TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consumo consciente de água

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

“Beba água da maneira correta, para beber água sempre”

[pic 1]

A água mineral engarrafada é a bebida cujo consumo é o que mais cresce no mundo. Nada mais simples que comprar uma garrafinha de água em um supermercado, loja de conveniência, bar ou restaurante. Para a maior parte das pessoas, fazer isso é absolutamente inofensivo.  Todos nós fomos acostumados a consumir água engarrafada (e sem culpa).

Mas, vários movimentos que defendem o consumo de água da torneira mostram que os impactos do produto engarrafado no meio ambiente são grandes.

O consumo excessivo de água engarrafada começou quando os consumidores foram induzidos a considerar a qualidade superior desse produto. Uma das primeiras táticas das indústrias de água engarrafada foi assustar as pessoas sobre o consumo da água da torneira, criando campanhas e mais campanhas de marketing tentando fazer crer que a água engarrafada é mais segura e limpa que a água da torneira.


[pic 2]

O que diversas pesquisas e testes afirmam que não é verdade. Pois quase todos os países industrializados (e muitas cidades de países em desenvolvimento, como São Paulo) tem água de torneira limpa e tratada totalmente aptas ao consumo.

[pic 3]

Hoje o Brasil já é o 4º maior mercado de consumo de água engarrafada, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, do México e da China.

No entanto, cada vez mais gente se pergunta se a água mineral e a embalagem em que ela é vendida são seguras ou, ao menos, mais seguras do que a água do filtro ou da torneira e se tal conveniência vale o impacto ambiental.

Você sabe qual a diferença entre uma água mineral engarrafada e a água que sai das torneiras das nossas casas?

Na realidade, é o mesmo produto. Qualquer água possui componentes que vão dar a ela características diferentes, como o cloro ou o flúor. Os dois produtos têm boa qualidade.

A água da torneira é potável e fornecida pelas concessionárias que seguem as normas de qualidade do Ministério da Saúde. O único cuidado que você deve ter é com a limpeza da caixa d’água e dos canos dentro de casa ou no condomínio.

Esta campanha tem a intenção de conscientizar as pessoas sobre o consumo excessivo de água engarrafada e o impacto que esse consumo pode causar ao meio ambiente, pois a água engarrafada tem mais impactos do que a água tratada.
A ideia
de um modo geral é incentivar as pessoas a consumirem a água da torneira ou de filtros convencionais. Evitando assim o aumento da poluição!

Veja abaixo alguns impactos que podem nos fazer refletir sobre o excesso no consumo de água engarrafada:

1 - Enquanto lutamos para reduzir o consumo de combustíveis fósseis, a água engarrafada faz com que ele aumente. As garrafas de PET são feitas de petróleo e, quanto mais garrafas utilizarmos, mais petróleo será necessário para encher, distribuir e produzir novas embalagens.  

[pic 4]

2-  Apesar de serem materiais recicláveis, as garrafas não são recicladas, podendo produzir até 1,5 milhões de toneladas de resíduos por ano. Menos de 20% delas são usadas mais de uma vez. As garrafas restantes são jogadas em praias, ao longo de rodovias e em aterros sanitários, onde podem permanecer por mil anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (451.4 Kb)   docx (315.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com