TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consequências da terceirização para o trabalhador

Por:   •  17/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

Instituto Federal de Educação

Curso: Segurança do Trabalho

Disciplina: Sociologia do Trabalho

Atividade Avaliativa

Questão: De que maneira o trabalho no sistema capitalista tem uma concepção negativa e quais as consequências da terceirização para o trabalhador?

        Com o pós-fordismo, têm-se a inovação nos modos de produção e o estabelecimento de novas dinâmicas trabalhistas na indústria mundial. Teoricamente, as mudanças proporcionariam melhorias para os trabalhadores, mas tais inovações beneficiaram a precarização do trabalho. Essa concepção negativa do capitalismo foi observada com tempo. Como o fordismo estabelecido por algumas empresas não se sustentava mais, para se manter no mercado empresas escolhem por reduzir o número de trabalhadores fixos optando por equipes temporárias e rotativas. Ou ainda, com a contratação de profissionais qualificados que substituíssem uma massa grande de profissionais fixos. Dessa maneira, visando a concorrência com grandes empresas, pequenas empresas se unem contratando serviços terceirizados para reduzir custos que antes eram fixos. Essa prática, que é muito comum hoje em dia, fez com que a empregabilidade no setor das indústrias fosse transferida para o setor de serviços.

Para os trabalhadores, as consequências foram sentidas com o passar dos anos. Os sindicatos que estavam firmes passam a enfraquecer e o trabalhador passa a não ter mais proteção sindical efetiva. Os benefícios diminuem e muitos trabalhadores passam a serem mal remunerados. Atualmente, a terceirização é muito comum e escancarada em vários países, através da mídia é possível ver como a degradação e a desqualificação nas relações e garantias de contrato trabalhista se estabeleceram frente a essa precarização do emprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com