TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito Empresarial

Trabalho Escolar: Conceito Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  2.663 Palavras (11 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – Teórico que desenvolveu 4

2.1.1 Título Nível 3 – Principais mudanças ao longo do tempo 4

3 CONCEITO DE PATRIMÔNIO 5

3.1 Apresentar três autores 5

4 FONTES DE RECURSOS 7

2.1 TÍTULO NÍVEL 2- Capital Social....................................................................8

2.1 TÍTULO NÍVEL 3- Capital de Terceiros.............................................................9

5 ANÁLISE DE MERCADO 8

DEMANDA , OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 9

6 ESTRUTURAS DE MERCADO;.............................................................................10

CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL......................................................................11

1 INTRODUÇÃO

CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Surgem como resposta à necessidade dos indivíduos de alcançar metas que, isoladamente, não conseguiriam atingir, em virtude da complexidade e da variedade das tarefas inerentes ao trabalho a se efetuar. As organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns.

Uma organização é uma entidade que possui um propósito, é composta por pessoas ou membros e tem uma estrutura organizacional. Características das organizações:

As empresas distinguem-se das demais organizações, uma vez que atuam na lógica das leis do mercado e são condicionadas por variáveis ambientais que interagem com seu desenvolvimento.Na disciplina vamos nos ocupar principalmente de um tipo de organização: a empresa.

As empresas não procuram apenas a satisfação das necessidades de seus clientes, mas também a de seus trabalhadores e administradores, Estado, fornecedores, necessitando gerar excedente ou lucro que permita remunerar os seus proprietários ou acionistas, bem como investir na sua auto-sustentação.

Atuação operacional, específica de uma operação ou tarefa. Nível operacional: Atuação tática, com foco em uma unidade ou área funcional.  Nível tático: Atuação estratégica abrange toda a organização.  Nível estratégico: Níveis organizacionais:

2 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

(Organização, planejamento, direção e controle)

Para que uma organização possa permanecer no mercado e ser competitiva, é preciso que seja bem administrada. As teorias administrativas podem ser exercidas de maneira eficiente dentro das organizações. Para obtermos uma visão mais clara, convido-o a entender melhor o conceito de administração, pois ela será exercida dentro das organizações. Começaremos pelo conceito de organização, por isso nos remete a duas possibilidades: a organização como uma instituição ou ao verbo organizar

As organizações

Uma organização pode ser entendida como um conjunto de recursos integrados em um sistema para atingir determinado conjunto de objetivos. Os recursos que uma organização utiliza podem ser dimensionados em dois grandes grupos interdependentes que formam o capital e o trabalho. Será por meio do aproveitamento da sinergia dos esforços desses recursos que a organização alcançará os seus resultados.

O ser humano possui uma tendência natural em se agrupar. Ao nascer, por exemplo, precisamos de outra pessoa para garantir a nossa sobrevivência, pois somos totalmente dependentes, tanto fisicamente quanto emocionalmente. O primeiro grupo ao qual pertencemos é a nossa família, que não deixa de ser uma organização, será dentro dele que, a principio, iremos buscar a satisfação de nossas necessidades. A medida que crescemos, começamos a desfrutar dos resultados de outros tipos de organizações e passaremos ao longo de nossa vida a interagir com numero crescente delas.

Mas quando surgiram as primeiras organizações? Assim como elas estão presentes desde muito cedo em nossa história de vida, também na história da humanidade temos exemplos de organizações em épocas muito remotas, basta olharmos para as grandes obras de civilizações antigas. Não dá para imaginar a construção das pirâmides do Egito, ou Machu Picchu, sendo realizadas sem uma estrutura organizacional eficiente por trás. Outras organizações persistem ao longo da história, mostrando que elas podem ser fortes e duradouras, como é o caso da igreja ou dos exércitos.

Devemos lembrar que toda organização, seja ela com fins lucrativos ou não, surge em decorrência da necessidade do mercado e da sociedade.

As organizações, sejam em suas formas mais primitivas ate as mais complexas, permearam toda a história de nossa civilização e graças a elas que o homem conseguiu concretizar idéias que sozinho não seria capaz de realizar.

Enfim, dentro dessa função, estão as atividades de definição da estrutura: unidades orgânicas a serem criadas, para desempenhar as diversas finalidades; a definição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessas unidades; as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.

Planejamento

Dentro desta função, estão as atividades de definição da estrutura: unidades orgânicas a serem criadas, para desempenhar as diversas finalidades; a definição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessas unidades; as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.

Planejamento é dividir antecipadamente o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou meta.

Podemos destacar dois tipos de planejamentos administrativos: o planejamento especial que nada mais é que: atingindo seu objetivo, deixa de ser utilizado. E o planejamento geral, que é usado, muitas vezes, de forma permanente.

Direção

Esta função engloba atividades como a tomada de decisão, a comunicação com os subordinados, superiores e pares,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com