TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreender o espaço

Artigo: Compreender o espaço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  Artigo  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

A geografia tradicional o conceito de paisagem e região sempre foram muito privilegiados, onde a partir deles é que se discutiram o objetivo da geografia. Com isso quando passou-se pensar n problemática espacial ficou algo insuficiente, com equívocos e imprecisões, sendo o espaço tratado como algo neutro e estático, que para Moreira (---) ele seria um palco onde se localizam e desenvolvem as atividades humanas, então o espaço seria humano apenas pelo fato de que o homem ali habita. Implicando na omissão das relações que se estabelecem e negando as diferenciações internas, que seriam as classes sociais e as relações de dominação-subordinação.

Entendendo o espaço, inicialmente sendo dividido em dois, o natural e o social, e o primeiro só existe até o momento em que o homem se torna sujeito social, e o espaço social, utilizando Santos (1986), e criado pelo trabalho humano como natureza segunda, natureza social, natureza transformada, então entende-se que o homem transforma o espaço natural em espaço social através do trabalho, sendo esse trabalho, segundo Marx, um processo de que participam o homem e a natureza, onde o homem põe em movimento as forças naturais de seu corpo a fim de apropriar-se dos recursos da natureza, imprimindo-lhes forma útil à vida humana. No momento em que o homem transforma a natureza, há uma transformação nele.

Existem várias formas de compreensão do espaço, uma delas é que ele é um instrumento político intencionalmente manipulado, que Moreira (1997) chama de espaço alienado, este espaço seria construído para atender as necessidades de acumulação do capital. O que determina se vai haver desenvolvimento ou não do espaço é o poder político.

O espaço social produzido é fruto da dialética existente no modo de produção capitalista, onde todo modo de produção se transforma e evoluem na medida que modificam e dão origem a novas forçar produtivas. O espaço se transforma de acordo com as transformações no modo de produção que lhe originou, dando origem as formas espaciais que podem ser observadas na paisagem e que também são refletidas nas relações técnicas e sociais de produção.

O espaço agrário é fruto do seu processo histórico onde a paisagem atual apresenta traços do que foi planejado para a região... Constituem um produto do trabalho e como tal reproduzem a lógica do modo de produção que lhes origina, sendo ele um segmento do espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com