TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais Caso Concreto 1

Exames: Ciências Sociais Caso Concreto 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

Aplicação Prática Teórica

Questão discursiva:

Leia o parágrafo abaixo e responda as questões apresentadas.

?A sociedade coloca a metade das crianças em saias, mas as adverte que não podem se mover de certas maneiras para não revelar o que está em baixo, enquanto que a outra metade usa jeans e macacões e são encorajados a subir em árvores e a jogar bola ou a outras atividades externas; se mais tarde durante a adolescência a metade que usa calças é exortada para ?comer como um rapaz crescido?, enquanto que a metade das saias é avisada para se preocupar com o seu peso e não se tornar gorda. Se a metade dos de jeans caminha de tênis ou botas, enquanto que a outra metade está de salto alto, então estes dois grupo de pessoas serão biologicamente e também socialmente diferentes. Seu músculos serão diferentes, como o seu reflexos, postura, braços, pernas, pés, coordenação entre olho e mãos, percepção espacial, entre outros. Eles também serão biologicamente diferentes se, como adultos, eles gastarem oito horas por dia sentados em frente de um mostrador visual ou trabalhar na construção ou em uma mina.

Fonte: Hubbard, R. Algumas ideias sobre a masculinidade das ciências naturais. Mccanney Gergen, M. O pensamento feminista e a estrutura do conhecimento. Rio de Janeiro, Ed. Rosa dos Tempos, 1993. (p.94)

1-Interprete o texto acima destacando a importância da sociedade para a formação do indivíduo.

R – O peso da sociedade para a formação de um indivíduo é de fundamental importância. Através dela são tirados conceitos, exemplos e vários outros critérios que influenciam as roupas que vamos vestir o que vamos comer e muitas outras atividades essenciais na vivência quanto na convivência.

O comportamento de cada nicho social é um exemplo disso ao redor do mundo, pois cada povo tem suas religiões, culturas e atividades influenciando diretamente no cunho social, havendo também o tratamento de cada sexo.

2- Qual seria a perspectiva das Ciências Sociais para explicar as diferenças comportamentais e físicas entre os sexos?

R – As meninas são criadas de maneira delicada, usando saias, salto alto e preocupadas com padrões de beleza. Os meninos são criados de uma forma mais bruta, jogando bola, subindo em árvores, etc. Por isso se explica a diferença física entre os sexos e seu comportamento.

Questão de múltipla escolha: As várias perspectivas das Ciências Sociais destacam aspectos diferentes da realidade social. É inteiramente correto dizer, de acordo com a visão de E. Durkheim que a sociedade é ?um fato objetivo que nos coage e até nos cria?. No entanto, também é correto dizer que:

A) A sociedade é apenas definida pelas tradições, visto que o indivíduo é subordinado inteiramente ao social.

B) A sociedade nos define, mas é por sua vez definida por nós.

C) A sociedade vive por conta própria e não depende do reconhecimento do indivíduo.

D) O homem por ser social, não depende de uma individualidade para viver, visto que o ser coletivo anula totalmente o ser indivíduo.

E)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com