta resenha vamos abordar os 3 últimos capítulos do livro, onde iremos compreender a ideia do autor em relação a perspectiva, orientações e prática do ensino de ciências.

É importante começar citando como é difícil estudar a metodologia e pratica de ensino nos dias de hoje, independente se é no curso de Pedagogia ou de formação de professores de ciências. Com a nova lei que faculta os sistemas de ensino o estabelecimento de regras para realizar estágios nos cursos de formação de professores, tanto nível médio como superior. A grande extensão da função docente foi estendida pela nova lei que especifica componentes importantes dos estágios que deverão abranger “elaboração, execução e avaliação de propostas pedagógicas das escolas de rede pública e particular.” (pag 9)

Como foi citado acima estudar metodologia e pratica é algo muito difícil, mas no capitulo 3, Bizzo nos auxilia com algumas perspectivas para a atuação do professor na sala de aula. Umas delas é entender a pratica como pesquisa, o autor nos faz perceber que guardar e documentar experiencias de sala de aula é uma forma alternativa de conceber o conhecimento que é ministrado na escola.

Entender a pratica como pesquisa, nos faz pensar e perceber como fazer a documentação das experiencias adquiridas em sala de aula podem ser vistas como uma forma de conhecimento e até mesmo de transmiti-lo em outra situação de uma forma onde o aluno e o professor conectem seus conhecimentos. Por isso a importância da pesquisa, começar a analisar se a dificuldade que um aluno teve hoje são as mesmas dos anteriores e através dela mudar o quadro de duvidas e como nos professores lidamos com essa situação. Com a pesquisa como aliada temos a possibilidade da mudança positiva e compensatória dentro da sala de aula.

A partir desta linha de pensamento sobre a pesquisa o autor nos mostra de uma forma positiva como lidar com as dificuldades enfrentadas dentro da sala de aula. Muitas das vezes os professores não se permitem errar ou até mesmo não saber a resposta da duvida do aluno e isso pode ser bom, porque não jogar uma outra pergunta para o aluno, fazendo como na entrevista do cap anterior, para o aluno descobrir e ir conectando os seus conhecimentos.

Tudo se encontra interligado a partir daí pode-se criar atividades que permitam a troca de conhecimentos entre alunos. Bizzo nos mostra como é importante para o aluno e até para o bom andamento da matéria. Com isso pode-se criar experiencias onde se comprova as explicações e como aplica-las em varias áreas.

Com essas perspectivas para a atuação do professor consegue-se progredir com o ensino dos conceitos corretos e criar novos meios de avaliação e de ensino onde não só o professor é responsável em fornecer o conhecimento e sim o aluno poder construir com o auxilio do professor. Dessa forma o aluno cresce muito mais e o professor ganha um estimulo para dar suas aulas e inovar.

A partir dessas informações comentadas acima, no capitulo 4 vamos ver orientações para a pratica na sala de aulas. Um dos meios de ajuda do professor é o livro didático, apesar de receberem uma grande critica entre os educadores, se utilizado de forma correta pode sim ajudar o professor na sala. Não somente através de atividades maçantes, listas extensas de nomes, mas sim como meio de pesquisa, para a partir do estudo dele somar com o do professor e entender ciências.

Muitas das vezes usar somente o livro como forma de ensino mais atrapalha do que ajuda, por isso a importância de selecionar bem as atividades e textos. Muitos professores pecam quando escolhem textos com uma linguagem maçante onde o aluno não consegue entender nada do que está escrito pois foge do padrão de leitura dele .É necessário pensar no aluno que vai ler o texto no momento da escolha e estar atento na qualidade do aprendiz que você deseja formar , o autor nos dá dica de autores que tem uma escrita cientifica e literária, esse tipo de linguagem é mais fácil para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com