TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Internacional

Ensaios: Contabilidade Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  4.167 Visualizações

Página 1 de 2

CONTABILIDADE INTERNACIONAL

1) Qual a diferença entre sociedades anônimas de capital aberto e fechado?

Na S/A de capital aberto há a obrigatoriedade de que suas demonstrações contábeis sejam auditadas por auditores independentes.

2) Quando teve início a atividade de auditoria independente no Brasil? Cite 2 razões pelas quais uma empresa contratava seus serviços mesmo quando não obrigatório.

A auditoria independente teve início na década de 70. Mesmo quando não obrigatório, uma empresa pode contratar o serviço de auditores independentes para atender exigências estatutárias e para obtenção de crédito junto à instituições financeiras.

3) Quais foram os 3 principais fatos que marcaram a evolução e o desenvolvimento da contabilidade na década de 70?

1. obrigatoriedade de auditoria externa para Cias de capital aberto;

2. padronização, pelo Banco Central, das demonstrações contábeis da Cias de capital aberto;

3. influência da escola norte-americana de contabilidade na promulgação da Lei nº 6404/76.

4) A influência da escola norte-americana é bastante visível na lei nº 6404/76, exceto o reconhecimento dos efeitos inflacionários (não existentes nos EUA). Quando e por quem foi implementada a obrigatoriedade de divulgar demonstrações contábeis completamente em moeda de poder aquisitivo constante?

Em 1987, a CVM editou a Instrução 64, determinando a elaboração de demonstrações contábeis complementares em moeda de poder aquisitivo constante para Cias de capital aberto.

5) No que consiste o rodízio de auditores? Quais as razões para sua adoção?

A cada 5 anos, Cias de capital aberto e Instituições Financeiras devem fazer um rodízio dos auditores independentes, sendo que a recontratação só deverá ocorrer após decorridos 3 exercícios sociais, com o objetivo de não comprometer a imagem de credibilidade quanto à sua independência.

6) Qual o objetivo do CFC criar o grupo de trabalho voltado para desenvolver normas brasileiras de contabilidade? Possuem autoridade substantiva ou não?

O objetivo é o de harmonizar normas contábeis no âmbito nacional. Ainda não possuem autoridade substantiva, por isso as empresas ainda não são obrigadas a adotar a Normas Brasileiras de Contabilidade.

7) Quem edita as Normas Contábeis no Brasil?

Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e IBRACON

8) Quais foram as 2 legislações básicas com reflexos na contabilidade e auditoria, implementadas no início da década de 60? Comente brevemente cada uma.

Lei da Reforma Bancária (Lei nº 4595/64): Criou-se o CMN e o BC e foram estabelecidas regras para funcionamento de instituições financeiras. Encontra-se ainda em vigor, aguardando a regulamentação do art.192 da Constituição Federal.

Lei do Mercado de Capitais (Lei nº 4728/65): Criou regras para estruturação de um sistema de investimentos destinado a fortalecer o mercado acionário. Decreto-lei no 157/67 – poupança popular para incentivar a aplicação em ações, foi a primeira tentativa do Governo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com