TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consumo Consciente

Ensaios: Consumo Consciente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  1.554 Palavras (7 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 7

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE NO CONSUMO CONSCIENTE E O DESCARTE DE RESÍDUOS – UMA EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO FORMAL

BORGES, Elaine Araújo 1

OLIVEIRA, Matheus Alves de 2

Resumo

Este é um trabalho de educação ambiental voltado para o consumo consciente e o descarte correto dos resíduos, mostrando a importância de ações locais de preservação ambiental envolvendo os alunos do 6º ano da Escola Municipal Professora Amélia Fernandes Martins em Goiânia – GO. O objetivo deste programa foi sensibilizar os alunos quanto à problemática do consumo desenfreado, colocando em prática a política dos 3 “Rs” (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e formar discentes para atuar na teoria e prática da educação ambiental, além de desenvolver alternativas ecologicamente corretas no descarte dos resíduos. Como suporte na elaboração das propostas, foi feito um diagnóstico com aplicação de questionários aos alunos. Para auxiliar no processo educativo foram feitos cartazes, mural, exibido um filme e ministrada uma palestra. Ao final das atividades, foi possível perceber a facilidade com que os alunos assimilaram novos conhecimentos e suas mudanças de atitudes em relação ao meio ambiente.

Palavras-chave: Educação Ambiental; Consumo Consciente; Descarte de Resíduos.

Introdução

Um dos grandes problemas ambientais na atualidade está voltado para o consumo desenfreado da população e a conseqüente geração de resíduos. Estima-se em cerca de trinta bilhões de toneladas o total de resíduos sólidos anuais gerados pelos seres humanos (COSTA, 2007). Tanto o governo como a sociedade necessitam de mudanças de atitudes para que mudem sua forma de consumo, minimizando os resíduos que são gerados diariamente e alterando a forma de descarte dos mesmos no meio ambiente. Esta necessidade de mudança é discutida por SCARLATO e PONTIN (1994, p.53) que afirmam:

As modernas populações produzem dejetos em tal quantidade que torna impossível para os sistemas naturais decompor esses “refugos” da civilização na velocidade necessária a torná-los inócuos e, assim, não comprometê-las... O lixo talvez seja o principal gênese da poluição ambiental.

1 Acadêmica do Curso de Gestão Ambiental. Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás naninhaaborges@hotmail.com

2 Acadêmico do Curso de Gestão Ambiental. Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás

matheusalves_88@hotmail.com

2

II SEAT – Simpósio de Educação Ambiental e Transdisciplinaridade

UFG / IESA / NUPEAT - Goiânia, maio de 2011.

Uma das formas de se alterar este contexto ocorre através da implementação da política dos “3 Rs” (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), que contribui para a redução da quantidade de resíduos gerados, consumo de energia e da extração de recursos naturais. Para que isso aconteça é necessário que a sociedade colabore e participe da construção de mudanças de atitudes e valores em relação à problemática ambiental. A Educação Ambiental deve ser vista como um processo permanente de aprendizagem que valoriza as diversas formas de conhecimento e forma cidadãos com consciência local e planetária (JACOBI, 2003). Embora a Educação Ambiental sozinha não seja suficiente para resolver os problemas ambientais, é peça fundamental, pois contribui para a conscientização do cidadão quanto ao seu papel na preservação do meio ambiente. Conforme WEID (1997, p.73) temos: A educação tem como papel fundamental à formação de consciências individuais e coletivas. Quando se trata de Educação Ambiental falamos de uma consciência que, sensibilizada com os problemas socioambientais, se volta para uma nova lógica social: a de uma sociedade sustentável, onde a partir de uma compreensão da interdependência dos fenômenos socionaturais, humanidade e natureza se reconciliem e busquem uma forma de vida mais harmônica e compartilhada.

Este artigo aborda o projeto realizado na Escola Municipal Professora Amélia Fernandes Martins em Goiânia – GO, tendo como tema principal a questão do lixo e a educação voltada para o consumo consciente, visando desenvolver em cada aluno uma visão crítica e responsável de seu papel enquanto cidadão e consumidor.

As Figuras 1 e 2 mostram o local de execução desse projeto. Para subsidiar sua realização foi feito um diagnóstico através de uma pesquisa exploratória e descritiva, que contou com o apoio de uma pesquisa bibliográfica e documental, com coleta de dados e um questionário aplicado aos alunos.

Figura 1: Vista aérea da Esc. Mun. Profª Amélia F.. Martins, Goiânia (GO). Fonte: Google imagem (2010).

Figura 2: Espaço interno da Escola. Fonte: Os autores (2010).

3

II SEAT – Simpósio de Educação Ambiental e Transdisciplinaridade

UFG / IESA / NUPEAT - Goiânia, maio de 2011.

O questionário foi feito no dia 12 de março de 2010, com 36 alunos com faixa etária entre 9 e 11 anos do 6º ano do ensino fundamental. Foram feitas, a partir de um formulário, 14 perguntas fechadas. Após análise dos dados, concluiu-se que o descarte de resíduos nesta instituição não está de acordo com os parâmetros de sustentabilidade. Portanto, foram realizadas ações para reverter essa situação, mobilizando os alunos através de atividades educativas visando aproximá-los das questões ambientais que envolvem a temática do lixo, consumo consciente e meio ambiente, dando ênfase na importância da conservação dos recursos naturais, além de permitir o questionamento sobre ações e meio ambiente, apoiados em mudanças de hábitos e atitudes.

