TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como colocar a sustentabilidade nas mentes dos membros da comunidade?

Resenha: Como colocar a sustentabilidade nas mentes dos membros da comunidade?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  Resenha  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Como inserir a sustentabilidade na consciência dos membros de uma comunidade?

O desenvolvimento sustentável somente poderá se tornar realidade através de inovações que alcancem os indivíduos de forma generalizada. Em cada local, cada indivíduo deverá ter acesso ao conhecimento e à tecnologia, tornando possíveis por investimentos em educação e capacitação para assimilação de novos conhecimentos voltados para o uso racional da base dos recursos ambientais locais. O ecossistema terrestre tem uma capacidade limitada de absorver o impacto das atividades humanas. Permanece uma tarefa difícil visualizar uma forma de equilibrar as ambições humanas de crescimento econômico, equidade social e a realidade da capacidade de uso do estoque limitado de recursos naturais disponíveis no âmbito local. Isto pode ser alcançado, com base no acesso generalizado à educação e ao conhecimento sobre práticas sustentáveis de uso de recursos, apoiados em valores locais.

Uma sociedade baseada no conhecimento passa a estar aberta a oportunidades de educação, uso mais eficiente de recursos disponíveis. O acesso á educação, mesmo nas regiões mais remotas, conduz a população a melhorias na saúde, erradicação da pobreza. Capacita para a criatividade, para a geração de novas alternativas baseadas na diversidade cultural e na disponibilidade de recursos ambientais locais específicos, o que confere sustentabilidade econômica.

Investimentos prioritários para a disseminação o conhecimento pelo uso de tecnologias de informação e comunicação podem introduzir novos padrões para a estrutura social. Educação e inovação estão ligadas à criação e disseminação de conhecimento. As pessoas necessitam de conhecimento para desenvolver habilidades, como condição para que possa aproveitar o fluxo de informações e promover o uso otimizado dos recursos locais pela aplicação de novas tecnologias. Esta capacitação construtiva tem o potencial de promover mudanças que reduzam a vulnerabilidade e motive a população local a adquirir habilidades profissionais, dentro de uma perspectiva de longo prazo, para empreendimentos locais e de integração econômica e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com