TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Considerando que as Políticas Sociais são precárias, como você justifica essa relação com a precarização do trabalho do assistente social?

Por:   •  27/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  1.324 Visualizações

Página 1 de 2

Questão:

1 - A assertiva de que, nos dias em curso, “há uma precarização do e no exercício profissional” dos assistentes sociais significa que os assistentes sociais, seja como trabalhadores assalariados, seja como “executores terminais” dos serviços de saúde, encontram-se inseridos num processo de intensificação da precarização do trabalho. A precarização do exercício profissional refere-se não apenas à forma de contratação da força de trabalho e a precarização no exercício, relaciona-se, por exemplo, à ausência de mínimas condições para execução dos serviços, como o transporte para visita domiciliar, material de consumo entre outros. A precarização do e no exercício profissional refere-se, respectivamente, dentre outras questões, à desregulamentação do trabalho e ao sucateamento e diminuição dos recursos para as políticas sociais.

Pergunta: Considerando que as Políticas Sociais são precárias, como você justifica essa relação com a precarização do trabalho do assistente social?

Resposta:

Assistente Social é uma das poucas profissões que possui um projeto profissional coletivo e hegemônico, surgiu no Brasil na década de 1930.

O trabalho do Assistente Social sofreu com as transformações ocorridas no mundo do trabalho. Essas transformações podem ser divididas em três períodos: 1º Período- Revolução Industrial; 2º Período – Fordismo e Taylorismo (1914), conhecido por trazer novas técnicas de trabalho, jornada de oito horas e aumento de produtividade; e o 3º Período – Toyotista (1970) acumulação flexível, transformações na cultura e política.

O estado nas décadas de 1980 e 1990 reduziu a intervenção no mercado e na garantia de políticas públicas, provocando aos trabalhadores dificuldade ao acesso ao mundo do trabalho.

O neoliberalismo é o suporte político e ideológico desse contexto de redução de gastos sociais e acumulação flexível, com esse novo modelo de acumulação flexível trouxe a precarização do trabalho no que tange as garantias, direitos sociais, direitos trabalhistas e previdenciários.

Com essa reestruturação produtiva, houve a ampliação da demanda do Serviço Social, e a profissão também sofreu as mesmas consequências.

O assistente Social sente as consequências no seu exercício profissional e em sua condição de assalariado, em seus contratos e em sua jornada de trabalho âmbito privado como no público.

O profissional do Serviço Social mesmo fragilizado ainda intervém junto a classe trabalhadora buscando a inclusão em programas, projetos, serviços prestados pelo Estado.

As políticas sociais estão precarizadas por falta de estrutura, recursos e pela burocratização de atendimento e demandas.

Segundo Iamamoto o assistente social dependendo de sua opção política, pode configurar-se como mediador dos interesses do capital ou do trabalho (1991 p.96).

Deve-se implantar uma política de recursos humanos que supere as condições precarizadas de trabalho que se encontram os trabalhadores da assistência social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com