TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comentário Crítico Referente A Frase Do Livro "O Que é Cultura?" De José Luiz Dos Santos.

Trabalho Universitário: Comentário Crítico Referente A Frase Do Livro "O Que é Cultura?" De José Luiz Dos Santos.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  1.004 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade: Comentário crítico referente a frase do livro “O que é cultura?” de José Luiz dos Santos.

Cultura é uma preocupação contemporânea, bem viva nos tempos atuais. É uma preocupação em entender os muitos caminhos que conduziram os grupos humanos às suas relações presentes e suas perspectivas de futuro. As transformações por que passam as culturas, seja movida por suas forças internas, seja em consequência desses contatos e conflitos, mais frequentemente por ambos os motivos. Assim, cultura diz respeito à humanidade como um todo e ao mesmo tempo a cada um dos povos, nações, sociedades e grupos humanos. Cada realidade cultural tem sua lógica interna. Entendido assim, o estudo da cultura contribui no combate a preconceitos, oferecendo uma plataforma firme ara o respeito e a dignidade nas relações humanas. Na verdade, se a compreensão a cultura exige que se pense nos diversos povos, nações, sociedades e grupos humanos, é porque eles estão em interação.

Se não estivessem não haveria necessidade, nem motivo nem ocasião para que se considerasse variedade nenhuma. Saber se há uma realidade cultural comum à nossa sociedade torna-se uma questão importante. Do mesmo modo evidencia-se a necessidade de relacionar as manifestações e dimensões culturais com as diferentes classes e grupos que a constituem. Vejam, pois que a discussão sobre cultura pode nos ajudar a pensar sobre nossa própria realidade social, o de por que as culturas variam tanto e de quais os sentidos de tanta variação. Mais importante ainda é observar que o destino de cada agrupamento esteve marcado pelas maneiras de organizar e transformar a vida em sociedade e de superar os conflitos de interesse e as tensões geradas na vida social. Cada resultado de uma história particular, e isso incluem também suas relações com outras culturas, as quais podem ter características bem diferentes. Pensa-se em hierarquizar essas culturas segundo algum critério. Cultura é uma construção histórica, seja como concepção, seja como dimensão do processo social. Ou seja, a cultura não é algo natural, não é uma decorrência de leis físicas ou biológicas. Ao contrário, a cultura é um produto coletivo da vida humana.

A cultura é uma produção coletiva, mas nas sociedades de classe seu controle e benefícios não pertencem a todos. Entendemos neste caso que a cultura diz respeito a uma esfera, a um domínio, da vida social. Contam-se inúmeras definições de cultura, mas podemos nos valer de certos procedimentos metodológicos: partir de uma noção básica de cultura; não erigir nenhuma definição de cultura como a única verdadeira e exata; procurar sempre captar ou explicitar a área conceitual em que se está trabalhando no momento; distinguir claramente cultura de outros termos próximos ou costumeiramente aproximados; perceber e diferenciar os enfoques mais constantes e mais ricos de cultura, a saber, o enfoque filosófico, o humanista, o etnológico e o da antropologia cultural. A cultura é o desenvolvimento intelectual do ser humano, são os costumes e valores de uma sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com