TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreensão das construções teórico-metodológicas do Serviço Social

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O presente estudo é de fundamental importância para compreensão das construções teórico-metodológicas do Serviço Social a fim de contextualizar a profissão no âmbito da realidade brasileira e analisar os elementos determinantes das mudanças na prática profissional do assistente social.

Enfatizando O movimento de renovação do Serviço Social brasileiro nas décadas 70/80,  Welfare State com referência à política social, alterações na organização da atividade produtiva e Acumulação Flexível. 

É neste contexto histórico que se dará   a análise  das mudanças no padrão de acumulação, regulação social, flexibilidade produtiva, transformações sociais, políticas e econômicas na história da humanidade e na contemporaneidade do Serviço Social.

Desenvolvimento

Pois a ideia do Welfare State em sua concepção tende a garantia à todo cidadão  à direitos e a proteção social, munidos na universalidade e na democracia.

O que acontece é que no Brasil não se constituiu um sistema de proteção social próximo ao modelo Welfare State, ocorreu de maneira diferente, ao observarmos os países desenvolvidos percebe-se as contradições.  

O Estado tem como dever a efetivação  das politicas sociais  promover ao cidadão direta ou indiretamente  acesso a bens e serviços reduzindo as desigualdades sociais.

No contexto histórico “...A política social só ganhou densidade institucional e dimensão citaçcívica quando Welfare state que, para muitos, começou a ser formada na Europa, no último terço do século XIX, se firmou em meados do século XX como a instituição diretamente responsável pelo atendimento de necessidades sociais agravadas pelo inexorável desenvolvimento capitalista.Tendo como impulso principal a Revolução Industrial e as mobilizações sociais.” (Pág. 59)

No Brasil as politicas sociais surge como mecanismo para regular as reivindicações dos trabalhadores e não atrapalhar os interesses dos detentores do capital. O que se vê são politicas sociais centralizadas, fragmentadas, assistencialistas e excludentes.

Sendo assim, principio de igualdade de direitos aparece como utopia, pois percebe-se nitidamente a fragilidade na proteção social do Brasil, onde a redistribuição de renda não acontece, pois a maior parte da riqueza fica concentrada nas mãos de poucos, e ao que cabe a maioria dos cidadãos é o

mínimo dos mínimos, e muitos não tem acesso, ficando em situação de extrema vulnerabilidade, abaixo da linha da pobreza.

Como falar então em cidadania, universalidade nas politicas sociais brasileiras, em comparação com o modelo de proteção social Welfare State. o Brasil nunca adotou em seu contexto histórico e na atualidade, mas com certeza a questão

social e as desigualdades sociais teriam diminuído em muito com o Welfare State na prática.

Referências:

MEDEIROS, M. A Trajetória do Welfare State no Brasil: Papel Redistributivo das Políticas Sociais dos Anos 1930 aos Anos 1990

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com