TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Internacional

Dissertações: Contabilidade Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  6.207 Palavras (25 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 25

RESUMO

A globalização trouxe consigo, a necessidade de haver um conjunto de normas contábeis internacionais que viabilizem a comparação de informações entre companhias de um mesmo grupo ou de grupos distintos. As Normas Internacionais de Contabilidade, atualmente conhecidas como IFRS (International Financial Reporting Standard), são um conjunto de pronunciamentos de contabilidade internacionais publicados pelo IASB (International Accounting Standards Board). Essas normas foram adotadas pelos países da União Europeia, a partir de 31 de dezembro de 2005, com o objetivo de harmonizar as demonstrações financeiras consolidadas publicadas pelas empresas abertas europeias. A iniciativa foi internacionalmente acolhida pela comunidade financeira. Atualmente, numerosos países tem projetos oficiais de convergência das normas contábeis locais para as normas IFRS, inclusive o Brasil.

1. INTRODUÇÃO

Houve época em que a Contabilidade de cada país tinha uma configuração especifica, hoje as economias estão interligadas e a contabilidade que é umas das ciências mais internacionacionalizadas, requer padrões uniformes e regras harmonizadas entre os diversos países. O mundo vem assistindo a uma continuada revolução econômica-financeira-contábil, especialmente através do incessante surgimento de novos conceitos, instrumentos e produtos. A abertura do mercado internacional e consequente criação de empresas transnacionais no mundo globalizado faz com que o futuro solicite um mundo que tenha normas globais de encontro com o interesse da comunidade empresarial. As informações contábeis somente serão uteis para os usuários da contabilidade, se elas auxiliarem a adoção das melhores decisões econômicas e financeiras. Interpretações diferentes dos mesmos eventos e transações levam á falta de comparabilidade das demonstrações contábeis, o que pode fazer com que a informação contábil perca credibilidade no cenário mundial.

O processo de profundas alterações que o nosso país atravessa, como resultado de fatores históricos internos e de uma opção clara no sentido da sua integração num espaço mais amplo, sofisticado, desenvolvido e competitivo, conduziu os nossos gestores á necessidade de, rapidamente, se adaptarem ás estruturas internas das suas empresas e a aperfeiçoarem os seus métodos de gestão global.

Os profissionais da Contabilidade almejam por harmonizar as normas contábeis para que efetivamente possa atingir um grau satisfatório de confiabilidade junto ao público externo, dando maior transparência e segurança às informações contábeis. Sabemos que existem diversas barreiras que deverão ser superadas pelos estudiosos da contabilidade, como a da linguagem e da moeda, aliada as diferenças existentes entre os princípios contábeis adotados em cada país, sem falar na questão tributaria, mas a pressão ocasionada por diversos fatores, inclusive da sociedade, por uma informação mais ampla e precisa, faz com que os profissionais se preocupem em identificar, de forma prática e objetiva, os princípios que rege Ciência Contábil, bem como de fixar normas e regras para sua aplicação.

A contabilidade internacional baseada nos moldes descritos a seguir, busca uma padronização para todos os países da ONU.

Os princípios e regras de Contabilidade Internacional são detalhados nos pronunciamentos IAS, IFRS, SIC e IFRIC, que foram publicados pelo IASB (International Accounting standards Board). As normas internacionais de contabilidade IAS / IFRS são publicadas em inglês que é a única versão oficial. A União Europeia realizou uma tradução livre para o português assim como para outros idiomas (Francês, Espanhol, Alemão etc.). Porém as traduções não são versões oficiais. O IASB e o IFRS estão em busca de uma convergência internacional com o FASB. Em 18 de setembro de 2002, em Norwalk (Connecticut), FASB e IASB se reuniram e divulgaram um "Memorando de Entendimento (Memorandum of Understanding)".

Siglas inglesas importantes:

* IASC (International Accounting Standards Committee);

* IASB (International Accounting standards Board);

* IAS (International Accounting Standard);

* SIC (Standing Interpretations Committee);

* IFRS (International Financial Reporting Standard);

* IFRIC (International Financial Reporting Interpretations Committee).

2 – ADERÊNCIA ÀS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE PELAS EMPRESAS BRSILEIRAS

2.1 Os desafios do Contador diante a Contabilidade Internacional

Na área contábil, o avanço das inovações tecnológicas pode ser facilmente percebido pelas grandes influências que provocou na profissão contábil, pois o profissional da contabilidade precisa estar atento às novas ferramentas utilizadas, passando por constante reciclagem para não ficar alienado do mercado de trabalho. o contador deve superar vários desafios, dentre eles buscar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que permitam atender às necessidades dos diversos usuários da informação contábil, dentro de um contexto globalizado. O profissional contábil precisa ser visto como um comunicador de informações essenciais à tomada de decisões, pois a habilidade em avaliar fatos passados, perceber os presentes e predizer eventos futuros pode ser compreendido como fator preponderante ao sucesso empresarial. O novo perfil do contador moderno é de um profissional que precisa acumular conhecimentos, ou seja, que tenha consciência de que a maior remuneração exige qualidade de trabalho e para conseguir tal conhecimento necessita de estudo, com aplicação, tem que ser tecnicamente inteligentes e ter capacidade criativa; ter alta integridade, e ter iniciativa; ter coragem, ética, visão de futuro, habilidade de negociação, agilidade, segurança para resolver os problemas que surgem, capacidade de aprender a lidar com mudanças, ideias de melhoria, flexibilidade, capacidade de inovar e criar, sobretudo na sua área de atuação, interagir e estudar as realidades políticas, sociais e financeiras, saber orientar as empresas para o melhor caminho de forma que elas sobrevivam aos fortes abalos gerados pela globalização da economia, o poder de manipular conhecimentos é o ponto chave das grandes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com