TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contratos Obrigações Direito Civil

Trabalho Universitário: Contratos Obrigações Direito Civil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  9.704 Palavras (39 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 39

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

PARTE ESPECIAL – CONTRATOS

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

1 CONCEITO

Acordo de vontades que tem por fim criar, modificar ou extinguir direitos. (BEVILAQUA)

2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA

A palavra contractus significa unir, contrair.

No direito romano era utilizada também as palavras convenção (conventio), provém de cum venire, vir junto. E pacto provém de pacis si, estar de acordo.

O contrato, a convenção e o pacto foram conhecidos do direito romano.

No Direito romano primitivo, os contratos, como todos os atos jurídicos, tinham caráter rigoroso e sacramental.

Na época da lei das XII Tábuas, a intenção das partes estava materializada nas palavras corretamente pronunciadas.

No direito romano, convenção e pacto eram conceitos equivalentes e significavam acordo de duas ou mais vontades. Essa noção, que vem do direito clássico, atinge a época de Justiniano.

Não conhecia, portanto, o Direito Romano uma categoria geral de contrato, mas somente alguns contratos em particular.

O conceito moderno de contrato, formou-se em conseqüência da confluência de diversas correntes de pensamento, dentre as quais: a) a dos canonistas; b) da escola do direito natural.

a) Canonistas – contribuíram com o consenso e com a à fé jurada. A estimação do consenso leva a idéia de que a obrigação deve nascer de um ato de vontade e quem para criá-lo, é suficiente a sua declaração. A respeito da palavra dada e o dever de veracidade justificam, de outra parte, a necessidade de cumprir as obrigações pactuadas , fosse qual fosse a forma do pacto, tornando necessária a adoção de regras jurídicas que assegurassem a força obrigatória dos contratos, mesmo os nascidos dos simples consentimento dos contratantes.

b) Escola do Direito Natural – racionalistas e individualistas, influenciaram na formação histórica do conceito moderno de contrato ao defender a concepção moderna de que o fundamento racional do nascimento das obrigações se encontra na vontade livre dos contratantes. Desse juízo , inferiram seus pregoeiros o principio de que o consentimento basta para obrigar.

A moderna concepção do contrato como acordo de vontades por meio do qual as pessoas formam um vinculo jurídico a que se prendem se esclarece à luz da ideologia individualista dominante na época de sua cristalização e do processo econômico de consolidação do regime capitalista de produção.

O processo econômico caracterizado pelo desenvolvimento das forças produtivas exigia a generalização das relações de troca determinando o esforço de abstração que levou à construção da figura do negócio jurídico como gênero de que o contrato é a principal espécie.

2.1 O contrato no Direito Contemporâneo

Diversas causas concorreram para a modificação da noção de contrato:

a) a insatisfação da população pelo desequilíbrio, entre as partes nos contratos de trabalho, que era atribuído a igualdade formal;

b) modificação na técnica de vinculação por meio de uma relação jurídica;

c) a intromissão do Estado na vida econômica.

3 FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO

Tem por escopo promover a realização de uma justiça comutativa, aplainando as desigualdades entre os contratantes. O art. 421 do CC subordina a liberdade contratual à sua função social, com prevalência dos princípios condizentes com a ordem publica.

4 REQUISITOS DOS CONTRATOS

São de 02 (duas) espécies:

a) DE ORDEM GERAL – comum a todos os atos e negócios jurídicos:

- Capacidade do agente – é o primeiro requisito (condição subjetiva). Ele pode ser nulo ou anulável, se a incapacidade não for suprida.

- Objeto lícito, possível, determinado ou determinável – o objeto do contrato há de ser lícito, ou seja, não atentar contra a lei, a moral e os bons costumes (condição objetiva).

Pactos Sucessórios – não pode ser objeto de contrato herança de pessoa viva, dispõe o art. 426 do CC, afastando a sucessão contratual. O nosso CC, só admite duas formas de sucessão causa mortis: a legítima e a testamentária.

Exceção a norma do art. 426 do CC – partilha entre vivos permitida no art. 2018 do CC.

- Forma prescrita ou não defesa em lei – em regra a forma é livre. As partes podem celebrar o contrato por escrito, publico ou particular, ou verbalmente, a não ser nos casos em que a lei, para dar maior segurança e seriedade aos negócios, exige a forma escrita ou particular (art. 107). Em alguns casos a lei reclama também a publicidade, mediante o sistema de Registros Públicos (art. 221, CC).

b) DE ORDEM ESPECIAL – próprio dos contratos:

- Consentimento recíproco ou acordo de vontades – deve ser livre e espontâneo, sob pena de ter sua validade afetada pelo vícios ou defeitos do negócio jurídico: erro, dolo, coação, estado de perigo e fraude. A manifestação nos contratos pode ser tácita, quando a lei não exigir que seja expressa (art. 111 d CC).

5 PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO CONTRATUAL

Os mais importantes princípios do direito contratual são:

a) PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DA VONTADE – significa ampla liberdade de contratar. As partes têm a faculdade de celebrar contratos, sem qualquer interferência do Estado. Tal princípio teve seu apogeu após a Revolução Francesa, com a predominância do individualismo e a pregação com a liberdade em todos os campos, inclusive o contratual. Como a vontade manifestada deve ser respeitada, a avença faz lei entre as partes, assegurando a qualquer delas o direito de exigir o seu cumprimento.

b) PRINCIPIO DA SUPREMACIA DA ORDEM PÚBLICA – limita a autonomia da vontade, dando prevalência ao interesse público.

Esse principio resultou da constatação, feita no início do século passado em face da crescente industrialização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com