Metodologia

Sensibilização

Foi realizada uma palestra com tema: “Meio Ambiente: O que eu tenho a ver com isso?” ministrada pelos pesquisadores como forma de expor a problemática do meio ambiente e despertar o interesse e participação de cada aluno em prol de um mundo melhor. Várias fotos e frases impactantes foram mostradas além de conceitos como a importância de um consumo consciente e a política dos 3 Rs. Ao final da palestra, houve um momento de reflexão onde os alunos tiveram a oportunidade de se posicionar em relação a mudança de atitude quanto ao meio ambiente, dando exemplos do que poderia ser feito para ajudar a natureza. Na figura 3, os alunos estão se organizando para o início da programação.

Figuras 3: Palestra: “Meio Ambiente” Esc. Mun. Profª Amélia F. Martins.

Fonte: Os autores (2010).

4

II SEAT – Simpósio de Educação Ambiental e Transdisciplinaridade

UFG / IESA / NUPEAT - Goiânia, maio de 2011.

Fixação do conteúdo

Os pesquisadores confeccionaram um mural com cartazes sobre os temas abordados. A figura 4 expõe algumas dicas sobre o consumo consciente e, a figura 5, descarte correto de resíduos. Foi um momento ideal para um debate em busca de soluções para os problemas ambientais encontrados.

Figuras 4: Dicas para um consumo consciente Figura 5: Descarte correto do lixo

Fonte: Os autores (2010) Fonte: Os autores (2010)

Mudança de atitude

Nesta etapa, os alunos foram motivados a mudanças de hábitos e ter comprometimento com o meio ambiente. A escolha do filme não foi muito fácil devido a classe ser heterogênea quanto a idade dos alunos (9 a 11 anos) e também por fazer parte desta classe 5 alunos com necessidades especiais. A seleção do filme foi feita pela internet e após algumas horas de trabalho, os pesquisadores escolheram um filme da Rede Novo Tempo – “Lixo é no lixo”. Os alunos constataram a dificuldade de degradação do lixo no meio ambiente e a importância do descarte correto dos resíduos, conforme a figura 6. Foi demonstrado que se cada um contribuir jogando um simples papel de bala no lixo pode-se evitar problemas futuros como, por exemplo, alagamentos.

5

II SEAT – Simpósio de Educação Ambiental e Transdisciplinaridade

UFG / IESA / NUPEAT - Goiânia, maio de 2011.

Figura 6: Filme: “Lixo é no lixo” Esc. Mun. Profª Amélia F. Martins.

Fonte: Os autores (2010).

Avaliação de aprendizagem

Foi aplicado um questionário elaborado pelos pesquisadores, com 4 perguntas fechadas e 2 abertas, abrangendo o que foi trabalhado com os alunos durante as aulas, com o intuito de avaliar o conhecimento adquirido pelos mesmos. As perguntas fechadas foram direcionadas aos assuntos abordados, ou seja, consumo consciente, descarte de resíduos, política dos 3 Rs e responsabilidade ambiental; as perguntas abertas levavam a respostas pessoais, ou seja, cada um fazendo sua parte com mudanças de atitudes na escola e na sociedade.

Educação Ambiental, Meio Ambiente e Escola

As relações de consumo, nos dias de hoje, geram os nossos valores, as nossas preocupações com a sociedade em que vivemos e com meio ambiente. A crescente oferta de produtos e serviços interfere direta ou indiretamente nos hábitos e nas decisões do consumidor e cria, assim, novos valores e necessidades através da mídia, entre outros. O consumidor passou a definir seus valores e necessidades pelo que lhe é "oferecido" e não pelas suas necessidades. O consumo consciente tem como objetivo capacitar os alunos/consumidores para que saibam discernir o que realmente necessitam, ou seja, tenham consciência de seus direitos e responsabilidades.

A escola é um bom lugar para unir teoria e prática. A temática ambiental deve permear todas as disciplinas do currículo, pois é uma necessidade social e uma

6

II SEAT – Simpósio de Educação Ambiental e Transdisciplinaridade

UFG / IESA / NUPEAT - Goiânia, maio de 2011.

determinação legal. O educando, através da teoria e da prática, é preparado para atuar como agente transformador de sua realidade, buscando uma melhor qualidade de vida com um consumo justo, solidário e responsável. A lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, artigo 2º, afirma que: “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal” (BRASIL, 1999)

O trabalho educacional é urgente e necessário para sensibilizar a comunidade e reverter ou estabilizar os danos já causados ao meio ambiente. Grande parte dos desequilíbrios ambientais resulta do desperdício e do uso inadequado dos bens da natureza e através de instituições de ensino podemos mudar nossos hábitos e atitudes, levando à formação de sujeitos ecológicos (FELIX, 2007).

O lixo gerado em nossas casas, bares, lanchonetes, restaurantes, repartições públicas, lojas, supermercados e feiras são chamados de

...

Baixar como  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »