TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica Meio Ambiente; consumo consciente

Por:   •  22/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 3

 

Disciplina: Didatica

Questão 1

 Disciplina: Ciências

Conteúdo: Meio Ambiente; consumo consciente

  1. Objetivo especifico da área cognitiva:

Pesquisar que tipo de materiais podem ser reciclados

Obs. :Espera se que o aluno tenha conhecimento sobre o que e reciclagem e a diferença entre orgânico e não orgânico, saber identificar o uso desses materiais no cotidiano.

  1. Objetivo especifico da área afetiva:

Qual a importância da reciclagem? Que ações podemos adotar no nosso cotidiano para diminuir degradação do meio ambiente?

Obs.: desenvolver no aluno envolvimento emocional e o compromisso de procurar soluções para os problemas ambientais

  1. A partir dos dados obtidos na pesquisa do objetivo A o professor mostrara aos alunos como criar uma tabela comparativa onde os alunos poderão inserir dados dos materiais como tempo de decomposição no ambiente, grau de poluição, utilização etc. Sempre dando ênfase a importância de reciclagem e sua contribuição para o equilíbrio ecológico e um futuro melhor

Obs.; conteúdos procedimentais orientar os alunos como confeccionar e interpretar tabelas e, interpretar dados e informações.

Questão 2

Estamos vivenciando um novo cenário mundial, o grande avanço tecnológico vem rompendo barreiras, transformando espaços e o modo de como os indivíduos interagem. Em plena era tecnológica a educação também vem se transformando fazendo-se necessária uma atualização constante da parte dos professores.

Não se há necessidade de ser expert em tecnologia mas se deve conhece-la e ser capaz de introduzi-la no planejamento tornando as aulas mais atraentes para os alunos pois esta já faz parte do cotidiano das crianças, cada vez mais cedo elas têm acesso ao tecnológico

Perrenoud(2000) diz que deveríamos estar em “estado de alerta”, “em vigília”, porque assim vamos conseguir acompanhar a evolução tecnológica em que os alunos estão inseridos. Entendendo a linguagem digital usada pelos alunos é possível ajuda-los a serem usuários críticos e seletivos de uma tecnologia.

Nessa nova era transforma –se também o papel do professor como aponta Kenski não mais o detentor do saber mas como um parceiro que o encaminha e orienta. O modo de estudar também mudou a internet proporciona pesquisa nas mais variadas formas e em pouco tempo se tem acesso a várias fontes de consequência se tem a possibilidade de abordar temas de uma forma mais interessante. Essa forma de trabalhar tecnologicamente com auxílios de filmes (TV e DVD), aulas em vídeo, internet facilita a aprendizagem ao mesmo tempo que ajuda o aluno a trabalhar com a independência como nos mostra Pinheiro(1977).

Questão 3

A partir do momento que a turma não tem o habito de trabalhar em grupo são necessários alguns procedimentos como uma discussão circular onde cada um tem um tempo pré determinado para falar sobre o assunto em questão ,é importante que cada um tenha a disposição o mesmo tempo para emitir sua opinião, deve se respeitar com silencio enquanto o outro fala; o grupo de verbalização e ,o grupo de observação onde se divide a turma em dois grupos, o grupo de dentro que fala, debate o assunto proposto e o grupo de fora que observa depois emite sua opinião ,sendo que pode ser feita a troca dos grupos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com