TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Promover a igualdade de gênero em ambiente escolar

Por:   •  18/6/2018  •  Ensaio  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

Como eu promovo a igualdade de gênero no ambiente escolar?

Para promover a igualdade de gênero na escola é necessário descontruir as características que são socialmente atribuídas aos meninos e meninas, ensinar as crianças que todas são iguais em direitos e deveres, e que cada uma pode ser o que quiser e brincar do que quiser. Além disso, é necessário que deixe de haver distinção entre meninos e meninas no ambiente escolar, por exemplo, nas filas, nos refeitórios, em grupos, nos jogos, na educação física, na organização da sala de aula e etc. Que todos tenham as mesmas oportunidades e que se tratem igualmente cada uma das crianças, não fazendo a imposição de papéis sociais de gênero.

Seria interessante a realização de dinâmicas que mostrem às crianças que todas são iguais, que meninos podem chorar e brincar de boneca, que menina pode escalar, ser forte e jogar bola, e se a criança não quiser ser nenhuma dessas coisas tudo bem, o importante é tratar todos iguais nas medidas de suas diferenças (trata desigualmente os desiguais na medida de suas desigualdades).

Realizar palestras e/ou cursos para o corpo docente e administrativo da escola, até mesmo para os responsáveis pelos alunos, visando a promoção da igualdade de gênero e principalmente a distinção de conceitos essenciais como gênero, sexualidade e identidade, para que não haja a propagação do preconceito que tem como base os conceitos do senso comum.

É preciso que além de ensinar e promover a igualdade de gênero, a escola realmente aplique o que ensina, aprende e propagada, pois do que adianta ser vista pela sociedade como descontruída, mas internamente ser apenas uma reprodutora do machismo institucional e do patriarcado.

         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com