TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conflitos E Tensoes

Casos: Conflitos E Tensoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 5

TEXTO 10: Como resolver conflitos e tensões

• (Parte 1) Uma das maiores dificuldades encontradas no âmbito das relações interpessoais consiste na administração do conflito. É bem verdade que o conflito humano sempre existiu e sempre existirá. A experiência mostra que seria uma utopia imaginar a inexistência do conflito. Vivemos num mundo cercado de oposições: quente e frio, direito e esquerdo, bem e mal, enfim todo o tipo de dualidade que se pode imaginar. Logo cedo na vida fazemos distinções sobre nós mesmos e o mundo. Ao fazermos isso, dividimos o mundo em opostos. Uma vez estabelecidos os opostos, alguns ficarão de um lado e outros ficarão de outro. Sabemos que as pessoas são diferentes, diferem na maneira de perceber, pensar, sentir e agir, o que caracteriza as diferenças individuais – inevitáveis com suas consequentes influências na dinâmica interpessoal.

Num grupo de trabalho, as diferenças individuais trazem naturalmente diferenças de opinião, expressas em discordâncias quanto aos mais variados aspectos.

Essas discordâncias podem conduzir a discussões, tensões, insatisfações e conflito aberto, ativando sentimentos e emoções mais ou menos intensos, que afetam a objetividade, reduzindo-a a um mínimo, e transformando o clima emocional do grupo.A partir de diferentes percepções e ideias, as pessoas se colocam em posições antagônicas, caracterizando uma situação conflitiva. Pode parecer estranho, mas as situações de conflito são componentes inevitáveis e necessários na vida grupal. A priori, o conflito, em si,não deve ser considerado patológico nem destrutivo.De um ponto de vista mais amplo, o conflito tem muitas funções positivas. Ele previne a estagnação decorrente do equilíbrio constante da concordância, estimula o interesse e a curiosidade pelo desafio da oposição, descobre os problemas e demanda sua resolução. Funciona como desencadeador de mudanças pessoais, grupais e sociais.

(Parte 2) O conflito pode ter, então, consequências funcionais e disfuncionais, dependendo de sua intensidade, estágio de evolução, contexto e forma como é tratado. Essa é a questão principal, é preciso saber lidar com os conflitos e administrá-los.

Como costumamos administrar nossos conflitos?

Desde o nascimento somos confrontados com os conflitos e, ao longo da vida, vamos nos aperfeiçoando nesta arte. Começamos, quando bebês, com um argumento rudimentar, o choro. Aos poucos nosso desenvolvimento nos capacita a usar argumentos mais fortes. Passamos então à agressão e aos gritos. Na vida adulta chegamos ao ápice desse aprendizado, com

o uso da palavra: o argumento oral, inteligente e articulado. É claro que muitos adultos ainda recorrem ao choro e à agressão, mas isso é outra história!

A maneira de abordar um conflito vai depender de vários fatores. Existem algumas estratégias para abordar o conflito, que consistem em evitá-lo, reprimilo,aguçar as divergências em conflito ou transformar as diferenças em resolução de problemas.

Evitar o conflito - Nesse caso o líder pode exercer

controle sobre as relações interpessoais de seus liderados, separando indivíduos agressivos ou divergentes no planejamento de tarefas, evitando

assuntos controversos nas reuniões de trabalho,manipulando, enfim, as condições ambientais, físicas e sociais. O risco, contudo, é a redução e até a extinção de criatividade, pois novas ideias vão aparecendo menos frequentemente, as velhas continuam indefinidamente sem reexame, sem testagem, uma vez que se considera inadequado discordar por ferir normas de solidariedade grupal.

(Parte 3) Reprimir o conflito - Desenvolvendo uma atmosfera de repressão através de recompensas e punições, o líder pode também controlar mais ativamente as situações. Pode recompensar, consistentemente, a concordância e a cooperação, representadas por aceitação das normas vigentes e punir de várias formas (material ou psicologicamente) a discordância ou expressão de idéias não-conformistas pelos que ousam romper a harmonia do grupo ou da organização. Com esse procedimento, mantém as diferenças sob controle, encobertas pela ênfase continuada à lealdade,cooperação trabalho em equipe e outros valores no grupo, conduzindo a um clima contrário à expressão de discordâncias.

Aguçar as divergências em conflito – Nesta abordagem, o líder reconhece e aceita as divergências e procura criar uma situação para a expressão aberta

do conflito, para que possa ser visto como tal. Esta abordagem é vantajosa quando permite esclarecimento e aprendizagem. Em geral, as pessoas não param para examinar suas premissas e posições nem as dos outros.Se isto é alcançado, ocorre aprendizagem sobre a natureza do conflito, pode-se refletir sobre seus custos pessoais e grupais. Uma vez esclarecido e resolvido o conflito, pode-se refletir sobre seus custos financeiros,desperdício de energia e tempo, e custos psicológicos de tensões, insatisfações, hostilidades,constrangimentos e ansiedade.

Transformar as diferenças em resolução de

problemas - Se as divergências forem percebidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com