TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Conceito Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  4.263 Palavras (18 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 18

1 – INTRODUCAO

A contabilidade e a ciência que apura, controla e interpreta o patrimônio das entidades, ela oriente a tomada de decisões do empreendedor com relação às questões monetárias, de modo geral, do suporte mercantil, fiscal e tributário a empresa.

Dentro da administração a matemática possui sua importância praticamente em todas as áreas, por exemplo, a administração de recursos humanos, na pesquisa operacional, na de materiais, logística, da produção financeira, contabilidade, estatísticas e outras. Dentro de todas estas, cabe ressaltar a importância que a matemática financeira possui, que através da interpretação de dados podemos acompanhar as diversas formas de pagamento de empréstimo, observar como ocorre a depreciação dos bens patrimoniais, trabalhar com o financiamento de imóveis.

E por falta de planejamento e controle financeiro e que muitas empresas quebram no terceiro ano de sua existência, apresentando insuficiência de suporte financeira para sua organização, sendo indiscutivelmente necessárias as informações do balanço patrimonial, no qual se contabiliza estes dados na gestão financeira, e analisando detalhadamente para a tomada de decisão. A estatística já nos permite a interpretação das planilhas e as variações a médio e longo prazo.

As organizações muitas vezes não desenvolvem uma analise ambiental que antecipe efetivamente as oportunidades e ameaças.

Segundo Bateman e Snell (1998), as organizações são sistemas abertos que são afetados e por sua vez, afetam seus ambientes externos. Por ambiente externo, entendem-se todas as forcas relevantes alem dos limites da organização. A organização existe em seu ambiente competitivo, que e composto da organização e seus concorrentes, fornecedores. Em nível mais geral esta o macro ambiente que conclui o ambiente político, as condições econômicas outros fatores fundamentais que geralmente afetam as organizações.

Dentre tantas informações, chama à atenção a figura do empresário, o artigo 966 do vigente código civil esclarece que empresário e aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços, o artigo 972 delimita este exercício profissional aos que estiverem no pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos.

2 – Desenvolvimento

A Contabilidade tem sido uma grande aliada para as grandes e pequenas empresas, seja ela auxiliando nas praticas funcional do exercício do trabalho quanto a praticas que envolvem aspectos quantitativos da realidade. Possibilita aos administradores e a seus colaboradores, a precisão na definição das variáveis.

Ao longo dos anos a contabilidade sofreu muitas alterações. A evolução da contabilidade foi renovando-se conforme o processo de socialização do homem foi emergindo, estando atrelada a manifestação das necessidades humanas. Nos primórdios, a contabilidade servia, basicamente, para prestar informações muito limitadas acerca do patrimônio individual. Com o surgimento da revolução industrial e da moeda, a necessidade de informações mais precisa e sofisticadas para a gestão dos seus sistemas a contabilidade passou a ser um instrumento de evolução financeira, passou a ser mas incisiva para dar informações econômicas para a tomadas de decisões.

A contabilidade tem ao longo de sua historia correspondido às diferentes necessidades de informação, quer seja externa quer seja interna. A sua capacidade de resposta aumentou incomparavelmente com os avanços tecnológicos, sendo de uma falta imprescindíveis, para um excesso de informação, onde mais importante que ter a informação, e ter a adequada para ser o suporte o tomado de decisão. A pressão do ambiente externo sobre as organizações possibilita a contabilidade Planear (consiste em determinar antecipadamente o que deve der feito pra que se consigam os objetivos pretendidos, e como fazê-lo) - Sebastião Teixeira (1998). Ou seja, mensurando dados externos contrapondo com os internos, permitindo assim a existência de uma linha de rumo na escolha da organização a médio e longo prazo e na previsão dos meios e formas para que esses objetivos tenham maior probabilidade de serem alcançadas, em simultâneo, a eliminação de pontos fracos e antecipação de ameaças do exterior, e possibilitando o desenvolvimento da organização através de estratégias para o melhor aproveitamento das oportunidades.

A) - Entre uma decisão e uma ação deve haver planejamento, o sucesso de uma ação ira depender de seu planejamento. Assim, essa função e considerada a principal a ser realizada dentro do processo administrativo. Por meio do planejamento a empresa ira se preparar, estabelecendo metas e realizando previsões futuras.

Henry Ford, precursor de Taylor, aplicou os princípios da administração cientifica em sua fabrica criada para produzir o MODELO-T, um automóvel desenvolvido com o objetivo de se tornar o carro mais popular da época com preços acessível. A idéia de Ford era fazer uma produção em massa com uma linha de montagem para garantir a qualidade e reduzir custo.

Na área de administração da produção, Ford destacou-se pela invenção da linha de montagem móvel. Sua contribuição pode ser vista como um aperfeiçoamento da proposta de divisão de tarefas, articulada por Adam Smith, em 1776, e da utilização de peças intercambiais, uma inovação introduzida em 1785 pela fabrica de armas de Versailles. A redução máxima de escopo das tarefas desenvolvidas pelos operários, e o emprego de peças padronizadas, intercambiais, representaram os elementos fundamentais do modelo de produção por ele adotado.

Assim, a administração cientifica ganhou espaço para sua aplicação aliada a três princípios básicos adotados por Ford, conforme destaca Chiavenato (2000).

- Principio de intensificação - diminuir o tempo de permanência da matéria-prima e dos equipamentos com cada empregado.

- Principio da economicidade – aumentar a velocidade de produção para que o pagamento do carro, elo cliente, fosse feito antes do prazo de pagamento da matéria-prima e dos salários necessários para sua produção.

- Principio da produtividade – por meio da linha de montagem, aumenta a produção em um mesmo período de tempo.

Ford avançou não só na administração, e mais especificamente na administração da produção, mas também no marketing, ele inovou ao se preocupar com o mercado e procurar desenvolver um produto que atendesse as necessidades de seus clientes. A partir da percepção de que nem todos os clientes tinham poder aquisitivo para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com