TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AFINAL QUAIS OS CAMINHOS QUE LEVARAM A MAIOR CRISE HUMANITÁRIA JÁ VISTA NA SOCIEDADE MODERNA

Por:   •  24/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  7.346 Palavras (30 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 30

CÍCERO SANDRO FERREIRADE GOIS

AFINAL QUAIS OS CAMINHOS QUE LEVARAM A MAIOR CRISE HUMANITÁRIA JÁ VISTA NA SOCIEDADE MODERNA?

ARAPIRACA

2017

CÍCERO SANDRO FERREIRA DE GOIS

        

AFINAL QUAIS OS CAMINHOS QUE LEVARAM A MAIOR CRISE HUMANITÁRIA JÁ VISTA NA SOCIEDADE MODERNA?

Trabalho interdisciplinar, para Graduação no Curso de Direito, da faculdade regional da Bahia Campos de Arapiraca.

Orientadores: Roseane Rocha, Arturo Toscanini Soares Batista, Juliane Strada.

ARAPIRACA

2017

AFINAL QUAIS OS CAMINHOS QUE LEVARAM A MAIOR CRISE HUMANITÁRIA JÁ VISTA NA SOCIEDADE MODENRNA?

Cícero Sandro Ferreira de Gois[1]

Arturo Toscanini Soares Batista, Roseane Rocha, Juliane Strada[2]

Resumo

Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um artigo científico, bem como sua formatação geral para apresentação em forma de debate aberto em sala de aula da Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.

Este artigo tem por finalidade trazer para a luz o cenário da atual sociedade sobre sua nefasta nuvem que a cobre em cima do que é chamado pela própria ONU, da maior crise Humanitária, desde 1945. Deste modo este trabalho visa pratica e objetiva andar pelas nuances destas catástrofes que geraram um estado de calamidade que afeta não apenas uma nação ou duas, mas sim todo o planeta, pois entre elas há muitas quebras de direitos fundamentais, exploração inapropriada da natureza, direitos humanos deixados de lado.

Mas também visa dar sua contribuição de como o individuo “HUMANO” pode mudar o atual roteiro sangrento que o planeta e passa e assim a ter um bom aproveitamento do de seu potencial na construção de uma sociedade mais igualitária nas questões do direito de cada cidadão e da própria natureza para que se tenha um maior desenvolvimento humano.

Palavras chave: Sociedade. Direitos fundamentais. Humano.

Para que possamos ter uma maior abrangência sobre que será discutido, se faz necessário que alguns conceitos sejam levados em conta. Obvio que qualquer pessoa que esteja dentro de um cenário de estudo saberá o que significa cada uma das palavras que mais serão debatidas neste artigo, mas para que se possa entrar a fundo no contexto da pergunta é preciso que se alinhe de forma clara e rápida o protagonismo de cada uma das palavras numa sociedade, seja ela de qualquer natureza.

Crise: Mudança brusca sobre algum aspecto. Toda vez que algo transcorre com normalidade e sem alterações, é tido como estável, já quando uma situação estável incorpora uma mudança significativa de índole negativa, costuma-se dizer que há uma crise.

Humanitário: Substantivo masculino Filantrópico; aquele que busca promover o bem-estar dos indivíduos, da humanidade, buscando incentivar reformas sociais. Adjetivo que se refere ao humanitarismo, crença de que o ser humano deve trabalhar e querer o bem-estar da humanidade.

Crise humanitária: é uma situação de emergência, em que a vida de um grande número de pessoas se encontra ameaçada e na quais recursos extraordinários de ajuda humanitária são necessários para evitar uma catástrofe ou pelo menos limitar as suas consequências.

Sociedade: O conceito de sociedade pressupõe uma convivência e atividade conjunta do homem, ordenada ou organizada conscientemente. Uma sociedade humana é um coletivo de cidadãos de um país, sujeitos à mesma autoridade política, às mesmas leis e normas de conduta, organizados socialmente e governados por entidades que zelam pelo bem-estar desse grupo. Os membros de uma sociedade podem ser de diferentes grupos étnicos. Também podem pertencer a diferentes níveis ou classes sociais. O que caracteriza a sociedade é a partilha de interesses entre os membros e as preocupações mútuas direcionadas a um objetivo comum.

Refugiado: É a pessoa que, temendo ser perseguida por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões politicas, se encontram  fora do país de sua nacionalidade e que não pode, ou em virtude desse temor, valer-se da proteção desse país.

Imigrante: Qualquer pessoa que se muda de um país a outro é considerado imigrante, a não ser que esteja fugindo de guerras ou perseguição. Imigrantes podem estar fugindo da pobreza, ou estar simplesmente buscando por melhores oportunidades. Podem também se mudar para se juntar a seus parentes.

O mundo hoje vive um caos social, ambiental, étnico, religioso e moral ao qual jamais se tinha visto ao longo dos séculos. É verdade que desde que o mundo se entende por mundo se houve crise, melhor, desde que o homem passou a habitar o mundo vive criando sempre uma crise, às vezes pequenas, outras de grandes proporções. Mas hoje nos encontramos uma situação, caótica e devastadora da raça humana, estamos sendo abatidos como animais em filas de abatedouros. Países estão sendo devastados por grupos extremistas que tem uma ideologia doentia de poder sagrado, do qual quem não for igual ou pense conforme suas ideias merecem sem fuzilados e degolados na frente das câmeras para que o mundo entenda sua mensagem. Perdeu-se de vez o respeito pela vida humana, isso não só em países com conflitos civis ou guerra entre fronteiras não, em todo o globo terrestre o que se ver é uma falta enorme de amor ao próximo, onde se mata por uma sandália, por um pedaço de pano, ou simplesmente por uma palavra dita. Do outro lado a natureza faz a sua limpeza que é de seu ciclo natural mudar seu aspecto no ímpeto de chamar a atenção do homem para o que ele anda fazendo com sua casa.

Crise humanitária

Se fossemos parar para classificar ou dar um padrão às crises que ocorrem em cadeia que se considerem humanitário, poderíamos então colocar na seguinte ordem; as mesmas são caracterizadas pela privação de alimentos, abrigo, riscos a saúde, a segurança ou bem estar de uma comunidade ou grande grupo de pessoas em áreas extensas. Teríamos então as crises geradas sempre;

  • Conflitos armados, guerras entre países ou guerras civis;
  • Grandes epidemias que alastram grande parte de uma população;
  • Escassez de alimentos que afeta um enorme fluxo de pessoas, como África como um dos exemplos, decorrentes de secas ou pragas;
  • Desastres naturais, como terremotos, tsunamis, inundações;
  • Desastres da natureza causados pelo próprio homem, exemplo, MARIANA.

Essa seria uma classificação meio que indireta do que nos causa essa enorme crise atual, dando grande destaque aos conflitos armados em países do oriente médio, segundo levantamento da ONU e entidades como CRUZ VERMELHA,MÉDICOS SEM FRONTEIRAS, mais de 33 países vivem hoje em conflitos armados dentro de seu regime onde a maior parte afetada são os civis que ficam entre o fogo cruzado e destacam ainda que mais países podem entrar em conflito a qualquer momento, como caso da Coréia no norte, Ucrânia, Tibet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47 Kb)   pdf (439.6 Kb)   docx (359.6 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com